De acordo com um estudo recente publicado pela CoinGecko, mais de três quartos de todos os jogos blockchain lançados nos últimos cinco anos desapareceram.
Dos 2.817 jogos lançados entre 2018 e 2023 incluídos no estudo, apenas 690 ainda possuem uma base significativa de jogadores ativos.
Embora 2021 tenha visto o maior número de jogos blockchain lançados em um único ano, com 738 jogos, o maior número de jogos falhou no ano seguinte, quando a indústria de criptomoedas sofreu uma desaceleração significativa. Depois de apenas um ano, 742 falharam.
De acordo com a CoinGecko, isso resultou em jogos Web3 com uma taxa média de falhas de cerca de 80% ao ano desde 2018.
Veja os Games NFT que se mantiveram em alta durante 2023
A CoinGecko observou que os anos que registraram menos fracassos tendem a coincidir com o retrocesso dos mercados de alta, enquanto os anos de maior fracasso ocorreram no início de ciclos de mercado de baixa.
CryptoKitties foi um dos primeiros jogos da Web3 que despertou o entusiasmo dos usuários. Após obter um grande sucesso em 2017, o jogo não conseguiu sustentar a sua base de usuários. Decentraland, The Sandbox e Axie Infinity estão entre outros jogos Web3 que foram lançados nos anos iniciais do último ciclo de alta e ainda são amplamente jogados hoje.
De acordo com dados da CoinGecko, Alien Worlds, Splinterlands e Planet IX tiveram as três carteiras ativas médias mais altas entre 1º de janeiro e 22 de abril de 2023, de acordo com os dados mais recentes.
Embora 2022 tenha registrado o maior número de jogos falhados, 2023 registrou um abrandamento nas tendências negativas da indústria. Em 27 de novembro deste ano, havia apenas 507 projetos fracassados.