Freios têm de ser revisados a cada 5 mil quilômetros
Realizar a manutenção preventiva é fundamental para a segurança
O sistema de freios é um item que merece especial atenção no veículo. Realizar a manutenção preventiva e saber identificar problemas é fundamental para garantir o funcionamento e, conseqüentemente, a segurança. Além disso, ao realizar a manutenção preventiva, é possível diminuir o custo em reparações futuras, pois esse procedimento, muitas vezes, evita danos nos componentes do sistema.
A recomendação da Bosch é verificar o sistema a cada 5 mil quilômetros e substituir o fluido a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses. Na hora de substituir o fluido, é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a recomendação é sempre seguir o prazo especificado no manual do proprietário. A aplicação de um produto não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.
Desgaste das lonas, ar no circuito hidráulico, gerado por excesso de aquecimento nos freios das rodas, ou ainda vazamento do fluido podem promover a demora na hora de frear. Além disso, os desvios na frenagem podem estar associados a avarias na válvula reguladora de pressão, componente responsável pela distribuição da força entre os eixos do veículo. De acordo com a Bosch, é preciso ficar atento a obstrução dos tubos flexíveis, travamento ou vazamento dos cilindros de roda, que prejudicam a frenagem do automóvel.
|