17.8 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Objetos, cores e iluminação influenciam o cotidiano em residências










Cores também possuem significados em uma casa (Foto: Reprodução/Pixabay)


Imóveis

A forma de objetos de decoração, além das cores e da iluminação presentes em uma casa podem dizer muito sobre as características de seus moradores. Além disso, de acordo com especialistas entrevistados pelo Metrô News, tudo isso também interfere no cotidiano das pessoas que vivem nesta residência.

Segundo o arquiteto Felipe Luciano, do Estudio FCK, o que mais influi são as cores. “Elas mexem com sensações. O ambiente tem que ditar o que você sente ali dentro. Por exemplo, em um quarto não se usam cores fortes. A preferência é pelas mais leves, já que lá é um local de relaxamento”, explicou.

Para o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNG, Evandro Pereira da Silva, fatores policromáticos, assimetria ou simetria, bem como a tridimensionalidade e objetos que compõem esses locais nos transmitem sensações de conforto e acolhimento. “A gama de materiais, cores e texturas são quase infinitas”, falou. Por isso, a consulta a um profissional de arquitetura ou designer de interiores é essencial.

A proprietária da Toque Final Decor, Valéria Redivo, contou que sempre se propõe a ajudar nas escolhas dos clientes. “A residência tem que ficar harmônica e agradar, principalmente, os moradores. A mudança de cores nas paredes já muda bastante um ambiente”, falou.

Confira os significados de cada cor

Branco: paz, limpeza, pureza, infância;

Cinza: tédio, tristeza, seriedade, sabedoria;

Preto: tristeza, dor, temor;

Azul: confiança, verdade, serenidade;

Verde: bem-estar, saúde, tranquilidade, equilíbrio;

Amarelo: conforto, esperança, euforia;

Vermelho: amor, erotismo.

Luzes brancas

Não distorcem as cores. São usadas, normalmente, em ambientes em que a atenção é primordial, como na cozinha;

Luzes amarelas

Transmitem sensação de relaxamento. São utilizadas em locais como quartos, sala de estar e de jantar.




BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

A três dias da Copa, Capital quase não tem decoração temática

Fitinhas verdes e amarelas, guias pintadas e uma ansiedade grande pelo início da Copa do Mundo. Essa já foi a realidade de muitas vizinhanças na Capital, mas é uma tradição cada vez mais rara pelos cantos da cidade.

Ver uma empresa ou comércio enfeitado é algo extremamente raro. Até os supermercados possuem espaços restritos para itens relacionados do Mundial.

Ainda assim, os moradores se uniram para pintar algumas vias, como a Avenida Maria Antônia Marins, no Jardim Peri, a Rua Bartolomeu Diniz, no Lauzane Paulista, a Rua Demétrio Ribeiro, na Água Rasa, e a Rua Domingos Agostim, no Tatuapé.  “A Seleção melhorou muito depois do 7 a 1, por isso a gente tem que mostrar nosso apoio de novo”, disse o comerciante Miguel Rogério, entusiasta da Copa do Mundo.

De acordo com os sociólogos Marco Vallada, professor da UNG, e Rogério Baptistini, do Mackenzie, três motivos causaram abalo na relação do brasileiro com o futebol: o primeiro, os recentes escândalos de corrupção; o segundo, uma indignação com as situações precárias do País, surgida desde 2013, época de protestos; e o terceiro, a humilhante derrota por 7 a 1 dentro de casa, na Copa de 2014, para a Alemanha.

“Falta um entusiasmo que antes era bastante comum ver nas ruas, com a proximidade do torneio”, disse Vallada. Existe também um motivo econômico, já que a população é assolada por uma crise há anos, que se agrava novamente após a greve dos caminhoneiros, falou Baptistini. Tudo isso, segundo ele, causa uma descrença nas instituições, inclusive no futebol. “É uma sensação de insegurança com tudo”, explicou.    

Bairro da zona norte enfeitado para Jesus

O bairro enfeitado mais emblemático é o Jardim Peri. A festa sempre foi grande na vizinhança, segundo o motorista Antônio Matilde de Lima, mas, este ano, a emoção será diferente: a torcida pelo centroavante da Seleção, Gabriel Jesus, que morava no local antes de se mudar para Manchester, na Inglaterra, onde defende o Manchester City.

 

Em 2014, ano do 7 a 1, Gabriel Jesus ajudava  a Seleção Brasileira como podia (Fotos: Rede Social Gabriel Jesus e Ivo Lindbegh)

O morador Duarte Leite se lembra bem de um menino magricela que pintou sua calçada em 2014. “A foto ficou famosa, ele estava aqui e agora está na Seleção. É uma emoção muito grande”, disse. A aposentada Nadir Ferreira também se recorda dos tempos de Gabriel Jesus garoto. “Eu vendia coxinha para ele depois dos treinos. Estou feliz pelo sucesso conquistado”, afirmou.

Na Vila Bela Vista, moradores da Rua Koshun Takara grafitaram as paredes, também em homenagem ao atacante.   

Saiba como deixar sua sala moderna com papel de parede 3D

Decorar a sala é uma maneira de dar aquele toque de personalidade no ambiente, mostrando por meio do visual um pouco do seu estilo. Existem diversos modelos de decoração que podem representar o seu toque pessoal. Cores, almofadas, tapetes e quadros decorativos, por exemplo, são meios para expressar sua autenticidade dentro do seu lar.

A parede da sala é como a alma da sua decoração, capaz de transmitir todo o humor e estilo do ambiente. Por isso, para quem busca uma decoração supermoderna, aposte no papel de parede 3D. Com ele, você consegue adicionar uma dimensão extra às paredes 

Os revestimentos em 3D são perfeitos para criar a sensação de movimento e profundidade a um espaço, sendo uma alternativa aos tradicionais papéis de parede.

Planejamento no ambiente

A sala de estar é como o coração de uma casa e, por isso, merece sua atenção quando o assunto é decoração. É na sala de estar que recebemos as visitas e passamos momentos de lazer com a nossa família e amigos.

O primeiro passo é analisar qual será a verdadeira utilidade do espaço. Você vai usar somente para receber os convidados? Ou também como sala de TV? Antes de decorar o ambiente tenha em mente qual será a verdadeira utilidade do seu espaço. 

Não esqueça que excesso de móveis pode incomodar. Por isso, observe as proporções do seu espaço e faça as escolhas certas. Prefira móveis e sofás com uma cor neutra. Para quem gosta de pontos de cor, aposte nos detalhes como almofadas e adornos. 

Dez dicas para aproveitar uma sala de estar pequena em sua casa

A decoração e disposição de móveis em ambientes pequenos, normalmente, causa dor de cabeça. Afinal, deve-se valorizar a comodidade, por exemplo, em uma sala de estar, com um sofá largo, ou ampliar a passagem com objetos mais estreitos?

A youtuber Nina Braz, do canal “Tu organizas” elencou dez dicas para aproveitar ao máximo salas menores. De acordo com ela, um sofá pode ter de 80 centímetros a um metro e quarenta de largura e a escolha deve ser sempre pelo menorzinho. “Pode-se optar por um sofá de canto também, pois ele é bem aproveitado e dá a sensação de que o local é maior”, explicou.

Um item pouco pensado é a cortina. “Tem que se ver quanto de espaço uma cortina ocupa. Se ela é cheia de panos e volumosa, pode ter 20 centímetros, contra apenas três de uma persiana”, afirmou.

A televisão é indispensável, mas hoje é mais fácil de colocá-la na parede. “Não é mais preciso ter um móvel apenas para a TV”, disse Nina. “As pessoas podem pensar em fazer ambientes integrados, uma cozinha aberta, em conjunto com a sala, tem muito projeto legal nesse sentido”, comentou.

Outras dicas foram a colocação de uma mesinha de canto, utilização de espelhos (com o devido cuidado para ver o que ele vai refletir), móveis com tampo de vidro e cores claras, com tons neutros, que dão a sensação de um ambiente maior.

Confira o vídeo:

Decoração alternativa personaliza cômodos e faz bem ao bolso

Quem nunca pensou em usar um objeto diferente para decorar um ambiente? E em fazer um próprio vaso para deixar o quintal mais bonito? Para ajudar os leitores que pretendem reaproveitar objetos antigos, o Metrô News conversou com Jorge Fernandes, consultor comercial que tem como hobbie a criação de peças alternativas para residências.

Em luminárias, Fernandes utiliza materiais que sobram de reformas, como caixas de passagem elétrica, eletrotubos e conduletes, além da base de madeira. “Usei também parafusos inox, além de caixas de alumínio e tratamento com seladora na madeira”, explicou. “Isso dá um toque sofisticado, atemporal e que se encaixa em qualquer ambiente onde se valorizem a arquitetura e o design”, disse.

Para a sala de jantar, a indicação é usar a criatividade na hora de pensar em uma estrutura para a base: no caso de Fernandes, ele utiliza, normalmente, um trapézio com pintura preta. Ele também usou um pedaço de vidro, encaixada no tampo, para valorizar a beleza da estrutura em trapézio. “Ela tem uma identidade única e se encaixa perfeitamente na sala”, afirmou.

Para ambientes externos, ele deu a dica: utilizar vasos de cimento ou barro, que podem ser pintados em casa. A grama pode ser esmeralda, que é de fácil manutenção, crescendo lentamente e exigindo pouca água. Para o local ficar mais bonito, pode-se fazer um seixo de pedras brancas no entorno e no piso.

 







Com menor custo e espaço, banheiras tomam áreas que, antes, eram destinadas a piscinas (Foto: Divulgação)


Fora dos Trilhos


Um acessório típico do banheiro tem tomado outros espaços com intuito de oferecer descanso e relaxamento. As banheiras têm se descolado do ambiente tradicional e ocupado salas de descanso, que contam até mesmo com televisão e frigobar.

É claro que não é qualquer banheira que consegue ocupar um espaço fora do tradicional. Segundo a Interbagno, empresa especialista em soluções para banheiroes e salas de banhos, as mais indicadas para este conceito são as freestanding, ou seja, aquelas banheiras soltas, que eliminam a necessidade do tradicional berço de alvenaria, evitando obras complexas. Além disso, ocupam menos espaço e apresentam design único.

Dicas de uso

– Complementando a área externa, a banheira SPA Pallas, da Axell, agrega conforto e sofisticação. 

– Imagine desfrutar de um pôr do sol na banheira, ao lado dos amigos? A SPA My Place 200, da Axell, proporciona momentos assim.

– Com um desenho clássico, mas com um toque moderno, a banheira Calos Dual, da Novellini, é perfeita para compor diversos espaços.

– Um espaço só para relaxar. Essa é a proposta do ambiente em que a banheira Angra, da Sabbia, é protagonista.


VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL

  • Create an account

  • Forgot your username?

  • Forgot your password?

or

or




LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índice