O ano era 1992 quando um atacante, chamado Alex Alves, passaria a virar um fenômeno dentro do Vitória. A conquista do vice-campeonato do Brasileirão do ano seguinte o consolidou como uma das grandes peças do Leão da Barra. Apesar do modelo de jogo extrovertido dentro das quatro linhas, o ex-atleta de clubes como Palmeiras e Hertha Berlim, da Alemanha, viveu um pesadelo durante a carreira, de acordo com informações divulgadas pelo portal UOL.
Durante anos, Alex conviveu com uma problemática que impactava negativamente no funcionamento da medula óssea. Como precisava sustentar a família, o ex-atacante do Rubro-Negro Baiano lutou até quando conseguiu: no dia 14 de novembro de 2012. Aos 37 anos, o diferenciado esportista teve complicações pós-cirúrgicas e morreu no hospital de Jaú, situado no interior do estado de São Paulo.
Com um cartel avançado no futebol nacional, Alex Alves conquistou o Campeonato Brasileiro em 1994, com a camisa do Verdão. Antes de ‘partir’, o ex-atacante enfrentou a separação, após voltar do clube alemão para o Atlético Mineiro, por causa das brigas constantes em função da falta de pagamento do salário.