Onix 2015 teve um desempenho favorável nas vendas de seminovos no mercado nacional (Foto: Divulgação)

Economia

O valor de mercado do Chevrolet Onix ano 2015 permaneceu quase que estável no último ano no Brasil. Segundo levantamento da plataforma AutoAvaliar, o modelo da General Motors teve uma desvalorização de 0,09% entre 2016 e 2017, período em que foi negociado no País a um preço médio de R$ 35 mil.

O Fiat Uno Vivace 2015 e o Renault Sandero 2012 tiveram variação de desvalorização do preço de 0,12% e 0,31%, respectivamente.

“O fato de um veículo seminovo praticamente não se desvalorizar de um ano para outro deixa o consumidor mais confortável para comprar um automóvel usado”, explicou J.R. Caporal, presidente da AutoAvaliar.

O comércio eletrônico de seminovos no Brasil movimentou cerca de R$ 20 bilhões em 2017. De janeiro até dezembro do ano passado, foram vendidos cerca de 96 mil veículos no pregão on-line da empresa, uma venda a cada cinco minutos.

Dez veículos seminovos que menos perderam valor de mercado entre 2016 e 2017

MARCA......................................... MODELO..................................... ANO............................... PERCENTUAL

CHEVROLET...................................... ONIX........................................ 2016............................................0,09%

FIAT............................................ UNO VIVACE.................................. 2015............................................ 0,12%

REANULT...................................... SANDERO.................................... 2012........................................... 0,31%

VOLKSVAGEN................................ VOYAGE..................................... 2014........................................... 0,43%

PEUGEOT........................................... 206......................................... 2008............................................ 1,86%

FIAT.................................................. TORO....................................... 2016............................................ 0,21%

FORD................................................... KA.......................................... 2016............................................ 0,63%

HYUNDAI....................................... TUCSON..................................... 2016............................................ 0,34%

FIAT................................................ STRADA..................................... 2011............................................ 1,27%

VOLKSVAGEN....................................GOL.........................................2011..............................................2,57%

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Motor 2.0 TFSI desenvolve 190 cv de potência (Foto: Divulgação)

Autos e Afins

A Audi lança no Brasil uma série especial para o A4 nas carrocerias Sedan e Avant, chamada Limited Edition. Baseada na versão ambiente, o modelo recebe uma série de equipamentos e design diferenciado por um preço atrativo: R$ 210.990 para o A4 Sedan Limited Edition e R$ 217.990 para o A4 Avant Limited Edition.

As novidades para as duas versões incluem kit esportivo S Line, que traz saias laterais, entradas de ar mais largas, soleira iluminada, emblemas S Line nos para-lamas e difusor esportivo, acabamento externo na cor preto brilhante, rodas de 18” com design exclusivo, spoiler traseiro, faróis Full LED – que incluem LED diurno, setas dinâmicas e lanternas de LEDs – e teto solar elétrico, sendo panorâmico na Avant.

Esse pacote é acrescentado a uma lista já bem recheada de equipamentos da versão ambiente, com destaque para o painel digital Audi virtual cockpit, volante multifuncional com câmbio borboleta (shift paddles, em inglês), controle de cruzeiro, bancos esportivos de couro, smartphone interface, sistema Audi Drive Select, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré e banco do motorista com ajuste elétrico.

Audi A4

Disponível para as categorias Sedan e Avant, modelo recebe pacota de equipamento e design (Foto: Divulgação)

O A4 é equipado com motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, que desenvolve 190 CV de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 RPM. Esses dados resultam em um ótimo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos (Sedan) e 7,5 segundos (Avant) e velocidade máxima de 240 km/h (Sedan) e 238 km/h (Avant).

A eficiência do 2.0 TFSI é resultado de um método de combustão inovador. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e dupla injeção de combustível. Com um estilo de condução moderado, é possível experimentar as vantagens econômicas de um motor pequeno, mas sem desvantagens de uma tocada mais esportiva.

O A4 Limited Edition já está disponível em todas as concessionárias Audi do País. As cores disponíveis são preto brilhante, cinza Manhattan e branco geleira. Serão oferecidas 300 unidades da série especial, sendo 200 A4 Sedan e 100 A4 Avant.

Especificações técnicas

Motor: 2.0 TFSI

Cilindros/cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³

Potência: 190 CV entre 4.200 e 6.000 RPM

Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 RPM

Tração: dianteira

Transmissão: S tronic, 7 velocidades

Peso: 1.405 kg (Sedan)/1.460 kg (Avant)

Comprimento: 4.726 mm (Sedan)/4.725 mm (Avant)

Largura: 1.842 mm

Altura: 1.427 mm (Sedan)/1.434 mm (Avant)

Distância entre-eixos: 2.820 mm

Tanque de combustível: 54 l

Porta-malas: 480 l (Sedan)/505 l (Avant)

Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s (Sedan)/7,5 s (Avant)

Velocidade máxima: 240 km/h (Sedan)/238 km/h (Avant)

Fiest ST 2018, que é a 3º geração do modelo, possui um sistema que melhora o desempenho nas curvas (Foto: Divulgação)

Opinião

O novo Fiesta ST vai ser lançado no mercado europeu no segundo trimestre deste ano. A Ford revelou detalhes do modelo, que conta com tecnologias sofisticadas voltadas ao desempenho e prazer de dirigir.

Além de suspensão traseira com molas de força vetorial, inovação patenteada pela Ford, o hatch oferece diferencial de escorregamento limitado e controle de arrancada como opcionais.

Com novo motor EcoBoost 1.5 de três cilindros, de 200 CV, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega à máxima de 232 km/h. Ele usa uma tecnologia de desativação de cilindros para reduzir o consumo e as emissões e conta com válvula de escapamento ativa para amplificar o ronco do motor.

Os três modos de direção – normal, esporte e pista – dão flexibilidade ao veículo, fazendo o melhor ajuste do motor, da direção e dos controles de estabilidade, tração e torque vetorial para cada condição de uso.

O novo Fiesta ST tem também tecnologias de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção na faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, além de central multimídia Sync 3 com tela de 6,5 ou 8 polegadas e som premium B&O Play. Seu design renovado inclui rodas de 17 ou 18 polegadas, bancos esportivos Recaro e volante de base reta.

“Os fãs de hatches esportivos esperam grandes coisas desse compacto. Nós aplicamos no novo Fiesta ST o que aprendemos com os recentes modelos da Ford Performance, incluindo o Focus RS e o Ford GT, para ser a referência em prazer de dirigir no segmento”, diz Leo Roeks, diretor da Ford Performance na Europa.

O Fiesta ST de terceira geração é o primeiro a oferecer o escorregamento limitado Quaife, que aumenta o controle em curvas, limitando a distribuição de torque para a roda que tiver a tração reduzida. Ele atua junto com o controle de torque vetorial, que reduz o subesterço aplicando os freios na roda dianteira interna em curvas.

NovoFiestaST 2 dIVULGAÇÃO

(Carro vai ser lançado no segundo semestre Foto: Divulgação)

Mustang chega para pré-venda (Foto: Divulgação)

Opinião

O primeiro lote comercial do Mustang chegou ao Brasil com unidades destinadas aos clientes que adquiriram o veículo no programa de pré-venda. O desembarque aconteceu no terminal portuário privativo da Ford no Canal de Cotegipe, na Bahia, responsável pelas operações logísticas da empresa no País.

Após os trâmites legais de desembaraço aduaneiro, os carros foram para os distribuidores Ford, onde serão feitas as preparações de entrega para os clientes a partir do final de março. Produzido na avançada fábrica de Flat Rock, no Estado de Michigan, nos Estados Unidos, para todos os mercados globais, o Mustang está sendo trazido oficialmente ao Brasil pela primeira vez em seus mais de 50 anos.

Oferecido na versão topo de linha GT Premium, o novo Mustang faz jus à fama de alto desempenho e inovação. É equipado com motor V8 5.0 de 466 CV, nova transmissão automática de dez velocidades e pacote de alta performance. Para atender o estilo de cada comprador, conta com 11 opções de cores: branco Ártico, preto Astúrias, vermelho Arizona, cinza Moscou, azul Creta, azul Belize, prata Dublin, vermelho Vermont, amarelo Silverstone, laranja Daytona e vermelho Bucareste.

Mustang Porto 1

Guardando expectativas, linha chega no nordeste (Foto: Divulgação)

Liderança na linha top desde dezembro

Desde o início da pré-venda, em dezembro, o Mustang lidera com folga o segmento de veículos esportivos e esportivos premium no Brasil, com mais de 200 unidades comercializadas até fevereiro. O programa, feito por meio do site www.mustangford.com.br, continua aberto até o final de março. Como presente especial para marcar a iniciativa, os primeiros compradores do Mustang também estão recebendo da Ford um capacete exclusivo assinado pelo lendário piloto Dan Gurney, da Nascar e da Indy.

Modelos serão visto pelas ruas em breve

“Este é um lançamento histórico, que faz valer a pena espera para ter o Mustang no Brasil. Em breve, será possível ver os primeiros exemplares nas ruas, mudando a paisagem com seu espírito de liberdade e emoção”, afirmou Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.

Inovador - Design de caráter esportiva e personalidade própria, sem abrir mão de amplo espaço interno (Foto: Divulgação)

Opinião

Arrojado, moderno, espaçoso, refinado e inovador. Estas foram algumas das expressões utilizadas para definir o novo Fiat Cronos pelas primeiras pessoas que conheceram o modelo de perto durante as clínicas com compradores de sedãs compactos, realizada recentemente pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Esses adjetivos foram concedidos ao Fiat Cronos com justiça. A começar pelo design das linhas dinâmicas que percorrem e unificam os elementos da carroceria. A dianteira se destaca por traços fortes, com aspecto musculoso, e capô alongado, estilo típico de modelos esportivos. Essa característica é reforçada pelos faróis, que invadem as laterais com uma assinatura em LED, e é complementada pela grade com elemento central cromado, que demonstra o refinamento do sedã.

As laterais revelam uma superfície vigorosa que se conecta harmonicamente à traseira alta e ampla, com lanternas em LED e desenho angulado. A tampa abriga um dos maiores porta-malas da categoria, com 525 litros de capacidade.

O design do Fiat Cronos é envolvente, estimulante, moderno e cheio de personalidade. O Cronos traduz um novo tempo para o desenho dos sedãs no mercado brasileiro. O estilo arrojado aliado à sofisticação se reflete no interior, com espaço e modernidade. O olhar é atraído para o sistema multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas, em estilo flutuante como um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série em quatro das cinco versões, permitindo acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado a partir do volante multifuncional.

Este, porém, é apenas o abre-alas do pacote tecnológico que abraça o novo Fiat Cronos. A lista é grande, mas pode-se destacar o iTPMS – sensor de pressão dos pneus, outro item de série em todas as versões –, o quadro de instrumentos com display digital de sete polegadas em alta definição, o sistema Start&Stop para economia de combustível, partida por botão sem chave, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas), sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, ar-condicionado automático digital, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, direção elétrica e o sistema de partida a frio sem tanquinho.      

CRONOS PRECISION 1

O estilo arrojado aliado à sofisticação se reflete no interior, com espaço e modernidade (Foto: Divulgação)

 

 

Motorização

São duas opções de motorização flex (1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO) e três de transmissão (manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas). No quesito segurança, o Fiat Cronos traz um novo tempo para o segmento. O moderno sedã da Fiat oferece air bags laterais, ESC (controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), HH (Hill Holder) e sistema Isofix de fixação para cadeirinhas infantis. 

Preços de lançamento

Cronos 1.3: R$ 53.990
Drive 1.3: R$ 55.990
Drive 1.3 GSR: R$ 60.990
Precision 1.8: R$ 62.990
Precision 1.8 AT6: R$ 69.990

Modelo é reeditado e propõe ocupar o posto de sedã automático de entrada da linha Chevrolet (Foto: Divulgação)

Opinião

O novo Prisma Advantage chega às concessionárias Chevrolet com visual atualizado e configuração inédita para manter-se fiel a sua essência: ser um sedã que reúna os itens mais valorizados pelo consumidor do segmento dentro da melhor relação custo-benefício.

“Nossas pesquisas revelaram que o consumidor, neste momento, carecia de um sedã automático moderno, porém mais acessível. Foi isso que norteou o desenvolvimento do novo Prisma Advantage 1.4 ECO”, declara Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM. A transmissão automática é o item de conforto que ganha mais relevância, e o Prisma Advantage amplia o acesso a essa tecnologia por ser a opção de sedã mais em conta no portfólio Chevrolet.

prism advantage 3

Carro possui motor flex 1.4 ECO de até 106V e transmissão automática de até 6 velocidades (Foto:divulgação)

O Prisma Advantage traz os itens de conveniência e segurança considerados prioritários, como ar-condicionado, direção elétrica progressiva, sistema de áudio com bluetooth, travas, retrovisores externos e vidros dianteiros com acionamento elétrico, além regulagens de altura do volante, cinto e banco do motorista. Sistema Ixofix e Top Tether para fixação de cadeirinha infantil, alerta de baixa pressão dos pneus, alerta de esquecimento dos faróis acesos, alerta de não utilização do cinto de segurança, duplo airbag e freios ABS com EBD também fazem parte de um pacote único.

O Prisma Advantage diferencia-se pelas calotas escurecidas aro 15, pelos adesivos de coluna e as capas dos retrovisores externos em preto brilhante, além do emblema com nome da versão nas portas dianteiras. O interior predominantemente escuro replica o mesmo acabamento contemporâneo do exterior. A carroceria traz quatro opções de cores: cinza, branco, preto ou prata. 

Veículo tem condições especiais de compra até domingo (Foto: Divulgação)

Cidade

A Ford promove entre esta sexta-feira,16, e domingo, 18, um feirão com os distribuidores da sua rede no Brasil. O evento traz ofertas do Ka hatch e sedã, do New Fiesta hatch e do EcoSport linha 2018.

Além de financiamento em 36 meses com taxa zero, a marca também vai oferecer a primeira revisão grátis para os clientes na compra desses modelos.

A principal oferta do feirão é o Ka 1.0 S com preço à vista de R$ 39.990, ou financiado com entrada mais 36 parcelas de R$ 364. Equipado com motor 1.0 TiVCT de 85 cv, ele já vem com direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, abertura elétrica do porta-malas e compartimento My Ford Dock para fixação do celular no painel com entrada USB para carregamento. A linha oferece também as versões SE, SE Plus, SE Tecno, Trail e SEL, com a opção do motor 1.5.

Ícone dos SUVs, o EcoSport está disponível nas versões SE Direct, SE, FreeStyle e FreeStyle Plus com o novo motor 1.5 Flex de 137 CV e transmissão manual ou automática, além da Titanium 2.0 Automática e a nova Storm 2.0 AWD Automática, com tração integral e estilo inovador.

O New Fiesta, hatch premium com design esportivo, também estará no feirão com as versões SE, SE Style, SE Plus, SEL, Titanium e Titanium Plus, equipadas com motor 1.6 Sigma, e SEL Style EcoBoost com o premiado motor turbo de 125 cv.

“Março é o mês em que o consumidor sai para buscar seu carro zero-quilômetro. Estamos aproveitando esse momento para trazer uma oferta especial, com a tranquilidade da primeira revisão grátis e a segurança da taxa zero”, diz Bruno Venditti, gerente de Marketing de Varejo da Ford.  

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

França conquistou seu segundo título mundial em 20 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Copa 2018

Presidente da Fifa se esquivou de perguntas políticas (Foto: Fotos Públicas)

Copa 2018

Jogador admite que na Eurocopa havia um clima de "já ganhou" (Foto: Reprodução/Facebook)

Copa 2018

Croácia faz história e decide título contra a França (Foto FA/Staff)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Não podemos ser reféns da ditadura do Judiciário (Foto: Nelson Jr./SCO/STF/Fotos Públicas)

Opinião

DEM está em dúvida entre qual candidato apoiar (Fotos: GOVESP/Fotos Públicas e André Carvalho/CNI/Fotos Públicas)

Opinião

Trabalho do Necrim deve servir de exemplo para todo o País (Foto: Reprodução/TV Globo)

Opinião

Obras paradas atrasam a economia brasileira (Foto: Divulgação/GOVSP/Fotos Públicas)

Opinião