23.6 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Einternacional

VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL



 

  • Create an account

  • Forgot your username?

  • Forgot your password?

or

or





Economia


Grid
List


A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou em entrevista à Associated Press que o relacionamento entre Israel e os americanos pode resistir à “fraqueza” do presidente Donald Trump e do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O israelense abalou as normas diplomáticas nesta semana ao impedir que dois membros do Congresso americano visitassem Israel.
“Temos um relacionamento profundo e de longa data com Israel que pode resistir a Donald Trump …


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que tem jantar nesta noite de sexta-feira com Tim Cook, executivo-chefe da Apple. “Eles gastarão grandes somas de dinheiro nos EUA. Ótimo!”, afirmou no Twitter.
Em outra mensagem, Trump informou que havia realizado mais cedo uma reunião sobre o Afeganistão. Segundo ele, há muitos contrários atualmente ao conflito de 19 anos naquele país, enquanto o presidente disse buscar um acordo sobre o tema, “se possível”.

Coreia do Norte diz ter realizado novo teste, sem especificar arma

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou mais um teste com uma nova arma não especificada, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês). Esta é a sexta rodada de testes militares norte-coreanos desde julho.
O Exército da Coreia do Sul confirmou a informação, relatando que dois projéteis foram lançados a partir da costa leste da Coreia do Norte, que voaram cerca de 230 quilômetros e caíram no oceano entre a península coreana e o Japão.

EUA dizem ter permissão para apreender petroleiro iraniano libertado em Gibraltar

A Procuradoria-Geral dos Estados Unidos disse ter um mandado para apreender o petroleiro iraniano Grace 1, que foi libertado ontem em Gibraltar, além da carga de 2,1 milhões de toneladas de petróleo iraniano a bordo e mais US$ 995 mil.
Os americanos alegam que a Guarda Revolucionária do Irã engendrou um esquema ilegal para acessar o sistema financeiro dos EUA e enviar petróleo à Síria. Documentos legais indicam que o Grace 1 realizava viagens falsas e contava com uma rede de companhias …

Corpo de jovem venezuelano é encontrado decapitado em Boa Vista

O corpo de um jovem venezuelano foi encontrado decapitado em Boa Vista (RR), em um terreno baldio próximo a um abrigo para imigrantes. A vítima também estava sem o braço esquerdo e com uma algema no braço direito, além de ter as pernas amarradas por uma lona.
O corpo foi encontrado na manhã desta sexta-feira, 16, na Avenida General Sampaio, bairro Treze de Setembro, por agentes da Força Nacional. O local é conhecido por abrigar muitos venezuelanos que se instalam nas proximidades do a …

Argentina não tem plano B ao Mercosul, diz cientista político

O cientista político Guillermo Rodríguez Conte argumenta que seria muito difícil para a Argentina fechar as portas ao mundo no comércio, em um eventual governo do oposicionista Alberto Fernández. “A Argentina não tem plano B ao Mercosul”, afirmou o analista, consultor na Prospectiva Consulting e professor em Buenos Aires. “O Brasil é grande, pode fazer um show sozinho, mas a Argentina não”, complementou. O assunto veio à tona nesta semana, após o ministro da Economia brasileiro, Paulo …

Trump quer que EUA comprem a Groenlândia da Dinamarca

O presidente americano, Donald Trump, consultou seus assessores sobre a possibilidade de os Estados Unidos comprarem a Groenlândia, segundo o Wall Street Journal.
Trump expressou interesse no vasto território autônomo dinamarquês – coberto principalmente por gelo -, perguntando a seus conselheiros se é possível que os Estados Unidos o adquiram, disse o jornal na quinta-feira, citando pessoas que conhecem as discussões.
O presidente tem curiosidade sobre os recursos naturais e a relevâ …

Israel autoriza visita de deputada americana à Cisjordânia, mas ela desiste

O governo de Israel decidiu autorizar a visita da deputada americana Rashida Tlaib, do Partido Democrata, ao país nesta sexta-feira, 16, depois de negá-la um dia antes. A parlamentar, de origem palestina, no entanto, decidiu desistir da viagem mesmo com a permissão.
Israel vetou a entrada no país de Tlaib e de outra congressista americana, Ilhan Omar, em consequência de seu apoio à campanha de boicote ao país e após um pedido do presidente americano, Donald Trump.
Nesta sexta, no ent …

Hong Kong não será repetição de Praça da Paz Celestial, diz jornal chinês

Um jornal da China fez nesta sexta-feira, 16, uma rara referência à repressão na Praça da Paz Celestial (Tiananmen), um tabu no país, para afirmar que uma intervenção armada em Hong Kong não repetirá o massacre de junho de 1989 contra manifestantes civis em Pequim.
“Pequim não decidiu intervir pela força para acabar com os distúrbios em Hong Kong, mas esta opção – evidentemente – está disponível”, destaca o editorial do jornal em língua inglesa Global Times. Mas mesmo que o go …

Argentinos criticam falta de ‘respostas ao povo’ dos candidatos à presidência

O centro de Buenos Aires foi tomado ontem por milhares de manifestantes que protestaram em razão da instabilidade econômica na Argentina. Desde segunda-feira, o país tem uma forte desvalorização do peso, que ameaça piorar a crise em vigor desde abril de 2018.
A coordenadora do movimento Barrios de Pie, uma das organizações sociais que convocaram a manifestação com partidos de esquerda, Silvia Saravia, considerou “grave” que o governo de Mauricio Macri e a campanha do peronista Albert …

Islamabad denuncia mortes na Caxemira

O Paquistão disse na quinta-feira, 15, que três de seus soldados e cinco militares indianos morreram em uma troca de tiros na fronteira da disputada região da Caxemira. No entanto, a Índia negou a informação e acusou o Paquistão de violar um cessar-fogo entre os dois países.
A tensão entre as duas potências nucleares aumentou após a Índia revogar o status especial de sua parte da Caxemira, de maioria muçulmana, enfurecendo o Paquistão. Os dois já travaram duas guerras por causa …

Petição quer ‘Avenida Obama’ em Nova York

Uma petição online pedindo que o trecho da Quinta Avenida em Nova York, onde está a Trump Tower, receba o nome Avenida Presidente Barack Obama já recebeu 137 mil assinaturas. O argumento dos defensores é o de que Obama, antecessor de Donald Trump, “salvou os EUA da recessão, cumpriu dois mandatos sem escândalo e abateu Osama bin Laden”. O pedido não deve ter êxito. (Com agências internacionais)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice

Índice