O estado de São Paulo esteve em alerta para fortes chuvas, até o último sábado (25), conforme classificação da Defesa Civil estadual. A passagem de uma frente fria faz surgir condições para temporais, com raios, granizo e rajadas de vento entre 40 e 80 quilômetros por hora (km/h).
Recentemente, mas últimas semanas, eventos climáticos extremos, como calor e tempestades com ventos acima de 100 km/h, implicaram de vez no estado, deixando cerca de sete mortos, bem como transtornos com a falta de luz. Já na região metropolitana de São Paulo, a previsão é 125 milímetros (mm) de chuva até o fim de semana.
Pelo começo da manhã desta quinta-feira (23), a cidade de São Paulo ficou em estado de atenção para alagamentos por causa da chuva. Pelo menos, nove pontos com acúmulo de água foram notificados, restando apenas um no momento, todos transitáveis. Dados do Centro de Gerenciamento de Emergência da prefeitura mostram que novembro registrou 76,5 milímetros de precipitações. São esperados 135,5 mm para o mês.
As condições para chuvas em Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto chegaram a 70 mm. Por outro lado, em Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Itapeva, Vale do Ribeira, a previsão é 100 mm. Nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, a estimativa é de 110 mm de precipitações. Na Baixada Santista, 120mm. Campinas e Sorocaba, 170mm. Para o litoral norte são esperados 175mm.