16
Sex, Nov

Os hotéis de 5 estrelas deixam o hóspede à vontade. Albergues são opções para quem precisa economizar (Foto: Divulgação)

Turismo

Quando nos referimos à África é comum que o primeiro pensamento seja a pobreza do continente. Mas, o que poucos sabem é que por trás dos problemas sociais há lindos lugares que valem a pena visitar.

Na África do Sul, por exemplo, é possível encontrar paisagens maravilhosas, praias encantadoras, muita riqueza cultural e histórica, ótimos hotéis e albergues, restaurantes incríveis e passeios turísticos inesquecíveis.

Por esses motivos, que tal nas próximas férias conhecer um lugar surpreendentemente? As dicas abaixo, da agência Jacaré Travel, podem te convencer que a África do Sul é uma boa opção para curtir as férias.   

Belezas naturais – Gosta de viajar para lugares com paisagens deslumbrantes? A África do Sul é o lugar certo. Este país possui montanhas, florestas, lagos, cachoeiras, savanas intocadas, cânions, praias e desertos que chegam até a brilhar os olhos de tão lindos. Além disso, as reservas naturais guardam cenários de tirar o fôlego. Entre as cidades mais bonitas, com certeza, Cidade do Cabo se destaca com paisagens apaixonantes e estradas com vista impressionantes do mar. 

 

Aventura – É fã de aventuras e esportes radicais? Com mais de 130 atividades radicais disponíveis para os turistas, a África do Sul é o destino perfeito para este público. Lá, é possível encontrar montanhismo, mergulho em gaiola com tubarões, passeios em balões de ar quente sobre as cordilheiras, bungee jump, tirolesa em florestas, trilhas de bicicleta, canoagem, rapel e muito mais.

 

Hospedagem – A rede hoteleira sul africana é reconhecida por serviço de qualidade e bons preços. Encontra-se desde hotéis de luxo a hostels charmosos e baratos. Com os preços bem menores, em  comparação a outros países, essa pode ser a chance de se viver uma experiência incrível em um hotel 5 estrelas. Mas, se a intenção é economizar, os albergues bem localizados e confortáveis não decepcionam. 

 

Clima quente – Quer tirar férias fora de época e está preocupado com o clima? Na África do Sul, isso não importa. Durante o ano inteiro, o clima é agradável, com verões ensolarados e os invernos mais amenos. Assim pode-se programar a viagem de férias em qualquer época do ano.

 

Vida selvagem – Quem gosta de animais não pode deixar de visitar a África do Sul e fazer um safári. Uma oportunidade perfeita para contemplar animais como búfalos, leões, elefantes, rinocerontes e leopardos. Além de contato com outros animais em seus habitats naturais, como os pinguins, baleias, suricatos, pássaros e cachorros selvagens. 

 

Diversidade – Na África do Sul é possível encontrar diversas culturas africanas e imigrantes, o que torna o país muito interessante e reconhecido como nação Arco-Íris. Quer treinar algum idioma diferente? Por lá, o que não falta é uma língua para treinar, já que são 11 idiomas oficiais, entre eles, o inglês. Além de toda a diversidade, a população local sul-africana é muito acolhedora.

 

Gastronomia – Os pratos são bem fartos e as carnes de diversos tipos, como de gazela, crocodilo, avestruz, antílope e kudu. Já na região costeira, os que mais se destacam são os frutos do mar. As vinícolas sul-africanas também merecem destaque. São mais de 120 produtores, que ofertam um vinho muito bom a um preço acessível.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Segundo mandato de Jacob Zuma, que deveria durar até 2019, vem sendo marcado por escândalos de corrupção (Crédito: GCIS)

Mundo

O Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), que é governista, pediu ao Parlamento que vote amanhã uma moção de censura contra o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, caso ele se recuse a renunciar ainda nesta quarta-feira.

O ANC propõe que Zuma seja substituído por seu vice, Cyril Ramaphosa.

Jacob Zuma presidente sul africano é pressionado para renunciar

Zuma ainda não se pronunciou sobre o desejo do ANC de que ele deixe o cargo. Seu mandato tem sido marcado por escândalos de corrupção e o ANC exige que Zuma antecipe o fim de seu segundo mandato de cinco anos de forma que o partido consiga angariar apoio antes da eleição de 2019.

O ANC irá agir se Zuma não responder a seu pedido de renúncia até o fim de hoje, afirmou o tesoureiro-geral do partido, Paul Mashatile. "Não podemos manter a África do Sul esperando", disse Mashatile. Partidos de oposição já haviam marcado uma moção de censura contra Zuma para o próximo dia 22, mas os oposicionistas também desejam transferir a votação para esta semana.

Prefeito esteve ausente do Rio durante o Carnaval (Foto: Reprodução/Facebook)

Nacional

O Ministério Público do Rio instaurou inquérito civil nesta segunda-feira, 19, para apurar improbidade administrativa do prefeito Marcelo Crivella (PRB) e do presidente da Riotur, Marcelo Alves, por conta de problemas ocorridos na cidade durante a passagem de blocos de carnaval. Crivella, por ter viajado à Europa durante a festa, e Alves, por suposta omissão e mau planejamento das ações da Riotur. O órgão rebateu. Informou que "90% dos desfiles de blocos de rua transcorreram dentro da normalidade, com todos os serviços públicos funcionando."

A iniciativa foi da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, que vai investigar possíveis falhas na planificação do carnaval de rua, "com impacto na segurança pública, prejuízo à atividade econômica da cidade e depreciação do carnaval do Rio, um patrimônio público imaterial local." 

Falhas essas que, para o MP, "violam direitos e garantias fundamentais da população e de turistas, expostos à desordem e ao caos urbano, em razão de planejamento e execução ineficientes, gerando danos morais de ordem coletiva."

O MP lembra que o prefeito viajou no sábado de carnaval, e que embora ele tenha declarado ser esta uma viagem oficial, não constam no site da Prefeitura informações sobre seus deslocamentos, tampouco especificação da agenda que seguiu. Cita ainda que não houve autorização prévia da Câmara Municipal para a saída dele do Rio, conforme prevê a Lei Orgânica do Município do Rio (LOM). 

O texto da portaria do MP parte da premissa que o prefeito pessoalmente não gosta de carnaval, e que isso o motivou a viajar. "Assim, ao que tudo indica, não se trata de viagem para fins funcionais, tendo por finalidade o simples afastamento da autoridade máxima do executivo municipal da cidade durante o período do carnaval. Ao repelir o carnaval carioca ou menosprezar a sua importância factual e histórica, a máxima autoridade municipal termina por trazer a depreciação de tal bem imaterial", diz.

O prefeito não se pronunciou sobre o assunto, passando a incumbência à Riotur. Já o órgão divulgou a seguinte nota, na íntegra:

"O carnaval Rio 2018, como veremos pelos números que serão divulgados amanhã (terça-feira), foi um grande sucesso. Tivemos um resultado fantástico na rede hoteleira da cidade, com um número superior a todos os outros anos, e um público de mais de 6,5 milhões, como esperávamos e planejamos.

No caso do carnaval de rua, que reuniu ao todo mais de 600 desfiles, tivemos alguns casos isolados, mas que fica notório que não dependeu do nosso planejamento, já que referem-se a questões de policiamento - inclusive reconhecidas pelo governador e sanadas imediatamente, também com o apoio da Guarda Municipal. Tanto foram sanadas que nesse último fim de semana dos cortejos, onde tivemos dois grandes blocos, o das Poderosas com Anitta e o Monobloco, milhões de foliões estiveram nas ruas e não tivemos registros negativos.

Tudo transcorreu sem qualquer problema. No geral, podemos afirmar que 90% dos desfiles de blocos de rua transcorreram dentro da normalidade, com todos os serviços públicos funcionando. Foram disponibilizados mais de 32 mil banheiros químicos e todos os serviços e estrutura necessários para atender da melhor maneira possível. Vale lembrar que todos os canteiros foram cercados e reparados quase que diariamente. Nos outros 10%, uma minoria de fato, realmente tivemos episódios isolados causados pela falta de policiamento e lamentamos muito a presença de pessoas que, ao invés de irem às ruas para viver o verdadeiro espírito do carnaval, vão para destruir o patrimônio público em atos de vandalismo, causando prejuízos à sociedade.

No mais, no primeiro dia após essa festa grandiosa que fizemos, afirmo que encerramos o maior carnaval da história com chave de ouro. E aproveito a oportunidade para dizer que, sempre que preciso for, prestarei esclarecimentos - ao povo, à imprensa e aos órgãos fiscalizadores."

Parques temáticos atraem mais de 80 milhões de turistas por ano nos EUA (Foto: Alexandre Godinho/AE)

Fora dos Trilhos

A cidade de Orlando, nos Estados Unidos, tem mais de 15 novidades para este ano. O local atrai  turistas brasileiros constantemente. Conhecida pelos parques temáticos, a região passou por uma reinvenção e traz o Disney’s Hollywood Studios, que dá vida aos personagens da Disney-Pixar na Toy Story Land.

No Universal Studios Florida, a nova montanha-russa Fast & Furious (uma referência ao filme Velozes e Furiosos) é o grande destaque. Os veículos têm design especial e vão fazer a adrenalina subir. “A cidade oferece muitas atrações e atividades para os visitantes intercalarem ou combinarem entre si”, disse George Aguel, presidente e CEO de Visit Orlando.

Na área gastronômica, o restaurante The Edison leva a temática dos anos 1920 à região, e o Winebar George será o único bar de vinhos na Flórida.

No Sea World, o Infinity Falls leva todos a uma floresta tropical com fontes de água, ruínas de uma civilização perdida, cachoeiras e uma queda, a mais alta entre as atrações.

Resorts e hotéis ganham novidades: o Disney’s Coronado Springs Resort vai receber uma nova torre com 15 andares e 500 quartos, e o Margaritaville Resort Orlando, em frente a um enorme lago, terá 175 quartos, 300 unidades para locação.

Experiências inesquecíveis                                                      

Brasileiros que foram a Orlando concordam em dizer que a experiência na cidade é marcante e especial. A estudante Fernanda Lula Chagas, 20, que viajou em julho de 2015, recomenda o passeio. “Para quem gosta de parque de diversão, é muito bom. Há uma diferença muito grande entre os que temos aqui e os que existem lá”, disse. “É muito bom conhecer lugares e culturas diferentes. A experiência foi ótima”, completou.

Para o engenheiro civil Fábio Salgueiro, a visita a Orlando também foi diferenciada. “É um lugar que tem uma magia única. As pessoas podem até tentar explicar, mas só sentindo mesmo para conseguir entender”, afirmou. O pacote de dez dias para Orlando custa, em média, R$ 7 mil por pessoa     

"Tudo precisa de um equilíbrio", afirmou cantora (Foto: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

Anitta passou quatro dias no Havaí com o marido no começo de março. Caso você esteja se perguntando por que não viu nenhuma foto dela no destino paradisíaco, saiba que ela não fez nenhuma postagem e explicou o motivo nesta segunda-feira, 5.

Ela disse que deixou o celular no cofre do hotel durante os quatro dias em que esteve viajando. "Não me entendam mal, a internet faz meu sonho possível, amo, sou grata, reconheço. Converso com vocês que me ajudam tanto. Mas tudo na vida precisa de equilíbrio", disse, em seu Instagram.

Ela exaltou as vantagens que a internet possibilitou, como se conectar com pessoas distantes e dar visibilidade para seu trabalho. Contudo, disse que o seu uso de forma equivocada pode trazer malefícios.

"Isso foi feito pra nos divertir, e não para nos tornar pessoas ansiosas, depressivas e dependentes. Foi feito para nos unir, e não pra fazer as pessoas brigarem e jogarem ódio umas nas outras", refletiu.

Vestidos pretos se adequam aos climas (Foto: MyBasic/Divulgação)

Fora dos Trilhos

O vestido básico é, sem dúvidas, uma opção versátil e prática para se usar nas viagens ao campo. O modelo oferece conforto, beleza e frescor para o clima em meio à natureza. 

Afinal, passar um fim de semana longe da correria das cidades é sempre bem-vindo, mas antes de escolher quais peças tirar do closet, um lembrete: o tempo no campo é imprevisível. 

Nos locais com mata fechada, a temperatura costuma ser mais gelada à noite e mais fresca durante o dia. Se o local for próximo à mata, considere levar roupas com mangas compridas, por causa dos insetos. Ao fazer a sua mala, não se esqueça de levar repelentes e protetores solares, mesmo para os dias nublados. 

Para fazer trilhas, invista em um par de botas com solado antiderrapante que proteja seu pé, leve um chapéu e mochila. Se o objetivo é relaxar e curtir o clima da natureza, confira sugestões de looks com peças versáteis para compor seu estilo na viagem. O conjunto calça, blusa básica, casaco e tênis compõem um look interessante e muito confortável para os passeios ao ar livre. 

Vestido preto se adequa aos climas

O vestido básico Reggio é versátil. Seu comprimento longo protege contra as temperaturas do clima do campo e fica bom em todos os corpos. O modelo Lituânia possui tecido premium, com qualidade superior. Seu design com manga ¾ e caimento que se ajusta no quadril, criando o efeito blusê, fazem desse modelo uma opção leve e sofisticada.

Estudantes podem fazer cursos de curte duração no exterior mais barato (Foto: Divulgação/CIEE)

Cidade

A maior feira de intercâmbio da América Latina, o Salão do Estudante de São Paulo, acontece nos dias 3 e 4 de março, no Centro de Eventos do Colégio São Luís, no bairro Cerqueira César. Este ano, mais de 200 instituições de ensino vão representar mais de 20 opções de países. A expectativa é que 15 mil alunos participem.

Um dos focos da feira serão as instituições portuguesas e os cursos de idiomas de curta duração em outros países. “Demos um bom espaço para as universidades portuguesas devido ao grande aumento do número de brasileiros que buscaram por cursos em Portugal nos últimos três anos. O custo é mais barato do que faculdades particulares no Brasil e a qualidade de ensino, segurança e estilo de vida é atraente, além da aceitação do Enem pelas universidades portuguesas”, explicou Leandro Reis, gerente de marketing do evento.

No caso do Enem, os alunos são selecionados de acordo com o desempenho no exame, e o peso de cada disciplina varia de acordo com a instituição e o curso escolhido. Entre algumas das universidades portuguesas que participam do evento estão a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Algarve.

Também estarão disponíveis oportunidades para cursar o ensino médio no exterior, especialização, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. Instituições na África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Rússia e Suíça confirmaram presença e oferecerão promoções exclusivas aos visitantes.

Pela primeira vez, o evento também receberá a Associação Americana de Programas Intensivos de Inglês (English USA), exposta em um pavilhão especial no evento. A entrada no evento é gratuita, mas o estudante deve fazer uma inscrição prévia pelo site www.salaodoestudante.com.br. (da redação)

Expositores tiram dúvidas sobre desafios

Especialistas, representantes e alunos das universidades estarão disponíveis para tirar dúvidas sobre estudar no exterior. A feira traz ainda seminários sobre os sistemas educacionais dos países. Nos estandes, o visitante conhece detalhes sobre os custos, requisitos de admissão, vistos, acomodação e até passagens aéreas.

Os visitantes conseguem descontos especiais e podem se matricular para os cursos na hora. Além disso, e pensando nos brasileiros que estão cada vez mais interessados nos intercâmbios voltados para negócios, o Salão do Estudante traz várias oportunidades para jovens profissionais que desejam progredir em suas carreiras e ter um desenvolvimento intercultural.

VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL

or
or