Uma embarcação foi flagrada com mais de três toneladas de drogas, nesta terça-feira (19), em operação da Marinha do Brasil e da Polícia Federal (PF). A Operação “Ágata Nordeste” apreendeu cerca de 3,6 toneladas de cocaína, na costa do estado de Pernambuco. De modo geral, essa correspondeu à maior apreensão da droga realizada no mar brasileiro.
A ação combateu os crimes transfronteiriços e ambientais, e a droga estava em uma embarcação chamada de “Palmares 1”, situada a cerca de 33 quilômetros da costa da capital Recife. Cinco pessoas estavam dentro do navio, que tinha como destino a África.
De 2020 a setembro deste ano, a costa brasileira sediou mais de 17 toneladas de cocaína, 4,3 toneladas de haxixe, 695 toneladas de cigarro, 113,34 toneladas de pescado, 14 toneladas de maconha e 3.146 m³ de madeira, segundo a Marinha.
O patrulhamento na costa do Brasil acontece com três navios-patrulha da Marinha, com 500 toneladas. As embarcações somam maior autonomia para longas distâncias, maior raio de ação e arquitetura naval desenvolvida para enfrentar as condições adversas em alto-mar.