21.3 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

São Paulo pode ter “Dia da Harmonização Facial” após aprovação de vereadores

Na última quinta-feira (26), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação do Dia da Harmonização Facial. Com projeção de ser comemorado no dia 29 de janeiro, ela foi proposta pelos vereadores Isac Félix (PL) e Sandra Santana (PSDB). Todavia, a medida ainda necessita passar por outra votação.

Como justificativa, o projeto reforça que “a apresentação pessoal é uma necessidade fundamental na vida das pessoas” e que “essa preocupação não raras vezes gera um trauma psicológico nas pessoas.”

Isac e Sandra salientam que a proposta “visa reconhecer um novo ofício que está surgindo e pode ajudar muitas pessoas.”

Por meio de nota, o vereador do PL argumentou que a proposta tem preocupação com vítimas de violência doméstica, ainda que a harmonização facial esteja externa ao âmbito da cirurgia plástica ou corretiva.

“Como vereador atuante nas comunidades, recebo inúmeros depoimentos e histórias de mulheres que sofreram violências terríveis que resultaram em cicatrizes em suas faces e corpos, causando-as baixa autoestima, inseguranças e sentimento de rejeição. Além disso, muitas dessas mulheres perderam oportunidades de emprego por conta das visíveis cicatrizes”, destacou Isac Félix.

A princípio, a primeira votação sequer levou discussão para o plenário, conforme acontece quando um acordo é consolidado entre líderes de partidos.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS