Especialista em roubo de sanfonas, um ladrão agiu em mais de 30 cidades diferentes no estado de Minas Gerais. Após colecionar os instrumentos, levados de dezenas de vítimas, sobretudo idosas, o homem foi preso há mais de duas semanas. Mais de 60 objetos roubados por Célio Rodrigues de Menezes.
Chamado de “Zé do Queijo”, o indivíduo pegava emprestadas as sanfonas, após criar amizades com as vítimas, e não as devolvia. Ele também utilizava da violência e da ameaças quando questionado pelas pessoas. A coleção de crimes envolveu o período de sete anos.
Segundo informações divulgadas pelo portal g1, a estratégia do suspeito era se passar por um músico que necessitava de um sanfoneiro para tocar em uma festa local. Com nomes e referências conhecidas de cada localidade, ele adquiria a confiança das vítimas. Todavia, o esquema foi por água abaixo quando a filha de uma das vítimas notou a sanfona do pai em um anúncio para venda em uma rede social.
Depois do instrumento recuperado, a polícia acreditou que os instrumentos roubados por “Zé do Queijo” tinham como destino o estado do Rio de Janeiro. Na localidade, o receptador revendia ou desmontava as sanfonas para aproveitar as peças antigas. A quantia da venda girava em torno de R$ 7 a 8 mil.