Espaço é o que não falta no Renault Kangoo. A multivan oferece muito conforto para as grandes famílias e ainda permite que se carregue uma boa quantidade de bagagens, principalmente nas longas viagens. Porém, pelo estilo, acaba não agradando tanto ao consumidor, principalmente os mais jovens.
Por isso, a montadora francesa lançou a versão esportiva do modelo. Assim, apesar de os números estarem bem longe, a Sportway nasceu para chamar atenção e tentar se aproximar principalmente do Fiat Doblò, líder de mercado no segmento. Para se ter uma idéia, enquanto o Kangoo teve um acumulado de 979 unidades vendidas (entre a versão passeio e utilitário), em 2006, a Fiat emplacou 9.375 carros.
Mas, números à parte, a versão esportiva testada pela reportagem do Autos & Afins mostrou condições de, ao menos, melhorar suas vendas. Ela recebeu diversos equipamentos de série. Primeiro, a engenharia se preocupou em deixar o carro mais bonito por fora. Para isso, instalou novo pára-choque confeccionado em plástico, na cor preta, que dá à edição especial um visual mais marcante.
Além disso, colocou faróis de neblina e um protetor frontal na cor cinza. Com relação ao conjunto óptico, a traseira também foi modificada. Ela passou a contar com todos os comandos de sinalização integrados.
Outras novidades são a saia inferior e as novas rodas de liga-leve de aro 14 polegadas e pneus 175/70 R14, de perfil mais alto que os utilizados na versão de entrada (Authentique). As laterais também estão com largos frisos na cor preta, para marcar o aspecto diferenciado, assim como a película solar nos vidros.
Para quem gosta de viver a vida em aventura, alguns equipamentos na Sportway reforçam esse aspecto. Mas o que mais chama a atenção é o rack de teto, ideal para o transporte de equipamentos, como caiaques, pranchas de surfe e material para escaladas.
Internamente, para marcar o estilo esportivo, o modelo conta com o novo tecido, denominado “cross”.
Falta, agora, para a Renault brigar em condições de igualdade com a concorrência, lançar o motor bicombustível para o modelo que conta apenas com a versão a gasolina. Porém, isso deve estar perto de acontecer, já que a versão Express (somente para carga) começa a chegar às concessionárias até o final do mês com motorização flexível.
Mas, enquanto não passa a beber tanto álcool quanto gasolina, o Kangoo Sportway, com preço de tabela a R$ 49.354,00, não deixa a desejar no quesito desempenho. Com motor 1.6 de 16V, o carro desenvolve 95 cavalos de potência, o que lhe permite atingir velocidade máxima de 165km/h e acelerar até 100km/h em 11 segundos. A versão ficou devendo, no entanto, na questão economia, pois rodou somente 10,2 quilômetros por litro de gasolina na cidade. Para se ter uma idéia, o Berlingo Sport, da Citroën, também testado pela reportagem, rodou 13,6km/l. Com relação ao compartimento de carga, é possível carregar 600 litros, bem acima dos modelos sedãs que estão no mercado.