Políticos precisam buscar soluções para ajudar empreendedores (Foto: Wilson Dias/ABR)

Opinião

Em qualquer sociedade democrática para o Estado manter sua governabilidade precisamos seguir regras de procedimento, regras que regem pessoas e empresas, isso acaba gerando o chamado sistema burocrático. Infelizmente, hoje o Brasil é um dos países mais burocráticos do planeta, segundo levantamento do Banco Mundial.


O que significa um entrave para os negócios, pesquisas científicas e tecnológicas. Também atrapalha investimentos sociais feitos por entidades da sociedade civil. E dificulta a vida dos cidadãos quando pretendem exercer seus direitos. O brasileiro se vê lançado num labirinto de filas, papéis e carimbos.

Exemplo claro da burocracia é quando um cidadão quer se tornar um empreendedor. São aproximadamente dois meses só para abrir uma empresa legalmente. Já para conseguir todas as licenças e alvará, são mais de nove meses de espera. O número de empregos gerados pelos novos empreendedores poderia ser ainda maior, mas a burocracia trava a economia e dificulta a vida dos brasileiros.

Com toda certeza, isso prejudica o Brasil, limitando a capacidade de crescimento do País e a concorrência no cenário global. Estudos indicam que o Brasil poderia poupar mais de 1% do PIB se simplificasse os procedimentos burocráticos exigidos da sociedade.


Mas, apesar disso tudo, o enfrentamento dos excessos burocráticos tem sido um assunto secundário na agenda nacional. Como representante da população na Câmara Federal, estou trabalhando com minha assessoria técnica para a criação de projetos que ajudem a unificar os procedimentos, diminuir os custos e a burocracia exigida pelo estado, assim poderemos facilitar a vida das pessoas.

*Jorge Tadeu Mudalen é deputado federal pelo DEM/SP

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Administrar uma franquia não é missão simples. Saiba como empreender (Foto: Foto: Milton Michida/GESP/Fotos Públicas)

Economia

Empreender tem se tornado uma maneira eficaz, e muitas vezes necessária, de se livrar da crise financeira e garantir uma fonte de renda. De acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, de cada 10 pessoas no Brasil, ao menos quatro estão envolvidas em algum tipo de empreendimento. Investir em franquias pode ser uma boa sacada, já que o mercado teve um aumento de 7% no faturamento no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mas é preciso ter paciência para alcançar os lucros do negócio.

Segundo especialistas, as franquias levam, em média, 12 meses para começar a dar um retorno positivo, prazo que pode variar até 24 meses, de acordo com o custo da operação. Segundo Georgios Frangulis, CEO da rede de franquias Oakberry Açaí Bowls, Lucas Moreira, fundador e CEO da Splash cafés e bebidas urbanas, e Adrielle Freitas, contadora da Contabilizei, escritório de contabilidade para micro e pequenas empresas, cinco dicas essenciais podem te auxiliar na lucratividade do negócio.

  1. Monte uma estratégia

Apresente uma proposta diferente das tradicionais do mercado. Uma demanda de mercado reprimida é um excelente início. "Trabalhar de maneira estruturada e com um formato operacional, que ofereça pouca margem de erro de gestão por parte do franqueado e dos fornecedores, é essencial, principalmente no início", destacou Georgios Frangulis.

  1. Escolha um ponto comercial

O fluxo de pessoas que passam por determinado local é o primeiro fator a ser considerado, ainda mais quando se pretende consolidar o nome de uma marca.

  1. Simplifique sua operação

Uma operação sem complexidade, além de trazer agilidade ao serviço prestado, também diminui bastante a margem de erro do seu negócio, evitando gastos desnecessários que podem se transformar em ganhos positivos.

  1. Mantenha o padrão

Franqueado e franqueador devem manter o padrão estabelecido no fechamento do contrato. "O lucro acontece exatamente com uma gestão próxima do franqueado, conseguindo manter o baixo custo, boa margem nos produtos, estancar perdas e aumentar as vendas", explicou Lucas Moreira.

  1. Fique de olho na contabilidade

Apesar de ser um comércio varejista, as franquias possuem detalhes que deverão ser cuidadosamente avaliados, principalmente em relação aos dados contábeis. "É importante encontrar uma empresa especializada no assunto para tomar conta de todos os seus dados contábeis e ainda te orientar sempre que precisar", alertou Adrielle Freitas.

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Infantino afirmou que a Copa foi a melhor de todas por causa da arbitragem (Foto: Kin Saito/ CBF)

Copa 2018

França conquistou seu segundo título mundial em 20 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Copa 2018

Presidente da Fifa se esquivou de perguntas políticas (Foto: Fotos Públicas)

Copa 2018

Jogador admite que na Eurocopa havia um clima de "já ganhou" (Foto: Reprodução/Facebook)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Jardim Botânico de Curitiba é um dos mais famosos do Brasil (Foto: Daniel Castellano/SMCS/Fotos Públicas)

Opinião

Ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles não está bem nas pesquisas, mas ele se mantém otimista (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR)

Opinião

Pessoas geralmente esperam que o caixa seja apenas ágil, mas, às vezes, ele pode te surpreender (Foto: Tânia Rêgo/ABR/Fotos Públicas)

Opinião

Próximo presidente brasileiro deve seguir exemplo de Amlo (Foto: Reprodução/Facebook)

Opinião