Há vários tipos de sintomas para enxaqueca, como dor pulsátil, latejante e crescente, náuseas, vômitos, e incômodos com cheiro e luz (Foto: Divulgação)

Saúde

Queixa frequente nos consultórios médicos, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça com características bem marcantes, que costuma atingir mais mulheres do que homens, principalmente as que estão em idade fértil, entre 12 e 50 anos. A estimativa é de que a doença afete, no mundo, cerca de 300 milhões de pessoas – uma média de um entre sete indivíduos. Especificamente no Brasil, este é um mal presente na vida de 15% da população. Entre os principais incômodos desencadeados pela enxaqueca pode-se citar a dor pulsátil e latejante, que tende a piorar quando a pessoa se movimenta e realiza atividades cotidianas, como caminhar, e subir uma escada, por exemplo. Além disso, entre os sintomas de enxaqueca também podem ocorrer náuseas, vômitos e incômodos com luz (fotofobia), barulho (fonofobia) e cheiro.

O diagnóstico da enxaqueca é clínico, e os exames complementares só são pedidos em casos específicos, para descartar algum outro tipo de patologia. “São crises recorrentes com características bem específicas, de moderada a forte intensidade, geralmente lateralizada, pegando um lado do crânio. As crises têm duração entre quatro e 72 horas e os exames costumam não trazer alteração. Às vezes, a dor é pulsátil, mais bilateral; em outros casos, é uma dor lateralizada, mas não pulsátil”, explica Leandro Teles, neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro O Cérebro Ansioso, da Editora Alaúde.

Tipos de enxaqueca

A enxaqueca é dividida em dois grandes grupos: enxaquecas sem aura e enxaquecas com aura. O primeiro grupo é mais frequente, atingindo 80% dos pacientes, e é caracterizado por crises de dor intercaladas com incômodos ao ambiente e náuseas. Nesse caso, a dor pode começar e piorar ao longo dos minutos. Já a enxaqueca com aura acomete 20% dos pacientes. Mas o que é enxaqueca com aura? “A aura é um fenômeno neurológico transitório. Ela pode acontecer antes, durante ou sem a crise de dor. A mais comum é a aura visual, as alterações visuais transitórias. O paciente tem pontos brilhantes ou perda visual que dura, geralmente, de cinco a 60 minutos. Depois disso, há uma regressão total ou espontânea. Também existem outros tipos de aura, como a aura com formigamento, com alteração de sensibilidade, auras com tontura ou vertigem. Mas o quadro sempre tem essa característica: início abrupto e término espontâneo”, ressalta o Dr. Leandro Teles. De acordo com o especialista, existem também os casos infrequentes, nos quais a aura vem sem dor. Nessas situações, é feita uma investigação mais abrangente para fechar o diagnóstico.

Tipos de tratamento

Geralmente, o tratamento da enxaqueca  costuma ser dividido em dois tipos: os tratamentos de prevenção e os que agem durante as crises. O tratamento preventivo, geralmente, varia de três a seis meses e é recomendado a pessoas com mais de três crises de forte intensidade por mês.  O Dr. Edson Issamu Yokoo, neurologista da rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, destaca que não existem remédios específicos para prevenção da dor de cabeça. “Nós usamos remédios desenvolvidos para outras doenças, que nos auxiliam no tratamento de prevenção”, afirma.

Segundo ele, além dos medicamentos que serão receitados pelo especialista, existem também outras indicações, como o uso do oxigênio, anestésico local e ainda a utilização da toxina botulínica (botox) na região do couro cabeludo para tirar o estímulo de dor. “A novidade mais recente é a utilização de uma substância chamada anticorpo monoclonal, que é injetado na veia e resolve parcialmente a questão da dor de cabeça. Atualmente tem sido usado em pequena escala nos Estados Unidos, por conta do custo elevado e vem trazendo uma qualidade de vida melhor aos pacientes”, destaca Dr. Yokoo. Segundo ele, pessoas com problemas cardíacos, renais ou de trombose no pulmão devem ser acompanhadas com mais proximidade por um especialista antes de utilizar o medicamento.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Infantino afirmou que a Copa foi a melhor de todas por causa da arbitragem (Foto: Kin Saito/ CBF)

Copa 2018

França conquistou seu segundo título mundial em 20 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Copa 2018

Presidente da Fifa se esquivou de perguntas políticas (Foto: Fotos Públicas)

Copa 2018

Jogador admite que na Eurocopa havia um clima de "já ganhou" (Foto: Reprodução/Facebook)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Jardim Botânico de Curitiba é um dos mais famosos do Brasil (Foto: Daniel Castellano/SMCS/Fotos Públicas)

Opinião

Ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles não está bem nas pesquisas, mas ele se mantém otimista (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR)

Opinião

Pessoas geralmente esperam que o caixa seja apenas ágil, mas, às vezes, ele pode te surpreender (Foto: Tânia Rêgo/ABR/Fotos Públicas)

Opinião

Próximo presidente brasileiro deve seguir exemplo de Amlo (Foto: Reprodução/Facebook)

Opinião