A rede de TV NBC divulgou ontem que recebeu um pacote pelo correio enviado pelo sul-coreano Cho Seung-hui, o atirador que assassinou 32 pessoas e se matou com um tiro no rosto, na última segunda-feira, na Universidade de Virginia Tech (EUA). O pacote enviado pelo estudante é uma prova de que os assassinatos foram premeditados.
Cho começou a matança às 7h15, no alojamento estudantil, completou o massacre às 9h15, no prédio da faculdade de engenharia. Em algum momento entre um episódio e outro, o atirador preparou um pacote com 43 fotografias, 27 arquivos de vídeos, textos escritos e enviou para o escritório da NBC em Nova Iorque. “Isso não precisaria ter acontecido”, disse Cho em um dos textos divulgados pela rede de TV.
O presidente da NBC, Steve Capus, confirmou que na manhã de ontem a emissora recebeu um pacote pelo correio e imediatamente entregou o material para agentes do FBI, a polícia federal norte-americana. Segundo ele, o pacote continha uma declaração confusa recheada de fotografias. “O material é de difícil compreensão e muito perturbador”, disse Capus.
No material, de acordo com a NBC, não havia imagens dos assassinatos de segunda-feira, mas continha vagas referências, como em um texto de 1,8 mil palavras no qual Cho manifesta ódio, ressentimento e desejo de vingança.
“Vocês me forçaram a fazer isso e me deixaram sem alternativa”, escreveu Cho. “A decisão foi de vocês. Agora, vocês têm sangue em suas mãos que nunca conseguirão lavar”. A emissora havia prometido divulgar parte do conteúdo em seu programa NBC Nightly News, que iria ao ar ainda na noite de ontem nos EUA.
O pacote tinha um carimbo postal mostrando que foi postado em uma agência de Virgínia às 9h01, uma hora e 45 minutos depois de Cho ter matado duas pessoas no dormitório e poucos minutos antes do massacre no prédio da faculdade de engenharia.
“Teríamos recebido o pacote antes se ele não tivesse errado o endereço e o CEP (Código de Endereçamento Postal)”, afirmou Capus.
Os 27 vídeos enviados mostram Cho falando diretamente para a câmera minuciosamente sobre religião e sobre seu ódio aos ricos. O grau de produção das imagens mostra que Cho gastou um bom tempo preparando os vídeos.
“Ele não só teve tempo de gravar os vídeos, mas também de dividi-los em pequenos arquivos”, informou Capus. O pacote também incluía 43 fotografias que mostravam o estudante em diferentes lugares, posando com pistolas que, de acordo com o presidente da NBC, “pareciam as mesmas usadas no massacre”.