21.8 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024
Array

Iraque ataca para tirar Tikrit das mãos do EI



notíciasMundo


Iraque ataca para tirar Tikrit das mãos do EI


03/03/2015
11:16 AM
/
Estadão Conteúdo
/
Atualizado em 03/03/2015 11:16 am

Apoiadas por combatentes aliados sunitas e xiitas, as forças de segurança do Iraque começaram ontem uma grande operação militar para retomar Tikrit, a cidade natal do ex-ditador Saddam Hussein, atualmente controlada pelo grupo Estado Islâmico, informou a televisão local. A ação representa importante passo na campanha para recuperar vasta parte do território iraquiano na região norte, que é controlada pelos militantes.

Mas após horas do início da operação – um importante teste para o Exército iraquiano – as Forças Armadas informaram que ainda não haviam entrado na cidade, o que indica que uma longa batalha ainda estava por vir.

Tikrit, capital da província de Salauhddin, a 130 quilômetros ao norte de Bagdá, caiu nas mãos do Estado Islâmico no verão passado (no hemisfério norte), juntamente com a segunda maior cidade do país, Mossul e outra áreas no coração sunita do país, após o colapso das forças de segurança nacionais. Tikrit é uma das maiores cidades tomadas pelo Estado Islâmico e fica no caminho para Mosul.

Até agora, as forças de segurança não conseguiram retomá-la, mas a situação tem mudado desde que soldados, apoiados por ataques aéreos realizados pelo coalizão liderada pelos Estados Unidos, recuperaram a refinaria de Beiji, que fica nas proximidades da cidade.



LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice