notíciasCidade
Cigarro é maior causador de mortes “evitáveis”
23/03/2015
1:18 PM
/
Estadão Conteúdo
/
Atualizado em 24/03/2015 10:11 am
Apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o causador principal por mortes que poderiam ser impedidas em todo o planeta, o consumo de cigarro é um mal que atinge todas as idades, incluindo em grande número, os jovens. Um estudo realizado feito pela OMS prevê que há em todo o mundo, 2 bilhões de pessoas que fumam, o que corresponde cerca de um terço da população adulta mundial
Parar de fumar é um desejo de milhares de pessoas, porém, a dependência pelo cigarro causada pela nicotina é um desafio que dificulta até mesmo os que possuem muita força de vontade. Causadora principal do vício, a nicotina pode elevar a pressão arterial, causar o avanço da frequência cardíaca e a diminuição dos vasos sanguíneos, podendo ocasionar a hipertensão.
O cigarro possui quase cinco mil substancias tóxicas, como o alcatrão, que é responsável pelo assustador número de compostos cancerígenos, que passam de 40. O monóxido de carbono é outra substância gerada pelo cigarro, e dificulta a oxigenação de muitos órgãos, causando doenças como a aterosclerose, que interrompe o fluxo do sangue.