Alan Neto “
Houve grande repercussão em torno do Projeto de Lei no 004/2007, de minha autoria, que dispõe sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana do município de Guarulhos. O projeto segue os mesmos moldes da Lei no 14.223, de autoria do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM, ex PFL). Polêmicas à parte, podemos afirmar que a lei paulistana está mudando a face da cidade, visto que paisagens urbanas, antes obscurecidas pela poluição visual, estão voltando a surgir nas ruas e avenidas. Um verdadeiro patrimônio arquitetônico, que estava escondido sob enormes peças publicitárias está agora disponível aos paulistanos. A cidade está verdadeiramente mais limpa e ordenada.
Além disso, quando falamos em meio ambiente, não podemos nos esquecer do cenário urbano. Sofremos várias influências nas grandes cidades. Temos a poluição ambiental, que é tóxica ao nosso corpo, a poluição sonora e a poluição visual que afeta nossos reflexos, notadamente quando estamos dirigindo. Até o momento não havia uma normatização acerca do tema. As empresas de publicidade instalavam seus painéis ao seu bel-prazer, visando tão somente seus próprios interesses e degradando a paisagem urbana da cidade. Nem sequer podíamos distinguir as sinalizações de trânsito (o que causava até acidentes), antes, misturadas aos milhares de anúncios espalhados em todo e qualquer canto da cidade.
Com o advento da lei, São Paulo ficou livre dos exageros e abusos e pode, agora, olhar para a sua própria face, antes ofuscada pelos mais diversos penduricalhos.
O fato é que os benefícios trazidos à cidade de São Paulo são notórios. Contudo, o que me preocupa é que, pela proximidade da Capital, a cidade de Guarulhos venha ser o abrigo daquilo que foi rejeitado por São Paulo. Ou seja, empresas que tiveram de retirar suas peças de São Paulo queiram se aproveitar da ausência de legislação em Guarulhos para despejar uma avalanche de publicidade sem controle da municipalidade.
Com esse projeto iremos impedir que isso ocorra. Guarulhos também sofre com os mesmos males de São Paulo no que tange à poluição visual. Agora, devemos aproveitar o momento para unir as nossas forças e também tornar Guarulhos uma cidade limpa. A população de Guarulhos também merece poder ver a sua cidade da maneira como ela é, e não como as empresas de propaganda pretendem que ela seja vista, senão até mesmo encoberta. A íntegra de meu projeto está no site: www.alanneto.com.br. Leia, opine e dê sugestões. E lembre-se: Cidade Limpa.
“Alan Neto é vereador pelo PSC em Guarulhos. E-mail:
alanneto@ alanneto.com.br.