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sexta-feira, novembro 22, 2024

Novo Citroën C4 Cactus chega no segundo semestre








Linhas orgânicas e frente alta caracterizam o novo modelo da Citröen (Foto: Divulgação)


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A francesa Citroën apresenta as primeiras imagens de seu SUV C4 Cactus. O modelo, que tem previsão de chegada ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2018, foi desenvolvido com o ambicioso objetivo de oferecer o melhor do design, da tecnologia e do conforto na concorrida categoria.

Fruto de um projeto global, com desenvolvimento e produção realizados na América Latina, o Citroën C4 Cactus representa com exatidão a nova assinatura Inspired By You, inspirada pela vida e atitude das pessoas.

Conectado e tecnológico, o Citroën C4 Cactus reflete a própria ousadia da marca, caracterizado por um desenho provocante, um desempenho surpreendente e um conforto global de referência, uma marca registrada da fabricante fundada por André Citroen, em 1919.

O C4 Cactus traz, desta forma, respostas às necessidades de um amplo leque de novos consumidores, que valorizam a estética, a modernidade e o bem-estar em seu dia a dia, aliadas às amplas possibilidades oferecidas pelo território dos veículos utilitarios esportivos.

“Mais do que um produto estratégico, o C4 Cactus representa, para nós, a renovação da Citroën, totalmente conectada aos desejos e necessidades de nossos clientes. Ele é a essência da marca hoje e chega para romper com os códigos do segmento”, afirma Ana Theresa Borsari, diretora-geral da Peugeot do Brasil, Citroën e DS.

Um design provocador

Com uma silhueta marcante, o Novo C4 Cactus nasce da inspiração das equipes de design do Groupe PSA da América Latina para atender as demandas e o gosto dos clientes latino-americanos.

Idealizado e desenvolvido no Brasil – e posteriormente exportado para outros mercados mundiais –, o C4 Cactus honra a tradição Citroën na produção de veículos icônicos e à frente de seu tempo.

Logo no primeiro olhar, o modelo seduz por seu estilo moderno e disruptivo, caracterizado por linhas orgânicas e pela frente alta e expressiva. Um design ao mesmo tempo forte e equilibrado, mas que ousa ao reinterpretar os códigos tradicionais do universo SUV, propondo uma silhueta mais dinâmica.

Assim como os últimos lançamentos da marca, a frente se destaca pelo grupo ótico em dois níveis, que valorizam a expressão e a identidade.

No perfil, uma silhueta com um equilíbrio moderno que propõe uma nova visão do segmento, aliando os principais elementos do universo SUV. Destaque para o exclusivo teto “flutuante”, as belas e funcionais barras de teto, as rodas com aro de 17 polegadas diamantadas com pneus de uso misto e os protetivos Airbump, verdadeira assinatura estilística do modelo.

Na traseira, reconhecível por suas formas musculosas, destaque para o aerofólio integrado e para os módulos em LED com efeito 3D, que asseguram uma assinatura luminosa gráfica e tecnológica.

Um modelo, enfim, que reinterpreta os códigos do território SUV e que vai permitir aos consumidores serem o centro de novas experiências, ligadas à essência de cada um.




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Sedã traz novas opções de acabamentos para rodas, faróis, painel e bancos (Foto: Divulgação)


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O sedã mais vendido do mercado brasileiro se reforça em quesitos valorizados pelo consumidor para ficar mais completo e atrativo em relação a aparência, comodidade e segurança.

A linha 2019 do Chevrolet Prisma traz novidades que abrangem inicialmente as versões LT (1.4 MT6/AT6), Advantage (1.4 AT6) e LTZ (1.4 MT6/AT6).

A configuração topo de linha LTZ ganha sofisticação. Na parte externa, há novos  acabamentos, em preto brilhante, para as rodas de liga leve e os adesivos de coluna, enquanto os faróis passam a contar com lâmpadas do tipo Blue Vision.

Na cabine, a inovação fica por conta dos revestimentos premium dos bancos, que criam um ambiente mais tecnológico e aconchegante ao sedã da Chevrolet.

O modelo se destaca pela conectividade total, com o MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de telemática total OnStar, que permite, entre outros serviços, comandar diversas funções do veículo pelo smartphone.

Válido para as demais versões do novo Prisma estão a iluminação True White do painel de instrumentos e o assento traseiro central, com apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos.

Novas chaves multifuncionais tipo canivete e opção de cor Azul Infinity para a carroceria também fazem parte do pacote de novidades da linha 2019 do Prisma.

Os modelos LT e Advantage ficam igualmente mais sofisticados. Impressionam pelos materiais e capricho dos detalhes, criando uma sensação no usuário que ele não costuma ter em configurações de entrada da concorrência.

Tanto o Prisma LT como o Advantage adicionam bancos com revestimento híbrido que combinam material premium e tecido, com destaque para o gráfico estilizado em alto relevo.

Câmara de ré e rodas de liga leve são itens de série na versão de entrada 

A versão de entrada, aliás, foi a que mais adicionou conteúdo, como rodas de liga leve aro 15, moldura cromada da grade frontal, retrovisores elétricos, computador de bordo e câmera de ré na tela do Multimídia MyLink – itens até então disponíveis apenas na configuração mais completa. Independentemente da versão, o Prisma já oferecia uma lista completa de itens de comodidade e segurança, como direção com assistência elétrica, ar-condicionado, bancos e cinto do motorista com regulagem de altura, travas e vidros elétricos com controle remoto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de marcha, sistema Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis. O Prisma se destaca também pelo desempenho e eficiência energética acima da média do segmento, tanto na configuração 1.4 ECO (até 106 cv) manual como na automática, ambas de seis marchas. 

 




Equipado com um motor elétrico de 20 kW, Jaguar pode rodar até 270 km com carga total (Foto: Divulgação)


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Jaguar E-Type Zero: o elétrico mais bonito do mundo

“O carro mais bonito já construído.” Essas foram as palavras utilizadas para definir o Jaguar E-Type, no Salão de Genebra de 1961. Quase seis décadas depois, o título continua a acompanhar esse verdadeiro clássico da Jaguar. E assim como uma bela obra de arte, como para muitos é considerado, ele é um dos quatro modelos de carros que fazem parte, desde 1996, do acervo permanente do Museu de Arte Moderna, em Nova York (EUA).

Para homenagear esse modelo histórico, a Jaguar desenvolveu uma nova versão conceito. Apresentado no Tech Fest, evento realizado pela Jaguar para divulgar suas novas tecnologias, o nomeado E-Type Zero carrega a proposta de manter as linhas icônicas que encantaram o início da segunda metade do século XX, com a tecnologia avançada dos tempos atuais.

A elegância do Jaguar E-Type Zero está alinhada com importantes figuras tradicionais, britânicas ou não, sendo um dos carros que ganhou destaque nas manchetes nos últimos meses. Recentemente, em Windsor, o conceito elétrico azul chamou a atenção ao ser utilizado pelo mais novo casal da realeza britânica. Originalmente fabricado entre 1961 e 1974, o E-Type tornou-se um ícone, assim como as pessoas que o dirigiram. Entre as celebridades que já estiveram atrás do volante do carro original estão George Best, Brigitte Bardot, Tony Curtis e Steve McQueen.

O carro vem com um motor elétrico de 220 kW, em substituição ao de 4.2 de seis cilindros em linha do modelo original. A versão elétrica tem autonomia para rodar 270 km com uma carga total. Para recarregá-lo em uma tomada convencional, leva entre seis e sete horas.

Foi desenvolvido também um novo eixo de transmissão e uma bateria de íon-lítio de 40 kWh para alimentar o motor, localizada debaixo do compartimento de bagagens. Toda tecnologia usada para a criação desse motor elétrico é a que a Jaguar pretende utilizar nos futuros carros elétricos da marca, o que confirma que, de fato, os recursos utilizados no conceito são os que há de mais recente e avançado.

Mais leve e mais ágil do que o original

A alavanca da transmissão original contava com duas opções: manual de quatro marchas ou automática de três. O novo modelo vem com um seletor giratório com três posições: R (marcha à ré), N (ponto-morto) e D (drive). Todas as adaptações realizadas no E-Type Zero fizeram com que ele ficasse 80 quilos mais leve do que o modelo original.

Os engenheiros da marca, responsáveis pelo desenvolvimento do carro, disseram que não houve alteração na suspensão e no sistema de frenagem. A velocidade é outro destaque desse clássico revisitado e, como era de se esperar, vem com uma performance superior ao original. O E-Type Zero leva 5,5 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. Essa marca é um segundo mais rápido do que o lendário esportivo. Para completar, o modelo traz ainda recursos que não poderiam faltar em um carro do século 21. Além do painel digital, há uma central multimídia completa.

 





Modelo foi lançado em janeiro e readaptado para agradar brasileiros em abril (Foto: Divulgação)


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Disponível no Brasil desde janeiro, o Kia Sorento ganhou duas opções All Wheel Drive (AWD) desde abril. Equipadas com motorizações 2.4 16 V de 172 CV e 3.5 V6 de 280 CV, as versões complementam a linha do SUV médio-grande no País, oferecendo tração integral nas quatro rodas.

Segundo Ary Jorge Ribeiro, diretor de Vendas da Kia Motors do Brasil, o retorno das versões AWD atende à demanda de clientes e admiradores da marca, uma vez que desde 2014 o Sorento não era oferecido com tração integral no País. “Além de diversificarmos nosso portfólio com produtos modernos e tecnológicos, passamos a oferecer novas opções para quem busca veículos espaçosos, robustos e com excelentes desempenhos não apenas nas cidades e rodovias, mas também em áreas rurais e condições off-road”, ressaltou Ribeiro.

Presente na rede autorizada de concessionárias, a versão AWD com configuração mais simples, denominada S.172, possui transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e motorização Theta II de 2.4 litros, Dohc, 16 válvulas, Dual CVVT, a gasolina, capaz de desenvolver 172 CV a 6 mil RPM e 22,5 kgf de torque a 4 mil RPM.

Com acomodação para sete passageiros, o modelo possui diversos recursos de segurança, como airbags laterais e de cortina, vidro com sistema antiesmagamento, assistente de partidas em subida (HAC), controles de estabilidade e tração e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A versão S.172 ainda conta com luz diurna de navegação em LED, faróis de neblina, bagageiro no teto e novas rodas de liga leve aro 18.

O SUV também vem equipado com ar-condicionado digital Dual Zone com comando traseiro, central multimídia com câmera de ré, sistema bluetooth, entrada USB, espelho retrovisor interno eletrocrômico e chave inteligente para abertura das portas e partida do motor, além de controle de áudio, computador de bordo e piloto automático no volante. 

S.275: a versão topo de linha

A versão S.275, topo de linha, que chegou às concessionárias no mês passado, possui nova transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais e motorização Lambda II, 3.5 litros V6, injeção eletrônica sequencial, Dohc, 24 válvulas, Dual CVVT, a gasolina, com 280 CV a 6,3 mil RPM e 33,6 kgf de torque a 5 mil RPM. Conta com freio de estacionamento eletrônico, faróis e lanternas em LED, revestimento interno em couro, novas rodas de liga leve aro 19, soleira das portas com iluminação, teto solar elétrico e panorâmico, detector de ponto cego (BSD), abertura automática do porta-malas sensível à aproximação e bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, além de memória para o motorista.

Com grade dianteira, ponteira de escapamento, faróis e para-choques dianteiro e traseiro reestilizados, as novas versões do Sorento possuem 4.780 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.690 mm de altura e 2.780 mm de entre-eixos. Em condição especial de lançamento, a versão S.172 está disponível na rede autorizada de concessionárias por R$ 169.990. Já o preço público sugerido da versão S.275 será de R$ 218.990.

 





Versão XL se destaca pelo custo-benefício (Foto: Divulgação)


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A Ford inicia este mês a venda da linha 2019 da Ranger, com novos modelos que ampliam a oferta e a competitividade da picape no segmento diesel. A principal novidade é a volta da versão XL de entrada, que se destaca pelo custo-benefício com as opções cabine simples, cabine dupla e chassi. Outro lançamento é a versão intermediária XLS 4×2 automática, também equipada com o moderno motor 2.2 diesel de 160 cv.

A nova Ford Ranger XL tem uma configuração que reforça seus atrativos como veículo de trabalho, com tração 4×4 e transmissão manual de seis velocidades. Além do conhecido desempenho fora de estrada e excelente dirigibilidade, ela tem a maior capacidade de carga da categoria, com 1.234 kg na versão cabine simples. E já vem de série com equipamentos e tecnologias que nem mesmo séries topo de linha das concorrentes oferecem, como controle de estabilidade e tração, controle anticapotamento e diferencial traseiro blocante eletrônico.

A linha Ranger 2019 também traz como novidade, na versão XLS, a inclusão de maçanetas e retrovisores na cor do veículo e para-choque traseiro na cor London Gray. E a versão XLT agora tem banco elétrico com ajuste em oito posições.

A picape da Ford ganha ainda uma nova opção de cor: a sólida vermelho Bari. Também estão disponíveis branco Ártico sólida, prata Geada e prata Viena metálicas e vermelho Toscana, cinza Moscou, preto Gales e azul Aurora perolizadas.

Nova Ranger XL para pequenas cargas

Desenvolvida para atender o segmento de transporte de pequenas cargas, a nova Ranger XL permite transportar diversos tipos de mercadoria de forma ágil, segura e econômica, inclusive em grandes centros urbanos com restrições à circulação de veículos de carga. Entre outros diferenciais, ela é a única picape de entrada do segmento equipada com controle adaptativo de carga e controle de estabilidade e tração AdvanceTrac. A Ranger XL tem preço de R$ 129.300 na versão cabine simples e traz também outros itens que as picapes concorrentes não oferecem. O veículo vem de série com direção elétrica, diferencial traseiro blocante eletrônico, controle automático de descidas, controle anticapotamento, assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, piloto automático, rádio com comandos de voz e controles no volante e provisão elétrica para reboque. A versão cabine dupla custa R$ 139.590 e possui também cintos de segurança de três pontos nos bancos traseiros, encostos de cabeça ajustáveis e ganchos para cadeiras infantis Isofix. O modelo chassi pode ser equipado com diferentes implementos, de acordo com as necessidades do cliente, e sai por R$ 124.200.

  

XLS Automática

A Nova Ranger 2.2 diesel XLS 4×2 automática, equipada com tração 4×2, oferece uma nova alternativa para o consumidor que não necessita de um veículo com tração 4×4, mas faz questão de uma picape robusta com transmissão automática e muita tecnologia embarcada, por R$ 151.890. Ela vem equipada com o melhor pacote de segurança do segmento, incluindo sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac,  assistente de partida em rampa, controle adaptativo de carga, assistente de frenagem de emergência, controle de estabilidade anticapotamento e controle automático em descidas. Tem também central multimídia Sync com comandos de voz para áudio e telefone, piloto automático, câmera de ré e computador de bordo, entre outros equipamentos.

 



Dependendo do ângulo de visão, a tonalidade muda e cria um aspecto rico em efeitos (Foto: Divulgação)


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Saiba mais sobre a nova cor do Ford Ecosport Storm

A Ford inovou no lançamento do EcoSport Storm, versão 4WD do utilitário esportivo, com a escolha de uma nova cor, o marrom Trancoso metálico, tonalidade há muito tempo fora do portfólio da marca no Brasil. O Ka FreeStyle, futuro utilitário compacto, também foi exibido em um protótipo na cor bronze, sinalizando uma tendência no segmento.

Por ser a cor da terra e da madeira, o marrom é normalmente associado à natureza e estilo de vida saudável. Pode representar também seriedade, maturidade, segurança e prosperidade material. No utilitário esportivo, os tons de cobre naturais acenam para o estilo de vida ao ar livre.

“Para o lançamento do Storm, queríamos uma cor atual, diferente da paleta de tons neutros do setor e que se destacasse na multidão sem ser vibrante demais”, explica Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul. “Escolhemos esse tom quente e trabalhamos com o fornecedor de tinta para enriquecê-lo com partículas de pérola, que acrescentam luminosidade.”

Assim, dependendo do ângulo de visão, a tonalidade muda e cria um aspecto rico em efeitos. A beleza da cor marrom Trancoso não está somente nela mesma, mas no fato de valorizar os planos e ângulos do veículo, destacando as suas linhas de caráter.

Já o nome Trancoso foi uma homenagem à Bahia, Estado onde está instalada a fábrica do EcoSport e o Ka. Ele é inspirado nas famosas falésias da Praia de Trancoso, que são a marca registrada da bela cidade do Sul do Estado, antigo povoado fundado pelos colonizadores portugueses no século 16.

O SUV equipado com motor 2.0 Flex, tração inteligente 4WD e transmissão automática oferece também como opções as cores branco Ártico sólido, prata Dublin metálico e preto Bristol perolizado, combinadas com elementos em preto e prata e grafismos exclusivos.

Criação começou quatro anos antes de lançamento

O processo de criação do design de um carro começa cerca de quatro anos antes da sua chegada ao mercado. Para ter uma ideia da direção das tendências, os designers observam o que está acontecendo em áreas como arquitetura, vestuário e produtos de consumo e também precisam pensar como cientistas sociais, pois, além da personalidade do consumidor, a escolha da cor é reflexo das circunstâncias da época.

Exemplo disso é o que ocorreu após a crise financeira de 2008, quando a preocupação com o valor de revenda aumentou a preferência por cores neutras. Sem contar que cores exuberantes poderiam ser vistas como ostentação e desrespeito. Por esses e outros fatores culturais, uma cor que funciona bem em um mercado não necessariamente tem a mesma aceitação em outro.

Na maioria dos veículos, cores básicas como tons de branco, preto e vermelho normalmente não mudam. Mas, periodicamente, avanços na tecnologia de pintura fazem a mudança valer a pena. A evolução das formas e dos materiais dos carros também fazem a pintura responder de maneira diferente, como é o caso do marrom Trancoso do EcoSport Storm. 

 





Um dos grandes sedãs do mundo, Jaguar XJ50 é preferência de celebridades, políticos e membros da realeza britânica (Foto: Divulgação)


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A Jaguar está comemorando 50 anos de seu sedã top de linha, o XJ, que tem sido o preferido de líderes empresariais, celebridades, políticos e realeza por cinco décadas. Para celebrar meio século de desempenho, tecnologia e luxo, a marca britânica lançou uma edição especial, o XJ50, que foi revelado no Salão de Pequim.

Disponível com entre-eixos padrão ou estendido, o XJ50 possui uma opção de motor a gasolina 3 litros de 340 CV e uma a diesel de 300 CV. As atualizações externas do XJ50 incluem para-choques frontais e traseiros no estilo Autobiography, que marcam a edição de aniversário, juntamente com as novas rodas Venom de 20 polegadas, uma grade dianteira preta e um emblema exclusivo para as saídas de ar laterais e traseiras. A paleta de cores exteriores inclui Fuji white, Santorini black, Loire blue e Rosello red.

No interior, a luxuosa cabine possui assentos acolchoados com costura que formam o contorno de diamantes e um logotipo XJ50 no braço central. A marca exclusiva de entalhe e as soleiras com o emblema iluminado XJ50 também diferenciam a edição de aniversário.

O XJ Série 1 começou a distinta dinastia em 1968 e, por oito gerações, o sedã de luxo vem atraindo a atenção de todo o mundo. Seja transportando VIPs e políticos, ou como o veículo preferido de líderes empresariais e da realeza, o XJ tem sido um dos pilares da estrada da Jaguar por cinco décadas.

Participação em filmes do James Bond

Inovando desde a sua chegada, o XJ sintetizou a abordagem inovadora, que definiu o sedã de luxo da Jaguar nos últimos 50 anos. Quatro anos depois, tornou-se o único carro de quatro portas de 12 cilindros produzido em massa e, com uma velocidade máxima de 225 km/h, foi também o mais rápido modelo de quatro lugares do seu tempo.

Outros modelos foram lançados em seguida, com distâncias entre-eixos padrão e estendidas, além de carrocerias com duas e quatro portas. O Série 2 foi o primeiro a oferecer um modelo cupê de duas portas em 1975 e o XJ40, em produção por oito anos a partir de 1986, apresentou a famosa alavanca de câmbio “J” gate e suspensão autonivelante.

Uma revolucionária carroceria de alumínio ajudou a reduzir o peso do XJ em 40% desde 2003, antes que o atual modelo XJ trouxesse tecnologias adicionais, como tração nas quatro rodas e um painel de instrumentos virtual. Com a introdução da linguagem de design icônica do diretor Ian Callum, o modelo também foi lançado com luzes traseiras inspiradas em garras de gato.

Em constante evolução, ao mesmo tempo em que continua a ser um dos grandes sedãs do mundo, o XJ fez uma série de aparições nas telas do cinema. Suas participações em filmes como Simplesmente Amor (2003) e Caçada na Noite (1979), bem como na franquia 007 de James Bond, são a prova do apelo cultural duradouro do Jaguar XJ.

O XJ50 é um tributo adequado ao estilo e desempenho duradouros do sedã de luxo da Jaguar. Não há previsão de chegada deste modelo para o mercado brasileiro.


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