Notícias
Se você está lendo esse texto, significa que faz parte de um grupo que confia na credibilidade oferecida pelo jornal impresso. E o Metrô News, com a tradição de 45 anos, é um dos principais veículos de comunicação de São Paulo e, assim como outros grandes jornais da cidade, tem como missão oferecer, a cada edição, um conteúdo bem apurado e submetido ao crivo de diversos profissionais, antes de levá-lo ao seu destino final. É isso que tem diferenciado o material oferecido pelas empresas sérias, que têm por trás importantes marcas jornalísticas, de boa parte daquele encontrado nas redes sociais, como Facebook e WhatsApp e no canal Youtube. Voltado essencialmente para desinformar, esse conteúdo recebeu até nome próprio: fake news. São notícias intencionalmente falsas, normalmente difundidas para causar pânico e ódio na população, com interesses comerciais, políticos ou genéricos, depreciando políticos, partidos e celebridades. Segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), 12 milhões de pessoas espalham notícias falsas no País. Normalmente, as informações contidas nesses meios tentam enganar o leitor e isso é muito prejudicial, segundo especialistas ouvidos pela reportagem, pois são difundidas de forma tendenciosa. “As fake news são notícias que se parecem verdadeiras, mas são falsas. Elas te induzem a acreditar naquilo”, disse o professor de Direito Diogo Rais, coordenador do Programa de Combate às Fake News da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Normalmente, há um interesse comercial por trás disso. Só a educação pode ajudar na luta”, explicou. O jornalista Alex Francisco, professor da Universidade UNG, concordou. “Quem começa a propagar esse tipo de informação, normalmente espera um retorno. Pode ser faturando financeiramente por acesso àquele link, ou tentando denegrir a imagem de alguém”, disse. “A imprensa tem de lutar contra esse problema”, falou.
Credibilidade – Milhares de pessoas têm acesso às principais notícias do dia, pela manhã, graças aos jornais gratuitos (Foto: Lucas Dantas)
Portal quer combater a ação O Mackenzie mantém um portal (portal.mackenzie.br/fakenews) que visa ao combate das notícias falsas oferecendo informações de qualidade. “Essa, na minha visão, é a melhor forma de lutar contra esse mal”, explicou Rais. O projeto é uma iniciativa dos cursos de Direito e Jornalismo da instituição. Além de dicas sobre o assunto, os professores dão sugestões de como verificar quando uma informação é verdadeira ou falsa e tem vários artigos publicados. “Existem alguns passos para que a pessoa possa averiguar: primeiro, você se pergunta se confia naquele veículo. Olhe o link e veja se é de algum portal grande. Segundo, converse com alguém que você conhece sobre aquilo. Faça uma checagem”, explicou.
Credibilidade – Milhares de pessoas têm acesso às principais notícias do dia, pela manhã, graças aos jornais gratuitos (Foto: Lucas Dantas)
Notícias falsas são premeditadas De acordo com o jornalista Renato Essenfelder, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é importante diferenciar fake news dos erros normais, comuns, que ocorrem no cotidiano do jornalismo. “No caso das notícias falsas, há uma agenda por trás. Eles manipulam eleições ou ganham dinheiro, faturam anúncios, com enganação”, disse. Para ele, a chegada das redes sociais só potencializou o problema. “O jornalismo, bem feito e com matérias bem apuradas, é a principal forma de combate”, concluiu. O povo quer falar A reportagem conversou com leitores, que pegam o Metrô News nas diversas estações do Metropolitano de São Paulo, para saber se eles já receberam notícias falsas por redes sociais e se confiam mais na credibilidade do jornal impresso. A opinião foi unânime.
Foto: Lucas Dantas
“Tenho redes sociais e recebo muitas notícias falsas. Eu prefiro ler o jornal porque é mais atualizado e mais confiável. Nem tudo o que você vê na internet é verdadeiro. Eu pego o jornal para ficar informada. Além disso, assisto à televisão também, vejo o Bom Dia São Paulo.” Cássia Germina de Souza, 25 anos, estudante
Foto: Lucas Dantas
“Eu gosto do Metrô News, do Destak e do Metro. Tenho Facebook e já recebi notícias falsas por lá. O impresso é mais confiável. Às vezes, eu chego em casa e falo ‘nossa, você viu isso?’, e meus filhos falam: ‘não acredite na primeira coisa que você vê’. Eles puxam minha orelha por conta disso.” Eri Zolete, 62 anos, analista de gestão
Foto: Lucas Dantas
“Eu não tenho redes sociais, mas sei que se espalham muitas notícias falsas por lá. Eu pego os jornais Metrô News e Destak porque me sinto muito mais informado com o impresso.” José Carlos, 69 anos, aposentado

Deixe seu comentário

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

COPA 2018

Faltam
para a Copa do Mundo

Time comandado por Telê Santana é reverenciado por técnicos como Guardiola e Tite (Foto: Acervo/CBF)

Copa 2018

Há anos, Fut-Encontro promove gratuitamente interação entre público, jornalistas, atletas e ex-jogadores (Foto: Divulgação)

Copa 2018

Confronto traumático para brasileiros poderia ter ocorrido antes da final (Foto: Reprodução/Fifa.com)

Copa 2018

Até hoje os brasileiros se perguntam por que Zagallo escalou Ronaldo (Ronaldinho à época) na final (Foto: Célio Jr./AE)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Governo tem discurso otimista, mas a realidade é dura para os brasileiros (Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini)

Opinião

Internautas precisam filtrar informações que recebem nas redes sociais (Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas)

Opinião

Freud, quando criança, ao lado de seu pai (Foto: Divulgação/freud-museum.at)

Opinião

Alteração no Núcleo Cabuçu coloca em risco o Parque da Cantareira (Foto: Reprodução/Google Maps)

Opinião
Sao Paulo Brazil vento agitado, 10 °C
Condições atuais
Nascer do sol: 6:35 am   |   Pôr do sol: 5:30 pm
70%     40.2 km/h     30.916 atm
Previsão
DOM Baixa: 9 °C Alta: 17 °C
SEG Baixa: 6 °C Alta: 18 °C
TER Baixa: 8 °C Alta: 22 °C
QUA Baixa: 8 °C Alta: 22 °C
QUI Baixa: 13 °C Alta: 16 °C
SEX Baixa: 13 °C Alta: 20 °C
SáB Baixa: 14 °C Alta: 21 °C
DOM Baixa: 13 °C Alta: 19 °C
SEG Baixa: 13 °C Alta: 22 °C
TER Baixa: 12 °C Alta: 21 °C
Guarulhos Brazil Ensolarado, 10 °C
Condições atuais
Nascer do sol: 6:35 am   |   Pôr do sol: 5:30 pm
73%     35.4 km/h     30.782 atm
Previsão
DOM Baixa: 8 °C Alta: 16 °C
SEG Baixa: 8 °C Alta: 18 °C
TER Baixa: 8 °C Alta: 22 °C
QUA Baixa: 10 °C Alta: 21 °C
QUI Baixa: 13 °C Alta: 16 °C
SEX Baixa: 13 °C Alta: 20 °C
SáB Baixa: 13 °C Alta: 20 °C
DOM Baixa: 13 °C Alta: 19 °C
SEG Baixa: 12 °C Alta: 21 °C
TER Baixa: 12 °C Alta: 21 °C
Osasco Brazil vento agitado, 10 °C
Condições atuais
Nascer do sol: 6:36 am   |   Pôr do sol: 5:31 pm
70%     40.2 km/h     30.916 atm
Previsão
DOM Baixa: 8 °C Alta: 17 °C
SEG Baixa: 6 °C Alta: 19 °C
TER Baixa: 8 °C Alta: 23 °C
QUA Baixa: 8 °C Alta: 22 °C
QUI Baixa: 13 °C Alta: 16 °C
SEX Baixa: 13 °C Alta: 21 °C
SáB Baixa: 14 °C Alta: 21 °C
DOM Baixa: 13 °C Alta: 20 °C
SEG Baixa: 14 °C Alta: 22 °C
TER Baixa: 12 °C Alta: 21 °C