21.5 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024
Array

Otello começa a temporada de óperas no Municipal



notíciasDestaque Espetáculo


Otello começa a temporada de óperas no Municipal


12/03/2015
10:46 AM
/
Da Redação
/
Atualizado em 13/03/2015 9:23 am

Jonh Neschling – É o maestro e também diretor artístico do espetáculo (Foto: Sylvia Masini)

 

O Theatro Municipal dá início hoje a mais uma temporada lírica. O título escolhido para abertura é Otello, penúltima obra de Giuseppe Verdi. A montagem inédita tem direção cênica do italiano Giancarlo Del Monaco e regência do maestro e diretor artístico John Neschling. Ao todo serão nove récitas até o dia 27.

Para Otello, Del Monaco trará montagem deslocada de tempo e lugar específicos, fora de um período histórico definido. A direção se afasta do realismo e se foca nos elementos emocionais da história: poder, ódio, traição, racismo, criando um espaço psicológico. “Está ópera trata de temas atemporais”, destacou Del Monaco.

No elenco, há nomes de destaque como o tenor americano Gregory Kunde, que será Otello. O barítono brasileiro Rodrigo Esteves, vencedor de dois prêmios Carlos Gomes, viverá Iago. A soprano croata Lana Kos viverá Desdemona. Completam ainda o primeiro elenco Marius Brenciu, Giovanni Tristacci, Felipe Bou, Ana Lucia Benedetti, Leonardo Pace e Rogério Nunes.

A ópera Otello é baseada na peça “Otello, o mouro de Veneza”, do dramaturgo inglês William Shakespeare. A montagem narra a trajetória de amor e ódio de Otello e Desdemona. Otello, influenciado por seu amigo Iago, passa a desconfiar da fidelidade da sua esposa. Os desdobramentos da trama levam os personagens a loucura, assassinato e

até ao suicídio.

Serviço

A temporada começa com Otello hoje, às 20h. As demais apresentações da ópera serão nos dias 14/03, 20h, 15/03, 18h, 17/03, 20h, 18/3, 20h, 21/3, 20h, 22/3, 18h, 24/3, 20h e 27/3, 20h. O musical está a cargo da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, do Coro Lírico Municipal de São Paulo e do Coro Infantojuvenil da Escola Municipal de Música, sob regência e direção de John Neschling, com assistência do regente Eduardo Strausser. O Theatro Municipal de São Paulo fica na Praça Ramos de Azevedo, s/nº. Ingressos vão de R$ 50 a R$ 120, com meia-entrada para estudantes. A capacidade é de 1.500 lugares. A ópera tem duração de 180 minutos (com intervalo).



LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice