O Brasil está com a moral elevada com os seus países vizinhos. A qualidade da fruta produzida no país fizeram com que o Chile passasse a ter interesse em importar, por exemplo, o mamão. Em síntese, a produção dessa fruta é considerada uma das mais eficientes do mundo, de acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
Acima de tudo, a missão envolveu dois auditores do Ministério da Agricultura do Chile e foi assistida por produtores locais, bem como por auditores fiscais da Superintendência Federal de Agricultura no ES (SFA-ES/Mapa) em conjunto com membros do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV/Mapa).
Posteriormente, meses depois dessa visita, a Abrafrutas compareceu no Chile com produtores brasileiros e conheceu as particularidades de consumo de mamão no país latino-americano. Em uma roda de debates, os importadores ficaram por dentro de informações como a qualidade e a maturação.
O que está em alta até então é o fato do mercado estar oficialmente aberto, fator que possibilita o cadastramento dos produtores interessados em exportar as frutas, como menciona o diretor da Abrafrutas, Eduardo Brandão, de acordo com informações divulgadas pelo site Canal Rural.
No ano passado, por exemplo, o mamão foi a sexta fruta mais exportada pelo Brasil. Entre os estados, o Espírito Santo é o maior produtor e exportador de mamão do país. Países da Europa e dos Estados Unidos já possuem a formação de atuarem como importadores.