Informes Publicitarios

Pesquisa Origem e Destino volta a campo!

A Pesquisa OD, como é conhecida, é uma importante ferramenta para a melhoria do trânsito e dos transportes na cidade, resultando na redução do tempo de todos os deslocamentos, sejam eles por auto, moto, ônibus, metrô, trem, bicicleta ou a pé. Os trabalhos de campo foram retomados pelas empresas contratadas pelo Metrô no dia 20/02, com a realização das entrevistas nos domicílios que foram sorteados para participar da pesquisa, que é feita em toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
As visitas estavam paralisadas desde dezembro passado durante o período das férias escolares. A pesquisa, iniciada em junho do ano passado, cobre todos os 96 distritos da capital e os demais 38 municípios da Grande São Paulo. Além dos domicílios, a OD também apura os deslocamentos na chamada Linha de Contorno, que abrange as 21 rodovias de acesso à RMSP, os aeroportos de Congonhas e Cumbica e os terminais rodoviários da Barra Funda, Tietê e Jabaquara.
A Pesquisa na Linha de Contorno já foi realizada e as pesquisas feitas nos domicílios continuam em 2018.

Segurança da Pesquisa

Para a formação da base de dados, cerca de 1.200 pessoas estão trabalhando em diversas etapas da realização
de toda a Pesquisa OD. As residências pesquisadas são definidas por sorteio e seus moradores notificados da escolha por carta com as informações sobre a pesquisa, uma senha e os telefones para contato e agendamento da visita do pesquisador. Ao chegar para a entrevista, o pesquisador deverá informar uma contrassenha que deve coincidir com a senha da carta enviada à residência. Este método aumenta a confiabilidade, garantindo que se trata de um pesquisador enviado pelo Metrô.
O entrevistador deve estar portando um crachá, além do colete azul exclusivo da pesquisa, facilitando a identificação. A coleta das informações é feita com todos os integrantes da residência para saber quantos, por quais motivos (trabalho, saúde, educação, compras, por exemplo) e como são feitos (motorizado ou não, transporte individual ou coletivo) seus deslocamentos ao longo do dia anterior. O questionário é feito com a utilização de tablets, que verificam automaticamente inconsistências nas respostas e auxiliam no georreferenciamento dos locais informados.Para saber mais sobre a pesquisa, ou confirmar se a residência realmente foi selecionada para participar, o morador pode ligar para o telefone 0800-770-77-22, ou acessar o site www.metro.sp.gov.br.


Para que servem os resultados da Pesquisa OD
A OD, como é conhecida, é feita pelo Metrô a cada 10 anos, desde 1967. Seus resultados são essenciais para qualquer planejador urbano e, especialmente, para o planejador de transportes. Eles mostram os deslocamentos das pessoas da região, permitindo conhecer com precisão a situação atual e projetar as demandas no futuro.
Outros setores também utilizam os resultados desta Pesquisa: as áreas de Segurança – para dimensionar e alocar efetivos policiais de acordo com os fluxos apontados, Saúde – para verificar o trajeto de focos epidêmicos, entre outros usos, Educação e Análise de Mercado – para planejar localização de equipamentos públicos, comerciais e de serviços, Saneamento e outros setores. Além disso, os resultados são bastante utilizados em estudos acadêmicos e técnicos de urbanistas, arquitetos, engenheiros e outros profissionais que se dedicam a conhecer e estudar soluções para os problemas urbanos.
Se o seu domicílio foi sorteado, receba bem o pesquisador!

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou