App estuda criar opção para usuário ouvir áudio antes de enviá-lo (Foto: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

Durante o mês passado, o WhatsApp, em atualizações de teste, mostrou que pretende realizar mudanças em alguns recursos e adicionar outros ao aplicativo. Um dos mais esperados é o aumento de tempo para deletar uma mensagem, pulando dos atuais sete minutos para oito minutos e 16 segundos. No iPhone, esta novidade já chegou.

Outra inovação é a integração com o Reply, do Google, que permite enviar respostas automáticas ao invés de digitar sua própria mensagem. O recurso usa inteligência artificial para ler mensagens e sugerir réplicas por diversos aplicativos, mas no WhatsApp a função fica bastante fluída.

Para quem gosta de conversar por áudio e não curte ficar com o dedo apertando o botão de gravação no aplicativo, essa mudança é bastante comemorada: em versão de testes, é possível travar o botão e tirar o dedo da tela. Mesmo assim, o aplicativo segue gravando sua voz e, no final, envia tudo ao destinatário. O WhatsApp também pretende adicionar um recurso para escutar seus áudios antes que eles cheguem no outro celular.

Os grupos também terão mudanças: será possível, em breve, pesquisar por membros, facilmente, e realizar uma descrição para as conversas. Além do nome e da foto, uma frase pode ser colocada neste espaço

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Apesar do susto, não é possível instalar um vírus em um smartphone por meio de mensagens pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Facebook)

Tecnologia

Desde a semana passada, uma falha no WhatsApp para Android é utilizada para assustar usuários do Brasil. O “link do esquilo” utiliza uma vulnerabilidade em que o aplicativo não consegue interpretar um conjunto de caracteres ocultos, que é acionada quando o usuário toca no emoji.


A falha não é tão ofensiva quanto andou se espalhando. Não se trata de um supervírus, que poderia inutilizar o aparelho. Basta reiniciar o app que o celular volta ao normal. Para apagar a mensagem, é necessário utilizar o WhatsApp Web (por meio de um PC) ou excluir a conversa por inteiro.


Para evitar problemas com fraudes, porém, recomenda-se estar atento a links compartilhados, seja individualmente ou em grupo. Conforme o programador Ronaldo Prass relatou ao blog Tira-Dúvidas de Tecnologia, o “link do esquilo” não atinge todos os modelos Android e não oferece risco à segurança das informações dos usuários que caírem na brincadeira.

App facilita comunicação entre empresas e consumidores

Tecnologia

O WhatsApp, um dos aplicativos mais utilizados nos celulares dos brasileiros, liberou, na semana passada, a versão Business do mensageiro para usuários do País. O app está disponível para celulares Android e permite a criação de um perfil com endereço físico, horário de funcionamento, e-mail e expõe até  informações de site.

Não é necessário possuir CNPJ ou pagar taxas, já que os recursos pagos e opcionais serão adicionados futuramente. O WhatsApp Business é uma versão voltada para a comunicação entre empresas de pequeno e médio porte com seus clientes..

Para que o estabelecimento entre em contato com o usuário, é necessário que a pessoa forneça o número de celular ou tenha acionado primeiro a empresa por meio do aplicativo.

O WhatsApp Business permite respostas rápidas para perguntas frequentes, saudações apresentando a empresa e avisos automáticos, caso o estabelecimento esteja fora do horário de atendimento.

Ainda não se sabe quando será liberada uma versão para iPhone. O app funciona também no computador, similar ao que ocorre hoje com o WhatsApp Web. Além do Brasil, o aplicativo também funciona nos Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Itália e México.

Organização Mundial da Saúde desmentiu a existência do caso de H2N3 no Brasil (Foto: Reprodução/ Facebook)

Saúde

Áudio que circula nas redes sociais e aplicativos de smartphones propaga informações inverídicas. O Ministério da Saúde informou que não existe um coletivo do vírus H2N3, um dos tipos do vírus influenza,  no Brasil. Os vírus influenza que circulam no País são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe protege contra os três tipos de vírus.

O País possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância do influenza, distribuídas em serviços de saúde. Com esta rede, é possível monitorar a circulação do vírus por meio da captação de casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave.

(Foto: Arquivo pessoal)

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Ator, cantor e compositor, Will Smith foi chamado pela Fifa para encerrar mundial (Foto: Reprodução/Youtube)

Copa 2018

Alemanha não tomou conhecimento da Seleção (Foto: Clayton de Souza/AE)

Copa 2018

Coutinho também poderia estar na final da Champions, mas foi para o Barcelona e já se apresentou a Tite (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Copa 2018

Mesmo com queda na Copa de 2010, Dunga ainda teve mais uma oportunidade na Seleção, mas decepcionou novamente (Foto: Rodolfo Buhrer/AE)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Animais são tratados como membros de família e merecem toda a atenção (Foto: Diogo Moreira / A2img/Fotos Públicas)

Opinião

Preço do frete não acompanhou o aumento do valor do diesel (Foto: Marcelo Camargo/ABR/Fotos Públicas)

Opinião

Como advogado-geral da União, Dias Toffoli defendeu que denúncias duvidosas não fossem incorporadas formalmente ao processo (Foto: Reprodução/Flickr)

Opinião

Paulistas criticam parlamentares, mas não mudam voto nas eleições (Foto: Elza Fiúza/ABR)

Opinião