Elétricos terão preços de carros flex em 2025
Autos e Afins
Em sete anos, o preço de um automóvel elétrico deve começar a ser semelhante ao de um movido a combustíveis fósseis, como gasolina. A expectativa é da Associação Internacional do Cobre, que apresentou a ideia durante o 15º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, em São Paulo.
Segundo o estudo, nos próximos anos, haverá uma queda nos preços das baterias, estimando-se que, a partir de 2025, os veículos elétricos irão atingir paridade de preços com os veículos à combustão.
Atualmente, carros elétricos no mercado brasileiro podem ser adquiridos a partir de R$ 126 mil e as baterias custam em torno de 35% do valor do veículo. No passado, o mesmo item já chegou a custar até 60% do custo total.
“Se conseguirem solucionar essa questão da tecnologia da bateria, o cenário atual pode mudar. Por enquanto, ainda existe, no consumidor, uma dúvida muito grande com relação a este custo”, pondera o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, Alexandre Moana.
Para ele, a popularização dos carros elétricos no País também tem relação com a matriz energética, ou seja, a fonte de energia do carro elétrico. Acrescenta ainda que a energia fotovoltaica, produzida a partir de luz solar, é a mais indicada, apesar de ainda ser incipiente no Brasil.
“Atualmente é muito melhor, ambientalmente falando, colocar um carro a etanol rodando, porque o combustível gerado é oriundo de fonte renovável. Já um veículo com motor elétrico perde eficiência energética no caminho se sua energia for gerada por meio de uma termoelétrica”, aponta Moana, referindo-se à matriz que é mais poluente ao gerar energia por meio da queima de combustíveis fósseis.
Apesar disso, o presidente da entidade enxerga o País com boa perspectiva em relação ao mercado de carros ecologicamente corretos. “O Brasil é diferente. Ele já tem o carro elétrico mais eficiente do mundo. Ambientalmente, inclusive. O carro híbrido, a etanol e elétrico, já é o ideal. Resta apenas popularizá-lo”, completou. No Brasil, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, há apenas 450 veículos elétricos.
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS
Mustang desembarca no Brasil após cinco décadas
O primeiro lote comercial do Mustang chegou ao Brasil com unidades destinadas aos clientes que adquiriram o veículo no programa de pré-venda. O desembarque aconteceu no terminal portuário privativo da Ford no Canal de Cotegipe, na Bahia, responsável pelas operações logísticas da empresa no País.
Após os trâmites legais de desembaraço aduaneiro, os carros foram para os distribuidores Ford, onde serão feitas as preparações de entrega para os clientes a partir do final de março. Produzido na avançada fábrica de Flat Rock, no Estado de Michigan, nos Estados Unidos, para todos os mercados globais, o Mustang está sendo trazido oficialmente ao Brasil pela primeira vez em seus mais de 50 anos.
Oferecido na versão topo de linha GT Premium, o novo Mustang faz jus à fama de alto desempenho e inovação. É equipado com motor V8 5.0 de 466 CV, nova transmissão automática de dez velocidades e pacote de alta performance. Para atender o estilo de cada comprador, conta com 11 opções de cores: branco Ártico, preto Astúrias, vermelho Arizona, cinza Moscou, azul Creta, azul Belize, prata Dublin, vermelho Vermont, amarelo Silverstone, laranja Daytona e vermelho Bucareste.
Guardando expectativas, linha chega no nordeste (Foto: Divulgação)
Liderança na linha top desde dezembro
Desde o início da pré-venda, em dezembro, o Mustang lidera com folga o segmento de veículos esportivos e esportivos premium no Brasil, com mais de 200 unidades comercializadas até fevereiro. O programa, feito por meio do site www.mustangford.com.br, continua aberto até o final de março. Como presente especial para marcar a iniciativa, os primeiros compradores do Mustang também estão recebendo da Ford um capacete exclusivo assinado pelo lendário piloto Dan Gurney, da Nascar e da Indy.
Modelos serão visto pelas ruas em breve
“Este é um lançamento histórico, que faz valer a pena espera para ter o Mustang no Brasil. Em breve, será possível ver os primeiros exemplares nas ruas, mudando a paisagem com seu espírito de liberdade e emoção”, afirmou Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford.
Destaques