Em função da suspeita de ter estuprado uma mulher na Espanha, Daniel Alves está preso desde a última sexta-feira (20). Após alguns dias, ele foi transferido na manhã desta segunda-feira (23) para a prisão de Brians 2, localizada a poucos metros de Brians 1, onde estava detido provisoriamente. A decisão foi decretada pela Secretaria de Medidas Penais, Reinserção e Atenção à Vítima do Departamento de Justiça da Catalunha, de acordo com informações publicadas pelo portal Uol.
De modo geral, a transferência do ex-lateral-direito do Pumas, do México, ocorreu devido a razões de segurança, já que Brians 2 tem aproximadamente 80 detentos por módulo, contra pouco menos de 200 de Brians 1. A proposta das autoridades de Justiça é minimizar a consequência com a presença do brasileiro no dia a dia do funcionamento da prisão.
Ainda conforme a publicação, o departamento garante que a transferência foi feita por causa da chance de evitar mudanças na rotina dos outros detentos. Já na nova prisão, Dani Alves terá que enfrentar novamente os procedimentos de triagem, aos quais já foi empossado na primeira vez, desde fotos a impressões digitais.
Tanto a Brians 2 quanto à Brains 1 estão localizadas no município de Sant Esteve Sesrovires, a cerca de 40km de Barcelona. Junto ao fato de ser mais nova, a penitenciária de Brians 2 acumula celas com mais estrutura e chuveiros individuais. A transferência também visa dificultar o acesso dos detentos à rotina do brasileiro.