16
Sex, Nov

Evento enfatiza igualdade entre homens e mulheres (Foto: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

Festival ABP

O Festival da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), do Rio de Janeiro, seguindo uma tendência mundial, terá 50% de mulheres no seu júri. O evento terá como tema central “Viva a Talentologia”. “Se o tema do festival deste ano fala sobre o futuro, não poderíamos deixar de dar ênfase na igualdade entre homens e mulheres no júri”, ressaltou Dudu Lopes, presidente da ABP. O festival vai acontecer em 22 de outubro, no Rio, e as inscrições podem ser realizadas até 27 de setembro. Para mais informações, acessar www.festivaldaabp.com.br

Prêmio Comunique-se

Na terça-feira, 11, ocorreu a entrega do Prêmio Comunique-se, um dos principais do jornalismo brasileiro. Elisangela Peres, do programa Grandes Nomes da Propaganda, da Record News, foi uma das três finalistas na categoria Comunicação – Propaganda e Marketing. 

Gestando a gestão

No dia 19, o Sinapro-SP realizará a palestra “Gestão em Agências de Propaganda”, ministrada pelo consultor Antonio Lino. O objetivo com a ação é oferecer ferramentas que auxiliem no cotidiano da operação de agências e, principalmente, colaborar com o crescimento dos negócios, observa Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP. Mais informações no www.sinaprosp.org.br.

Um brasileiro em Nova York

O brasileiro Fabio Seidl foi convidado para assumir o cargo de Executive Creative Director na agência Velocity, a mais nova agência da rede DDB, que é do Grupo Omnicom, em Nova York (EUA). Fabio possui mais de 20 Leões do tradicional Festival de Cannes, entre outros diversos prêmios, como D&AD; OneShow, London; Grand Prix no Fiap e no El Ojo. 

Grandes Nomes

Assista neste domingo, 16, às 10h30, na Record News, entrevistas com os profissionais Mauricio Parise/GOL; Eduardo Lorenzi/Publicis; Cacá Bloise/Music; Martim Ibrahim/M Dias Branco; Fabio Madia/MK Now; Daniel Aguado/Latam e Andrea Martins/Camil.

Abap-ONU-PUC

Mario D’Andrea, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), defendeu, durante o Seminário “As Boas Práticas no Relacionamento com o Consumidor“, na última terça-feira, 11,  o fortalecimento das agências de publicidade e a qualidade do conteúdo da propaganda para assegurar informações transparentes nas relações de consumo. O evento foi organizado pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Sociedade e Consumo, em parceria com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e a PUC-SP.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Gol traz avanço moderno que será usado em voos internacionais (Foto: Imprensa Gol/Divulgação)

Economia

737 MAX é GOL

A companhia GOL apresentou, na terça-feira, 28, o novíssimo Boeing 737 MAX (Inteligência para ir mais longe). A empresa brasileira é a primeira da América Latina a operar com este equipamento. Como características principais, o 737 MAX traz avanços em tecnologia, performance, autonomia e economia como diferenciais aos modelos anteriores da família 737 e será utilizado nos voos internacionais, partindo de Brasília e Fortaleza para Miami. Até 2027, a Gol vai receber 135 unidades do 737 MAX.

Só para mulheres

Até 2 de setembro, a TRESemmé terá uma casa de vidro, com extensa programação gratuita, no Parque Villa Lobos, tendo dois espaços principais. No Hair Studio é possível viver uma experiência capilar acompanhada por experts, com diagnóstico e orientação do tratamento ideal para cada caso. Já o Head Studio é um espaço para promover rodas de conversas sobre temas relevantes para a mulher, como autoestima e carreira. Horário: das 9h às 19h. Informações: www.studiotresemme.com.

 

Roadshow Fenapro

A Fenapro, em parceria com o Sinapro, realiza roadshow envolvendo agências de cinco cidades brasileiras: Ribeirão Preto (11/9), São Paulo (19/9), Vitória (25/9), Brasília (2/10) e Goiânia (3/10). Nos eventos, as agências terão palestras durante o dia e, à noite, uma apresentação do que melhor aconteceu no Cannes 2018. As inscrições são gratuitas. Mais informações com Fenapro pelo Tel. 3816-2238.

 

Museu do Futebol

Amanhã, o Museu do Futebol abrirá ao público exposição de cartazes criados pela agência Lew Lara TBWA, para a Copa de 2018. Denominada “11 Linhas de História”, a exposição traz 56 cartazes retratando o melhor de nossos jogadores nesta viagem pela história do Brasil nas Copas do Mundo. O Museu do Futebol fica dentro do Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, s/n.

 

Mídia exterior 1

A Associação Brasileira de Out of Home (Abooh) vai premiar três agências, ou anunciantes, que tiverem seus trabalhos veiculados em algum dos segmentos Outdoor/Indoor de seus associados, publicações ocorridas entre 1º de outubro de 2017 e 30 de setembro de 2018. Mais detalhes no site htpp://premiodecriatividade.abooh.com.br

 

Mídia Exterior 2

O outdoor, principal segmento da mídia exterior e que tem cobertura nacional, comemora em 31 de agosto a sua data. O Dia do Outdoor terá comemoração especial na cidade de Salvador, onde  foi instituído, pela Câmara Municipal, em 2009.

 

Grandes nomes

Assista neste domingo, às 10h30, na Record News, as atrações “Cinquentenário do Grupo de Mídia”, “Exposição do Dorinho”, “Troféu Mulher Imprensa”, “Antonio Lino” e “Zenfone 5 da Asus”. Todo conteúdo do programa fica disponível no site www.grandesnomesdapropaganda.com.br.

Ideia da campanha é dizer que quem vota em branco não pode reclamar do resultado (Foto: Reprodução/YouTube)

Fora dos Trilhos

Voto em branco

Já imaginou receber um sanduíche que leva apenas pão e cebola, ou só picles, ou nem levar pão? Esse é o Whopper em branco, sanduíche criado especialmente para a campanha publicitária do Burger King e que as pessoas receberam após responder que pretendiam votar em branco nas próximas eleições – votar em branco é o mesmo que abrir mão do seu direito de escolha; e quando alguém escolhe no seu lugar não dá para reclamar do resultado. “Quisemos mostrar que votar em branco não é tão gostoso quanto parece. Cada um merece o Brasil do seu jeito, e o voto consciente é o primeiro passo para que isso aconteça”, comenta Rafael Donato, VP de criação da agência David SP. A campanha usa as hashtags #VotoemBranco e #BKemBranco

11 anos

Com o tema central “Informação para Você Crescer”, a TV Record News chega aos seus 11 anos, completados em 27 de setembro, fazendo do jornalismo e da informação a sua razão maior. Com transmissão em canal aberto, parabólica e cabo, a Record News tem uma cobertura em todo o território nacional.


Trocou de carro

Semana passada, a Audi do Brasil anunciou que Cláudio Rawicz assumiu o comando de sua mais nova diretoria: a de Comunicação. Nela, terá o desafio de integrar as atividades das áreas de marketing e relações públicas, com foco no reposicionamento da marca. Com formação em Jornalismo e especialização empresarial, Rawicz era, anteriormente, o diretor de Publicidade da Renault do Brasil.

Compro ouro

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Colunistas São Paulo 2018, o mais tradicional prêmio da comunicação brasileira. Assim, as agências já podem inscrever seus melhores trabalhos, ficando na torcida por um ouro, prata ou bronze. Para saber mais, acesse: nanny@editorareferencia.com.br.

Checkout

“O Itaú Unibanco comunica ao mercado que, a partir de 2019, passa a concentrar sua conta publicitária em duas agências: África e DPZ&T. Ao longo de mais de 25 anos, Itaú e DM9 construíram uma reconhecida história de sucesso na publicidade brasileira, pautada não somente por campanhas memoráveis, mas, sobretudo, por uma relação de ética e respeito mútuos...”, parte do comunicado do Itaú, após a não renovação do contrato com a agência DM9.

Jornalismo

A ESPM irá realizar no dia 5 de outubro, em parceria com uma das principais escolas de jornalismo, a Columbia Journalism School, o 2º Seminário Internacional de Jornalismo, no campus da Álvaro Alvim 123. Este seminário tem como tema “Democracia, Desinformação e Cobertura Jornalística”. Presenças já confirmadas de Kyle Pope; Monica Waldvogel e Gilberto Dimenstein. Para saber mais, acesse:  relacionamentosp@espm.br.

Grandes Nomes
Neste  domingo, 7, não teremos transmissão do programa Grandes Nomes da Propaganda. A Record News trará material jornalístico sobre as eleições 2018.

Mercedes-Benz fez jogada de marketing em propaganda com sertanejo (Foto: Reprodução/Youtube)

Fora dos Trilhos

Horário eleitoral gratuito

O horário eleitoral gratuito, assunto já abordado pelo Metrô News, verdadeiramente de gratuito não tem nada, pois as emissoras de rádio e televisão recebem compensações por seus espaços comerciais em troca de dedução no pagamento dos seus impostos junto à Receita Federal. Portanto, se há descontos nos impostos das concessionárias, todos nós pagamos por estes anúncios, queiramos ou não.

A passos largos

A  marca Adidas é o mais novo cliente da agência Ogilvy Brasil, incluindo todo o trabalho digital e o off-line. “Mais do que boas-vindas, é um baita orgulho ter a chance de trabalhar com uma marca tão emblemática e presente na vida de todos nós. Podemos agora colaborar e ser parte, ao lado deste cliente, nos seus desafios e ambições para o mercado brasileiro”, diz Fernando Musa, CEO do Grupo Ogilvy.

Daniel & Mercedes

O cantor Daniel criou um alvoroço em suas páginas no Facebook e Instagram ao anunciar que o sertanejo procurava um companheiro para rodar o Brasil com ele. “Como procura por um parceiro de palco?”, indagavam seus fãs. Que nada. Em campanha inteiramente digital, criada pela agência Today, o mistério somente foi revelado quando da publicação do terceiro vídeo da campanha, a de que os novos parceiros de estrada do cantor serão os caminhões Mercedes-Benz.

Nova plataforma
O mercado tem uma nova plataforma de conteúdos à disposição, o Play Plus, primeira Market Place Stream do Brasil. Ali você pode assistir, quando e onde quiser, aos principais trechos dos canais de TV, montar lista de seus conteúdos favoritos, programas infantis, novelas, esporte, entretenimento, noticiários jornalísticos, bastidores e camarins de famosos, conteúdos exclusivos; tem até assunto sobre as eleições de 2018. Para conhecer mais, acesse: www.playplus.tv.

Quero ir pro Havaí
A Frooty, empresa especializada em creme de açaí, estreou sua nova campanha “Vida de Parça”, criada pela agência Peppery. Nesta campanha, a Frooty inova ao trazer um prêmio que reflete exatamente o conceito dos surfistas: uma semana ao lado do ídolo Gabriel Medina, no Havaí. E o melhor, com tudo pago, para um consumidor e um acompanhante viverem uma vida de “parça”. Para saber mais, acesse: www.frootyvidadeparca.com.br.

APP Ribeirão Preto
A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), de Ribeirão Preto, vai realizar em 20 de outubro a 28ª edição do “Encontro dos Publicitários”, um  evento de confraternização e relacionamento do mercado de comunicação e marketing, de Ribeirão e região. Mais informações, acesse: appribeirao.com.br.

Grandes Nomes
Neste domingo, 30, às 10h30, na Record News, acompanhe as matérias sobre: Sazon, 30 anos de amor; entrevista com o MK da Amstel; Causos, de Marcelo Lobianco: saiba sobre o longa-metragem Alzheimer na Periferia; e acompanhe o professor Madia no quadro MK NOW.

Cantora é uma das famosas que participou da campanha (Foto: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

Gabi Amarantos

Gabi Amarantos é a nova protagonista da websérie A vida mais Qualy, que apresenta, pela primeira vez, uma campanha sem pão para ressaltar a versatilidade da margarina e a diversidade da culinária brasileira. A campanha criada pela agência Africa está no seu 6º episódio e, até o momento, já foi estrelada por personalidades como o youtuber Whindersson Nunes, o ex-jogador Denílson, a culinarista Palmirinha, o ilusionista Pyong Lee e o cantor Fábio Júnior.

A Casa do Futuro

Já imaginou ligar os eletrodomésticos de sua casa com um simples comando de voz? Conseguir visualizar os alimentos que estão dentro da geladeira sem ter de abrir a porta do refrigerador? A LG mostrou que isso é possível por meio de seus equipamentos da família ThinQ, com inteligência artificial. Nesta semana, a empresa sul-coreana reforçou seu compromisso com a “inovação para uma vida melhor” no Congresso Inno Fest Latin America 2018, em Cancún, no México. O evento recebeu cerca de 250 convidados, entre varejistas regionais, parceiros comerciais e veículos de comunicação, dentre eles, o Grandes Nomes da Propaganda, com exclusividade na editoria Marketing

Marketing Citizen

Sandra Martinelli, presidente executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), foi eleita como a marketing citizen 2018 pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark) e receberá sua láurea na 32ª edição do Marketing Best, em maio de 2019. Mais detalhes podem ser acessados em www.marketingbest.com.br.

Universitários

Você que pretende uma melhor qualificação profissional em comunicação não pode ficar de fora do Fest’Up Tendências, que acontecerá em 29 de setembro, na ESPM, da Rua Álvaro Alvim, na Vila Mariana. Em um pacote especial, você poderá estar com um mentoring, um experiente profissional de comunicação, em sala exclusiva, de quem receberá orientação para identificar prioridades, discutir aspirações e planejar crescimento na carreira. Para se inscrever: www.app.brasil.org.br

No escuro
O Burger King inova mais uma vez ao trazer uma campanha na luz negra para lançar o Mega Stacker Catupiry. Desenvolvida pela agência David, o filme traz alguns consumidores comendo com a luz apagada. “Somos uma marca ousada e queremos oferecer experiências cada vez mais incríveis aos nossos consumidores. Logo que vimos a oportunidade de que o sanduíche tem tanto Catupiry que pode brilhar no escuro, não pensamos duas vezes em brincar com o assunto”, conta o diretor de marketing e venda, Ariel Grunkraut.

Grandes Nomes

Assista domingo, às 10h30, na Record News, marketing da Bridgestone, Prêmio Comunique-se, Gabi Amarantos e marketing do Burger King. Todo conteúdo do programa fica disponível no site  www.grandesnomesdapropaganda.com.br.

Em todas as quintas de setembro, Metrô News vai distribuir 100 mil exemplares na estações do Metrô (Foto: Ivo Lindbergh)

Cidade

100.000 exemplares

Ao comemorar 45 anos de existência neste mês de setembro, o jornal Metrô News vai circular, toda quinta-feira do mês, com 100 mil exemplares distribuídos gratuitamente em todas as estações do Metrô e mais as da linha Esmeralda da CPTM. Em suas páginas diárias temos os mais diversos assuntos: negócios, oportunidades, turismo, tecnologia, saúde, diversão, imóveis, automóveis, levando, a um público qualificado, informações com a mais alta credibilidade.
 
Programa Líderes

O programa Líderes, comandado por Cecília Luchia Puig, estreou sábado, 1º, na Record News. Agora, personalidades e líderes vão compartilhar pensamentos e experiências de negócios, semanalmente, aos sábados, às 23h30.
 
ABA Mídia 2018

Sob o tema “Presença de Marca & Engajamento“, acontecerá o ABA Mídia, tradicional evento da Associação Brasileira de Anunciantes, que terá foco nos canais e recursos que as marcas podem explorar para ter presença relevante e conquistar engajamento. Os debates também apontarão horizontes de atuação em plataformas que possibilitem a integração do marketing, bem como tecnologias e tendências que favorecem a cocriacão de conteúdo e a elaboração de novos pontos de contato. Para mais informações é só acessar o site www.aba.com.br.
 
Indignação

Dorinho Bastos, mestre e cartunista de raiz, transmite em sua arte toda a indignação dos brasileiros para com o triste acontecido ao Museu Nacional.


Clube de Criação

O Festival do Clube de Criação acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro na Cinemateca Brasileira, sendo este a sétima edição do evento, que tem curadoria da jornalista Lais Prado. O festival receberá importantes profissionais do mercado brasileiro e internacional, como nomes ligados à moda, música, fotografia, sustentabilidade, artes plástica e gastronomia, que irão debater, palestrar ou comandar workshops. Para mais informações, acesse www.festivaldoclubedecriacao.com.br.
 
Social Media Week

O Social Media Week São Paulo, evento de comunicação digital, acontecerá entre os dias 10 e 14 setembro nos dois campi da ESPM (Rua Joaquim Távora e Rua Álvaro Alvim), e contará com 270 atividades em sete salas simultâneas. Mais informações no site www.smwsp.com.br.
 
Grandes Nomes

Assista neste domingo, às 10h30, na Record News, a cobertura completa do 9º Fórum de Marketing Empresarial, com entrevistas de renomados profissionais do marketing brasileiro. Também acompanhe os esclarecimentos da Abap e Fenapro sobre o ISS para as agências de publicidade. Todo o conteúdo do programa fica disponível no site www.grandesnomesdapropaganda.com.br.

Cartunista é colaborador de grandes revistas da imprensa brasileira (Foto: Divulgação)

Fora dos Trilhos

Dorinho Bastos

No último dia 16 foi inaugurada a exposição do cartunista Dorinho Bastos, no prédio daEscola de Comunicação e Artes (ECA), na USP. Bastos é professor, doutor e mestre em comunicação, colaborador da revista Propaganda, da Revista da ESPM e do jornal PropMark, todos veículos ligados a publicidade e propaganda. Você que gosta de arte e de rir não pode perder esta exposição, que tem entrada franca.
 
Fest’up 2018

A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) realizará, em 29 de setembro, nas dependências da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Fest’up Tendências. O objetivo é promover a integração dos universitários dos cursos de comunicação com os profissionais de diferentes áreas de atuação, que hoje enfrentam o desafio de decifrar os novos modelos de negócios e orientam a relação entre as marcas e os meios de difusão das mensagens, bem como os novos padrões de comportamento dos consumidores. Para se inscrever é só acessar o www.app.brasil.org.br.

Alzheimer na periferia

A produtora Malabar Filmes, com apoio do Aché Laboratórios e da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, apresenta o seu primeiro longa-metragem: Alzheimer na Periferia. O filme, de 100 minutos, traz histórias de vidas totalmente diferentes e que se fundem a um turbilhão de emoções. A obra envolve pessoas que não perdem a esperança e lutam para promover qualidade de vida aos portadores dessa grave doença neurodegenerativa crônica, que atinge mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Os cuidadores têm a oportunidade de resgatar algumas de suas memórias e compartilhar com os espectadores suas alegrias, tristezas, mágoas e angústias. O filme estará em cartaz em cinemas de São Paulo a partir do dia 4 de setembro. Assista ao trailer: 


 
Segura, peão!

A tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que vai até o dia 26 de agosto, tem neste ano a companhia do uísque Old Parr, que instalou um anúncio front light junto à arena e fez uma campanha de outdoor na Via das Comitivas e nas principais avenidas da cidade. A Festa do Peão é organizada e promovida pelo clube Os Independentes.
 
Fórum de Marketing Empresarial

Neste próximo final de semana, entre os dias 24 a 26 de agosto, ocorrerá o Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Lide e Editora Referência, com coordenação do jornalista Adonis Alonso e curadoria de Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm. Neste ano, serão destaques o Banco Santander, Empresa do Ano, a profissional Paula Lindemberg, Dirigente do Ano, e os publicitários Guga Valente, Christina Carvalho Pinto, Mario D’Andrea e Joanna Monteiro, como Prêmio Especial. O tema geral da edição deste ano será “Marketing da Diversidade”, e o Fórum acontecerá no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá.

VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL

Presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou a decisão pelo Twitter (Foto: Divulgação)

Mundo

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou há pouco a indicação do embaixador Ernesto Fraga Araújo para o cargo de ministro das Relações Exteriores de seu governo. Diplomata há 29 anos, Araújo é diretor do Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty. Bolsonaro anunciou a indicação por meio de sua conta no Twitter. “A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje”, escreveu o presidente eleito, classificando o diplomata como um “um brilhante intelectual.” Com o novo anúncio, sobe para oito os nomes confirmados para a equipe ministerial do governo eleito. Alguns escolhidos atuam diretamente no governo de transição. Nas declarações públicas, Bolsonaro avisou que pretende reduzir de 29 para de 15 a 17 o número de ministérios, extinguindo pastas e fundindo outras. A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje. Informo a todos a indicação do Embaixador Ernesto Araújo, diplomata há 29 anos e um brilhante intelectual, ao cargo de Ministro das Relações Exteriores. — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de novembro de 2018

"Atualmente, Cuba fica com a maior parte do salário dos médicos cubanos e restringe a liberdade desses profissionais e de seus familiares", disse o presidente eleito (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Saúde

O governo cubano informou nesta quarta-feira, 14, que está se retirando do programa social Mais Médicos do Brasil após declarações "ameaçadores e depreciativas" do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que anunciou mudanças "inaceitáveis" no projeto do governo. O convênio com o governo cubano é feito entre Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). "Diante desta realidade lamentável, o Ministério da Saúde Pública (Minasp) de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do programa Mais Médicos e assim comunicou a diretora da Organização Panamericana da Saúde (OPS) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa", anunciou a entidade em um comunicado. Cuba tomou a decisão de solicitar o retorno dos mais de 11 mil médicos cubanos que trabalham hoje no Brasil depois que Bolsonaro questionou a preparação dos especialistas e condicionou a permanência no programa "à revalidação do diploma", além de ter imposto "como via única a contratação individual". O programa Mais Médicos tem 18.240 vagas em 4.058 municípios, cobrindo 73% das cidades brasileiras. Quando são abertos chamamentos de médicos para o programa, a seleção segue uma ordem de preferência: médicos com registro no Brasil (formados em território nacional ou no exterior, com revalidação do diploma no País); médicos brasileiros formados no exterior; e médicos estrangeiros formados fora do Brasil. Após as primeiras chamadas, caso sobrem vagas, os médicos cubanos são convocados. "Não é aceitável que se questione a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos que, com o apoio de suas famílias, presta serviços atualmente em 67 países", declarou o governo. "As mudanças anunciadas impõem condições inaceitáveis e violam as garantias acordadas desde o início do programa, que foram ratificados em 2016 com a renegociação da cooperação entre a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil e de Cooperação entre a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde Pública de Cuba. Essas condições inadmissíveis impossibilitam a manutenção da presença de profissionais cubanos no Programa", informou em nota o Ministério da Saúde. De acordo com o governo cubano, em cinco anos de trabalho no programa brasileiro, cerca de 20 mil médicos atenderam a 113.539 milhões de pacientes em mais de 3,6 mil municípios. "Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história", disse o governo. Segundo o governo de Cuba, mais de 20 mil médicos cubanos passaram pelo Brasil e chegaram a compor 80% do contingente do Mais Médicos, criado no governo Dilma Rousseff. Cuba anunciou que manteria o programa depois do impeachment da ex-presidente petista, apesar de considerar o afastamento um "golpe de Estado". Bolsonaro critica Cuba O presidente eleito Jair Bolsonaro usou as redes sociais para criticar a decisão do governo cubano.  Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou. — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de novembro de 2018 Além de explorar seus cidadãos ao não pagar integralmente os salários dos profissionais, a ditadura cubana demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos. — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de novembro de 2018 Atualmente, Cuba fica com a maior parte do salário dos médicos cubanos e restringe a liberdade desses profissionais e de seus familiares. Eles estão se retirando do Mais Médicos por não aceitarem rever esta situação absurda que viola direitos humanos. Lamentável! — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de novembro de 2018

e temos na Bolívia um presidente índio, por que aqui o índio tem que ficar confinado numa reserva?", questionou Bolsonaro (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Nacional

O presidente eleito da República, Jair Bolsonaro, afirmou, nesta quarta-feira, 14, que quer preservar o meio ambiente, mas "não dessa forma que está aí". Ele culpou políticas ambientais e indigenistas pelo atraso de algumas regiões do País e disse que "o índio quer ser o que nós somos". Bolsonaro citou como exemplo a situação de Roraima, que disse ter potencial para ser "o Estado mais rico do Brasil". "Se não tivesse problemas ambientais e indigenistas, tinha tudo para ser Estado mais rico do Brasil. Esse é um problema que temos que resolver. O índio quer ser o que nós somos, o índio quer o que nós queremos. Se temos na Bolívia um presidente índio, por que aqui o índio tem que ficar confinado numa reserva?", declarou Bolsonaro . Durante reunião com governadores, em Brasília, Bolsonaro contou que está na iminência de anunciar o nome do seu ministro do Meio Ambiente e afirmou que "não será o que dizem". Lembrou, ainda, que desistiu de fundir a pasta com a Agricultura por orientações do setor produtivo.

Doria é um dos governadores eleitos que já declararam apoio a Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twitter)

Opinião

A solução dos problemas começa com um diálogo franco e aberto. Daí ser louvável a reunião agendada para hoje, em Brasília, entre o presidente eleito Jair Bolsonaro e os 27 novos governadores do País. Todos eles têm um grande desafio pela frente, mas, evidentemente, se trabalharem em parceria, e não boicotando o que pode ser bom para o Brasil, haverá grande chance de que os remédios necessários sejam encontrados e o trabalho seja bem feito. Os futuros chefes do Executivo estadual têm muito a contribuir com o presidente eleito. E, politicamente, também têm muito a ganhar, quando o projeto deste novo Brasil der certo. Percebe-se que, aos poucos, as nuvens negras de uma campanha desgastante vão se dissipando, a razão começa a prevalecer e, ao invés de torcer contra, é cada vez maior o número daqueles que preferem alimentar a esperança que a descrença. Aliás, uma célebre frase do escritor latino Públio Siro, diz que “quem perdeu a confiança não tem mais o que perder.” A hora não é para isso. Na verdade, o momento pede que se dê crédito aos novos condutores da Nação e que se guardem as pedras previamente preparadas para serem jogadas na vidraça. E muitos dos novos governadores estão dispostos a ajudar Bolsonaro, inclusive na aprovação da reforma da Previdência, essencial para o ajuste das contas públicas do País. Por sua vez, a maioria das Unidades da Federação também está com suas contas no vermelho, por gastarem mais do que arrecadam, e esperam suporte da União para manter a máquina funcionando. Relatório do Tesouro Nacional, por exemplo, apontou que 16 Estados mais o DF descumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal no ano passado, ao destinar mais de 60% da receita para o pagamento de salários e aposentadorias. Assim, sobra cada vez menos para serviços básicos, como segurança e educação. Os problemas são complexos, daí a necessidade do diálogo e da busca por novas perspectivas. E a reunião de hoje em Brasília, com Bolsonaro e os governadores, oferece exatamente esta oportunidade. Desde agora, a capacidade de cada um deles estará colocada à prova, mas já começam bem, buscando o apoio e o entendimento mútuo, ao invés da divisão pura e simples. No final, quem ganha mesmo com isso é o Brasil e os brasileiros. Ainda bem!
or
or

Articulistas

Colunistas

Sucesso do agronegócio é fundamental para a economia brasileira e a geração de empregos (Foto: Antonio Costa/Fotos Públicas)

Opinião

Doria é um dos governadores eleitos que já declararam apoio a Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twitter)

Opinião

Tentaram boicotar até um programa que visa a ajudar crianças com deficiência física, o Teleton, apenas por que Sílvio Santos agradeceu e enalteceu o presidente eleito (Foto: Reprodução/SBT)

Opinião

O uso de bicicletas reduz problemas na Mobilidade e na Saúde, como a diminuição da poluição (Foto: Rovena Rosa/Ag Brasil/Fotos Públicas)

Opinião