notíciasCidade
Escovação incorreta ameaça saúde bucal
23/03/2015
1:16 PM
/
Ruana Britto
/
Atualizado em 23/03/2015 1:16 pm
Doenças como cárie e gengivite são provenientes da má escovação. Segundo especialistas, a higiene noturna é a principal. Ela ajuda a remover a placa das superfícies interiores, exteriores e da mastigação dos dentes.
De acordo com o diretor e cirurgião da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Artur Cerri, existem erros comuns ao cuidar dos dentes. Ele explicou que não há um tempo estipulado para a escovação, mas não pode durar menos que dois minutos. “As pessoas ficariam surpresas ao saber quanto um minuto a mais pode fazer pela saúde bucal,” afirmou.
O cirurgião alertou que não existe necessidade em apoiar força ao escovar. “Esse procedimento acaba gastando o esmalte que tem a função de proteger. A forma correta são movimentos suaves em formato de círculos,” concluiu.
Especialista em gestão de saúde, Ana Carolina Martinez explicou que a quantidade de creme dental é o equivalente ao tamanho de uma ervilha. “O flúor [substância encontrada no creme] não atua na língua. Ele é específico para o esmalte do dente. A língua deve ser lavada com a escova.”
Quanto ao uso do fio dental Martinez indica que seja realizado antes da escovação.