Apesar de um momento de baixa, as criptomoedas estão no seu auge de popularidade e mais do que nunca inseridas dentro da economia mundial, incluindo claro, a brasileira. Tendo isso em vista o conhecimento em cima do assunto é necessário, e hoje já se encontram dentro de concursos e provas como questões a serem debatidas, e esse é o caso do concurso público aberto pela Diretoria-Geral do Senado Federal, para duas vagas mais cadastro de reserva para o cargo de Consultor Legislativo.
Com um salário que pode chegar na casa dos 33 mil reais mensais com as gratificações, o concurso promete ser um dos mais disputados do país, por isso, a abordagem sobre todos os temas dentro da prova tem de ser estudadas minuciosamente, levando em consideração a atualidade dos fatos que vem acontecendo não só na sociedade brasileira.
As perguntas com exigência quanto ao conhecimento em Criptomoedas, por exemplo, estarão no segundo bloco de ‘Conhecimentos Específicos’ de acordo com o que foi divulgado pelo Senado. Todas estarão dentro do ‘Conteúdo Programático’. Neles terão os temas Direito Econômico, Empresarial, do Consumidor e Regulação, que enfim concluem nas “noções gerais de contratos inteligentes, Blockchain e Algoritmos”.
Para concorrer, ainda são necessários mais outros diversos conhecimentos no universo dos cripto ativos que já foram alertados na página principal do programa, que coloca em foco também a tecnologia blockchain, ligada intrinsecamente, além de claro, outros vários temas voltados aos setores econômicos.
Como concorrer ao Concurso Público
As inscrições abriram nessa terça (23) às 16h, e ficarão disponíveis até o dia 21 de setembro também as 16h.
Existe um valor de taxa de inscrição para o procedimento da prova, que é de 94 reais.
Todas as informações e procedimentos, tanto como a inscrição, se encontram aqui, ou pesquisando no navegador pelo site FVG Conhecimento.
Os meios para se classificar para alguma dessas vagas passa por ser o candidato com melhor nota e aprovado em três etapas, que serão aplicadas e gerenciadas pela própria FGV (Fundação Getúlio Vargas).
As 3 etapas consistem primeiramente em uma prova objetiva, comum, eliminatória e classificatória. Em segundo uma prova discursiva escrita, seguindo os mesmos moldes de caráter eliminatório e classificatório. E por fim uma prova de títulos, de valor máximo a ser atingido de 8,0, além de um doutorado com tese aprovada.
Funções no cargo dado pelo concurso público
Um Consultor Legislativo trabalha no assessoramento legislativo e também no assessoramento de orçamentos, além de outras áreas envolvidas a serem atribuídas ao cargo durante o tempo de contrato, como por exemplo Análise de T.I (Tecnologia da Informação) e Análise econômica.
Como dito anteriormente, a média de remuneração nesse cargo é de 33 mil reais, um valor atraente principalmente para aqueles que buscam uma oportunidade de se instalar de vez no mercado de trabalho do ramo, e que conta com os conhecimentos necessários e exigidos sobre as novas ondas das Criptomoedas, NFTs e Blockchains.