21.2 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Moraes declara impedimento para votar habeas corpus de Allan dos Santos

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, destacou que esteve impedido ao votar acerca do habeas corpus que pede a extinção da prisão do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. O julgamento desse caso começou na última sexta-feira (29).

Tal qual Edson Fachin – relator dessa audiência -, os ministros Gilmar Mendes e Cármen Lucia optaram pela negação do pedido. Contudo, para Moraes, o influencer “não trouxe argumentos aptos a infirmar a decisão atacada”.

Para Fachin, o decreto tem fundamento no tratamento de um caso que é “writ contra decisão única”.

“Conforme orientação majoritária da Corte, não é cabível habeas corpus em hipóteses como a dos autos, por se tratar de writ contra decisão monocrática proferida pelo Min. Alexandre de Moraes, que decretou a prisão preventiva do agravante”, apontou o ministro.

Allan dos Santos possui uma vasta quantidade de medidas previdenciárias. Uma delas é o bloqueio de todas as suas contas bancárias.

Além disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão de contas do blogueiro bolsonarista nas redes sociais, assim como a prisão, e o fechamento do Terça Livre, blog de notícias alimentado por Allan.

Com prazo indeterminado, a ordem de detenção foi emitida no último dia 5 de outubro. Nesse sentido, Moraes articulou a pedido da PF (Polícia Federal) no inquérito das milícias digitais, cujo qual apura a mobilização de grupos na internet contra a democracia.

Situado nos Estados Unidos há mais de uma temporada, Allan dos Santos está incluído na difusão vermelha da Interpol, que trabalha na localização de foragidos no exterior.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS