A Meta, conglomerado de empresas de Mark Zuckerberg, que englobam Whatsapp, Facebook e Instagram, seguem investindo forte em tecnologia Web3, e a mais nova aquisição e suporte a integração foi feita pela maior rede social de todos os tempos, envolvendo NFTs.
Segundo os passos do Instagram, que já há algum tempo anunciou que estava dando suporte a NFTs e coleções digitais, o Facebook fez o mesmo e agora trata a possibilidade de compradores de NFTs exibirem seus ativos de forma legal e com suporta para seus seguidores.
Além disso, a missão da Meta de atualizar o Facebook para a integração de todos os recursos presentes em outros projetos também foi um sucesso, agora com a plataforma rodando as mesmas integrações.
Dentre os prós dessa “nova tecnologia” anunciada, está no raio de exposição que os NFTs agora terão, com um público novo a serem descobertos pelos colecionadores e criadores de Tokens Não Fungíveis (NFT).
Além disso, “imitando” uma tecnologia já presente no concorrente Twitter, o Facebook agora permite que seus usuários tenham uma integração direta com as suas carteiras de NFTs, fazendo um link entre os sistemas. Sendo assim, ao conectar a carteira digital própria, o perfil do usuário no Face poderá escolher diretamente da carteira, assim como uma galeria, quais NFTs gostariam de compartilhar no feed.
Assim como todas as outras ações da Meta quanto suas redes sociais, não foi informado para a imprensa como necessariamente tal atitude dentro da nova plataforma será monetizada nessas interações.
Em nota de anúncio oficial do projeto, a Meta comentou sobre as novas vantagens da integração e como isso será importante para a comunidade.
“À medida que continuamos lançando colecionáveis digitais no Facebook e Instagram, começamos a dar às pessoas a capacidade de postar seus colecionáveis para as pessoas na plataforma. Isso permitirá que as pessoas conectem suas carteiras digitais uma única vez a qualquer aplicativo para compartilhar seus colecionáveis digitais em ambos”, avaliou a empresa.
Outras vantagens da ação do Facebook com NFTs
Além de todos os fatores positivos citados acima, a ação do Facebook junto da tecnologia NFT promete diversos outros prós que devem revolucionar a forma de se trabalhar com os ativos digitais na maior rede social do mundo.
Dentre os mais interessantes, claro, se mantém o compartilhamento dos colecionáveis digitais, que acaba sendo o principal a ser trabalhado pelos colecionadores. As novas funções quanto a isso incluem um efeito cintilante, que será exibido quando surgir um NFT, além de informações públicas personalizadas, como por exemplo uma descrição detalhada do token não fungivel.
Quanto a postagens feitas por outros usuários, porém do ativo de outra pessoa, não tem do que se preocupar, já que automaticamente devido a integração, o Facebook dará créditos de forma automática e instantânea, sendo visíveis ao perfil do dono. Ou seja, o criador e o colecionador são atribuídos automaticamente no post.
Quanto as redes Blockchain onde se situam os NFTs, que serão suportados pela Meta, até então estão os da rede Ethereum, Polygon e Flow, com uma blockchain complementar, que dá suporte ao sucesso do Fantasy Game NFT, NBA Top Shot.