O hospital A.C. Camargo, considerado uma referência no tratamento do câncer, comunicou, na última quinta-feira (18), a medida para realizar um novo contrato com o intuito de continuar os atendimentos de alta complexidade de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a unidade irá atender às necessidades específicas do município de São Paulo.
A prefeitura e o Governo do Estado da região divulgaram a informação. De acordo com o hospital, o contrato em vigência tem o prazo do dia 8 de dezembro deste ano. Anteriormente, na última segunda-feira (15), o hospital publicou que encerraria as atividades relacionadas aos pacientes do SUS a partir do último mês de 2022.
Na oportunidade, a unidade de saúde chegou a justificar, por meio de nota oficial, que o convênio da instituição com a prefeitura de SP seria extinto. Uma outra razão é a defasagem da tabela do SUS, a qual ameaçava o desenvolvimento da instituição, segundo o A.C. Camargo. A nota ainda reforçou que grande parte dos pacientes já haviam finalizado o tratamento oncológico no hospital e estavam apenas em acompanhamento clínico.
“A instituição esclarece que não está em discussão deixar de fazer o bem público, mas o modo de fazer, com quais parceiros e em que localidade”, relatou o A.C.