Uma apresentação escolar que abordou a Segunda Guerra Mundial, ocorrida em um colégio de Arapongas (PR), envolveu suásticas e um boneco de Adolf Hitler. O decreto foi instaurado, no dia 10 de outubro, pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR).
A situação ocorreu há quatro dias e viralizou nas redes após publicação da deputada federal Carol Dartora (PT-PR) no final de semana.
“O procedimento está sendo executado em caráter de urgência a fim de apurar as informações necessárias e conduzir as medidas cabíveis”, diz um trecho da nota enviada à Secretaria de Educação ao jornal O GLOBO.
De imediato, a pasta negou a existência de apologia na atividade escolar. Já no último dia 9, o Ministério Público estadual confirmou ter iniciado uma investigação sobre o caso. Segundo o MP, algumas informações foram requisitadas ao Colégio Estadual Marquês de Caravelas e ao Núcleo Regional de Educação.
Imagens que viralizaram nas redes sociais mostraram que dois jovens de roupas pretas ao lado de um manequim com um bigode remetente a Hitler. Faixas vermelhas com suásticas figuram ao redor da cena.