Políticos precisam buscar soluções para ajudar empreendedores (Foto: Wilson Dias/ABR)

Opinião

Em qualquer sociedade democrática para o Estado manter sua governabilidade precisamos seguir regras de procedimento, regras que regem pessoas e empresas, isso acaba gerando o chamado sistema burocrático. Infelizmente, hoje o Brasil é um dos países mais burocráticos do planeta, segundo levantamento do Banco Mundial.


O que significa um entrave para os negócios, pesquisas científicas e tecnológicas. Também atrapalha investimentos sociais feitos por entidades da sociedade civil. E dificulta a vida dos cidadãos quando pretendem exercer seus direitos. O brasileiro se vê lançado num labirinto de filas, papéis e carimbos.

Exemplo claro da burocracia é quando um cidadão quer se tornar um empreendedor. São aproximadamente dois meses só para abrir uma empresa legalmente. Já para conseguir todas as licenças e alvará, são mais de nove meses de espera. O número de empregos gerados pelos novos empreendedores poderia ser ainda maior, mas a burocracia trava a economia e dificulta a vida dos brasileiros.

Com toda certeza, isso prejudica o Brasil, limitando a capacidade de crescimento do País e a concorrência no cenário global. Estudos indicam que o Brasil poderia poupar mais de 1% do PIB se simplificasse os procedimentos burocráticos exigidos da sociedade.


Mas, apesar disso tudo, o enfrentamento dos excessos burocráticos tem sido um assunto secundário na agenda nacional. Como representante da população na Câmara Federal, estou trabalhando com minha assessoria técnica para a criação de projetos que ajudem a unificar os procedimentos, diminuir os custos e a burocracia exigida pelo estado, assim poderemos facilitar a vida das pessoas.

*Jorge Tadeu Mudalen é deputado federal pelo DEM/SP

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Time comandado por Telê Santana é reverenciado por técnicos como Guardiola e Tite (Foto: Acervo/CBF)

Copa 2018

Há anos, Fut-Encontro promove gratuitamente interação entre público, jornalistas, atletas e ex-jogadores (Foto: Divulgação)

Copa 2018

Confronto traumático para brasileiros poderia ter ocorrido antes da final (Foto: Reprodução/Fifa.com)

Copa 2018

Até hoje os brasileiros se perguntam por que Zagallo escalou Ronaldo (Ronaldinho à época) na final (Foto: Célio Jr./AE)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Sociedade precisa participar de discussão sobre segurança (Foto: Soldado Feliphe Aires/ Fotos Públicas)

Opinião

Disputa entre Doria e França já afeta rotina dos deputados na Assembleia Legislativa (Foto: Roberto Navarro/ ALESP/ Fotos Públicas)

Opinião

Governo tem discurso otimista, mas a realidade é dura para os brasileiros (Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini)

Opinião

Internautas precisam filtrar informações que recebem nas redes sociais (Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas)

Opinião