22
Seg, Out

Cantora é uma das famosas que participou da campanha (Foto: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

Gabi Amarantos

Gabi Amarantos é a nova protagonista da websérie A vida mais Qualy, que apresenta, pela primeira vez, uma campanha sem pão para ressaltar a versatilidade da margarina e a diversidade da culinária brasileira. A campanha criada pela agência Africa está no seu 6º episódio e, até o momento, já foi estrelada por personalidades como o youtuber Whindersson Nunes, o ex-jogador Denílson, a culinarista Palmirinha, o ilusionista Pyong Lee e o cantor Fábio Júnior.

A Casa do Futuro

Já imaginou ligar os eletrodomésticos de sua casa com um simples comando de voz? Conseguir visualizar os alimentos que estão dentro da geladeira sem ter de abrir a porta do refrigerador? A LG mostrou que isso é possível por meio de seus equipamentos da família ThinQ, com inteligência artificial. Nesta semana, a empresa sul-coreana reforçou seu compromisso com a “inovação para uma vida melhor” no Congresso Inno Fest Latin America 2018, em Cancún, no México. O evento recebeu cerca de 250 convidados, entre varejistas regionais, parceiros comerciais e veículos de comunicação, dentre eles, o Grandes Nomes da Propaganda, com exclusividade na editoria Marketing

Marketing Citizen

Sandra Martinelli, presidente executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), foi eleita como a marketing citizen 2018 pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark) e receberá sua láurea na 32ª edição do Marketing Best, em maio de 2019. Mais detalhes podem ser acessados em www.marketingbest.com.br.

Universitários

Você que pretende uma melhor qualificação profissional em comunicação não pode ficar de fora do Fest’Up Tendências, que acontecerá em 29 de setembro, na ESPM, da Rua Álvaro Alvim, na Vila Mariana. Em um pacote especial, você poderá estar com um mentoring, um experiente profissional de comunicação, em sala exclusiva, de quem receberá orientação para identificar prioridades, discutir aspirações e planejar crescimento na carreira. Para se inscrever: www.app.brasil.org.br

No escuro
O Burger King inova mais uma vez ao trazer uma campanha na luz negra para lançar o Mega Stacker Catupiry. Desenvolvida pela agência David, o filme traz alguns consumidores comendo com a luz apagada. “Somos uma marca ousada e queremos oferecer experiências cada vez mais incríveis aos nossos consumidores. Logo que vimos a oportunidade de que o sanduíche tem tanto Catupiry que pode brilhar no escuro, não pensamos duas vezes em brincar com o assunto”, conta o diretor de marketing e venda, Ariel Grunkraut.

Grandes Nomes

Assista domingo, às 10h30, na Record News, marketing da Bridgestone, Prêmio Comunique-se, Gabi Amarantos e marketing do Burger King. Todo conteúdo do programa fica disponível no site  www.grandesnomesdapropaganda.com.br.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Ideia da campanha é dizer que quem vota em branco não pode reclamar do resultado (Foto: Reprodução/YouTube)

Fora dos Trilhos

Voto em branco

Já imaginou receber um sanduíche que leva apenas pão e cebola, ou só picles, ou nem levar pão? Esse é o Whopper em branco, sanduíche criado especialmente para a campanha publicitária do Burger King e que as pessoas receberam após responder que pretendiam votar em branco nas próximas eleições – votar em branco é o mesmo que abrir mão do seu direito de escolha; e quando alguém escolhe no seu lugar não dá para reclamar do resultado. “Quisemos mostrar que votar em branco não é tão gostoso quanto parece. Cada um merece o Brasil do seu jeito, e o voto consciente é o primeiro passo para que isso aconteça”, comenta Rafael Donato, VP de criação da agência David SP. A campanha usa as hashtags #VotoemBranco e #BKemBranco

11 anos

Com o tema central “Informação para Você Crescer”, a TV Record News chega aos seus 11 anos, completados em 27 de setembro, fazendo do jornalismo e da informação a sua razão maior. Com transmissão em canal aberto, parabólica e cabo, a Record News tem uma cobertura em todo o território nacional.


Trocou de carro

Semana passada, a Audi do Brasil anunciou que Cláudio Rawicz assumiu o comando de sua mais nova diretoria: a de Comunicação. Nela, terá o desafio de integrar as atividades das áreas de marketing e relações públicas, com foco no reposicionamento da marca. Com formação em Jornalismo e especialização empresarial, Rawicz era, anteriormente, o diretor de Publicidade da Renault do Brasil.

Compro ouro

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Colunistas São Paulo 2018, o mais tradicional prêmio da comunicação brasileira. Assim, as agências já podem inscrever seus melhores trabalhos, ficando na torcida por um ouro, prata ou bronze. Para saber mais, acesse: nanny@editorareferencia.com.br.

Checkout

“O Itaú Unibanco comunica ao mercado que, a partir de 2019, passa a concentrar sua conta publicitária em duas agências: África e DPZ&T. Ao longo de mais de 25 anos, Itaú e DM9 construíram uma reconhecida história de sucesso na publicidade brasileira, pautada não somente por campanhas memoráveis, mas, sobretudo, por uma relação de ética e respeito mútuos...”, parte do comunicado do Itaú, após a não renovação do contrato com a agência DM9.

Jornalismo

A ESPM irá realizar no dia 5 de outubro, em parceria com uma das principais escolas de jornalismo, a Columbia Journalism School, o 2º Seminário Internacional de Jornalismo, no campus da Álvaro Alvim 123. Este seminário tem como tema “Democracia, Desinformação e Cobertura Jornalística”. Presenças já confirmadas de Kyle Pope; Monica Waldvogel e Gilberto Dimenstein. Para saber mais, acesse:  relacionamentosp@espm.br.

Grandes Nomes
Neste  domingo, 7, não teremos transmissão do programa Grandes Nomes da Propaganda. A Record News trará material jornalístico sobre as eleições 2018.

Gol traz avanço moderno que será usado em voos internacionais (Foto: Imprensa Gol/Divulgação)

Economia

737 MAX é GOL

A companhia GOL apresentou, na terça-feira, 28, o novíssimo Boeing 737 MAX (Inteligência para ir mais longe). A empresa brasileira é a primeira da América Latina a operar com este equipamento. Como características principais, o 737 MAX traz avanços em tecnologia, performance, autonomia e economia como diferenciais aos modelos anteriores da família 737 e será utilizado nos voos internacionais, partindo de Brasília e Fortaleza para Miami. Até 2027, a Gol vai receber 135 unidades do 737 MAX.

Só para mulheres

Até 2 de setembro, a TRESemmé terá uma casa de vidro, com extensa programação gratuita, no Parque Villa Lobos, tendo dois espaços principais. No Hair Studio é possível viver uma experiência capilar acompanhada por experts, com diagnóstico e orientação do tratamento ideal para cada caso. Já o Head Studio é um espaço para promover rodas de conversas sobre temas relevantes para a mulher, como autoestima e carreira. Horário: das 9h às 19h. Informações: www.studiotresemme.com.

 

Roadshow Fenapro

A Fenapro, em parceria com o Sinapro, realiza roadshow envolvendo agências de cinco cidades brasileiras: Ribeirão Preto (11/9), São Paulo (19/9), Vitória (25/9), Brasília (2/10) e Goiânia (3/10). Nos eventos, as agências terão palestras durante o dia e, à noite, uma apresentação do que melhor aconteceu no Cannes 2018. As inscrições são gratuitas. Mais informações com Fenapro pelo Tel. 3816-2238.

 

Museu do Futebol

Amanhã, o Museu do Futebol abrirá ao público exposição de cartazes criados pela agência Lew Lara TBWA, para a Copa de 2018. Denominada “11 Linhas de História”, a exposição traz 56 cartazes retratando o melhor de nossos jogadores nesta viagem pela história do Brasil nas Copas do Mundo. O Museu do Futebol fica dentro do Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, s/n.

 

Mídia exterior 1

A Associação Brasileira de Out of Home (Abooh) vai premiar três agências, ou anunciantes, que tiverem seus trabalhos veiculados em algum dos segmentos Outdoor/Indoor de seus associados, publicações ocorridas entre 1º de outubro de 2017 e 30 de setembro de 2018. Mais detalhes no site htpp://premiodecriatividade.abooh.com.br

 

Mídia Exterior 2

O outdoor, principal segmento da mídia exterior e que tem cobertura nacional, comemora em 31 de agosto a sua data. O Dia do Outdoor terá comemoração especial na cidade de Salvador, onde  foi instituído, pela Câmara Municipal, em 2009.

 

Grandes nomes

Assista neste domingo, às 10h30, na Record News, as atrações “Cinquentenário do Grupo de Mídia”, “Exposição do Dorinho”, “Troféu Mulher Imprensa”, “Antonio Lino” e “Zenfone 5 da Asus”. Todo conteúdo do programa fica disponível no site www.grandesnomesdapropaganda.com.br.

Mercedes-Benz fez jogada de marketing em propaganda com sertanejo (Foto: Reprodução/Youtube)

Fora dos Trilhos

Horário eleitoral gratuito

O horário eleitoral gratuito, assunto já abordado pelo Metrô News, verdadeiramente de gratuito não tem nada, pois as emissoras de rádio e televisão recebem compensações por seus espaços comerciais em troca de dedução no pagamento dos seus impostos junto à Receita Federal. Portanto, se há descontos nos impostos das concessionárias, todos nós pagamos por estes anúncios, queiramos ou não.

A passos largos

A  marca Adidas é o mais novo cliente da agência Ogilvy Brasil, incluindo todo o trabalho digital e o off-line. “Mais do que boas-vindas, é um baita orgulho ter a chance de trabalhar com uma marca tão emblemática e presente na vida de todos nós. Podemos agora colaborar e ser parte, ao lado deste cliente, nos seus desafios e ambições para o mercado brasileiro”, diz Fernando Musa, CEO do Grupo Ogilvy.

Daniel & Mercedes

O cantor Daniel criou um alvoroço em suas páginas no Facebook e Instagram ao anunciar que o sertanejo procurava um companheiro para rodar o Brasil com ele. “Como procura por um parceiro de palco?”, indagavam seus fãs. Que nada. Em campanha inteiramente digital, criada pela agência Today, o mistério somente foi revelado quando da publicação do terceiro vídeo da campanha, a de que os novos parceiros de estrada do cantor serão os caminhões Mercedes-Benz.

Nova plataforma
O mercado tem uma nova plataforma de conteúdos à disposição, o Play Plus, primeira Market Place Stream do Brasil. Ali você pode assistir, quando e onde quiser, aos principais trechos dos canais de TV, montar lista de seus conteúdos favoritos, programas infantis, novelas, esporte, entretenimento, noticiários jornalísticos, bastidores e camarins de famosos, conteúdos exclusivos; tem até assunto sobre as eleições de 2018. Para conhecer mais, acesse: www.playplus.tv.

Quero ir pro Havaí
A Frooty, empresa especializada em creme de açaí, estreou sua nova campanha “Vida de Parça”, criada pela agência Peppery. Nesta campanha, a Frooty inova ao trazer um prêmio que reflete exatamente o conceito dos surfistas: uma semana ao lado do ídolo Gabriel Medina, no Havaí. E o melhor, com tudo pago, para um consumidor e um acompanhante viverem uma vida de “parça”. Para saber mais, acesse: www.frootyvidadeparca.com.br.

APP Ribeirão Preto
A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), de Ribeirão Preto, vai realizar em 20 de outubro a 28ª edição do “Encontro dos Publicitários”, um  evento de confraternização e relacionamento do mercado de comunicação e marketing, de Ribeirão e região. Mais informações, acesse: appribeirao.com.br.

Grandes Nomes
Neste domingo, 30, às 10h30, na Record News, acompanhe as matérias sobre: Sazon, 30 anos de amor; entrevista com o MK da Amstel; Causos, de Marcelo Lobianco: saiba sobre o longa-metragem Alzheimer na Periferia; e acompanhe o professor Madia no quadro MK NOW.

Evento enfatiza igualdade entre homens e mulheres (Foto: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

Festival ABP

O Festival da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), do Rio de Janeiro, seguindo uma tendência mundial, terá 50% de mulheres no seu júri. O evento terá como tema central “Viva a Talentologia”. “Se o tema do festival deste ano fala sobre o futuro, não poderíamos deixar de dar ênfase na igualdade entre homens e mulheres no júri”, ressaltou Dudu Lopes, presidente da ABP. O festival vai acontecer em 22 de outubro, no Rio, e as inscrições podem ser realizadas até 27 de setembro. Para mais informações, acessar www.festivaldaabp.com.br

Prêmio Comunique-se

Na terça-feira, 11, ocorreu a entrega do Prêmio Comunique-se, um dos principais do jornalismo brasileiro. Elisangela Peres, do programa Grandes Nomes da Propaganda, da Record News, foi uma das três finalistas na categoria Comunicação – Propaganda e Marketing. 

Gestando a gestão

No dia 19, o Sinapro-SP realizará a palestra “Gestão em Agências de Propaganda”, ministrada pelo consultor Antonio Lino. O objetivo com a ação é oferecer ferramentas que auxiliem no cotidiano da operação de agências e, principalmente, colaborar com o crescimento dos negócios, observa Dudu Godoy, presidente do Sinapro-SP. Mais informações no www.sinaprosp.org.br.

Um brasileiro em Nova York

O brasileiro Fabio Seidl foi convidado para assumir o cargo de Executive Creative Director na agência Velocity, a mais nova agência da rede DDB, que é do Grupo Omnicom, em Nova York (EUA). Fabio possui mais de 20 Leões do tradicional Festival de Cannes, entre outros diversos prêmios, como D&AD; OneShow, London; Grand Prix no Fiap e no El Ojo. 

Grandes Nomes

Assista neste domingo, 16, às 10h30, na Record News, entrevistas com os profissionais Mauricio Parise/GOL; Eduardo Lorenzi/Publicis; Cacá Bloise/Music; Martim Ibrahim/M Dias Branco; Fabio Madia/MK Now; Daniel Aguado/Latam e Andrea Martins/Camil.

Abap-ONU-PUC

Mario D’Andrea, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), defendeu, durante o Seminário “As Boas Práticas no Relacionamento com o Consumidor“, na última terça-feira, 11,  o fortalecimento das agências de publicidade e a qualidade do conteúdo da propaganda para assegurar informações transparentes nas relações de consumo. O evento foi organizado pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Sociedade e Consumo, em parceria com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e a PUC-SP.

Cartunista é colaborador de grandes revistas da imprensa brasileira (Foto: Divulgação)

Fora dos Trilhos

Dorinho Bastos

No último dia 16 foi inaugurada a exposição do cartunista Dorinho Bastos, no prédio daEscola de Comunicação e Artes (ECA), na USP. Bastos é professor, doutor e mestre em comunicação, colaborador da revista Propaganda, da Revista da ESPM e do jornal PropMark, todos veículos ligados a publicidade e propaganda. Você que gosta de arte e de rir não pode perder esta exposição, que tem entrada franca.
 
Fest’up 2018

A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) realizará, em 29 de setembro, nas dependências da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Fest’up Tendências. O objetivo é promover a integração dos universitários dos cursos de comunicação com os profissionais de diferentes áreas de atuação, que hoje enfrentam o desafio de decifrar os novos modelos de negócios e orientam a relação entre as marcas e os meios de difusão das mensagens, bem como os novos padrões de comportamento dos consumidores. Para se inscrever é só acessar o www.app.brasil.org.br.

Alzheimer na periferia

A produtora Malabar Filmes, com apoio do Aché Laboratórios e da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, apresenta o seu primeiro longa-metragem: Alzheimer na Periferia. O filme, de 100 minutos, traz histórias de vidas totalmente diferentes e que se fundem a um turbilhão de emoções. A obra envolve pessoas que não perdem a esperança e lutam para promover qualidade de vida aos portadores dessa grave doença neurodegenerativa crônica, que atinge mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Os cuidadores têm a oportunidade de resgatar algumas de suas memórias e compartilhar com os espectadores suas alegrias, tristezas, mágoas e angústias. O filme estará em cartaz em cinemas de São Paulo a partir do dia 4 de setembro. Assista ao trailer: 


 
Segura, peão!

A tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que vai até o dia 26 de agosto, tem neste ano a companhia do uísque Old Parr, que instalou um anúncio front light junto à arena e fez uma campanha de outdoor na Via das Comitivas e nas principais avenidas da cidade. A Festa do Peão é organizada e promovida pelo clube Os Independentes.
 
Fórum de Marketing Empresarial

Neste próximo final de semana, entre os dias 24 a 26 de agosto, ocorrerá o Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Lide e Editora Referência, com coordenação do jornalista Adonis Alonso e curadoria de Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm. Neste ano, serão destaques o Banco Santander, Empresa do Ano, a profissional Paula Lindemberg, Dirigente do Ano, e os publicitários Guga Valente, Christina Carvalho Pinto, Mario D’Andrea e Joanna Monteiro, como Prêmio Especial. O tema geral da edição deste ano será “Marketing da Diversidade”, e o Fórum acontecerá no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá.

Em todas as quintas de setembro, Metrô News vai distribuir 100 mil exemplares na estações do Metrô (Foto: Ivo Lindbergh)

Cidade

100.000 exemplares

Ao comemorar 45 anos de existência neste mês de setembro, o jornal Metrô News vai circular, toda quinta-feira do mês, com 100 mil exemplares distribuídos gratuitamente em todas as estações do Metrô e mais as da linha Esmeralda da CPTM. Em suas páginas diárias temos os mais diversos assuntos: negócios, oportunidades, turismo, tecnologia, saúde, diversão, imóveis, automóveis, levando, a um público qualificado, informações com a mais alta credibilidade.
 
Programa Líderes

O programa Líderes, comandado por Cecília Luchia Puig, estreou sábado, 1º, na Record News. Agora, personalidades e líderes vão compartilhar pensamentos e experiências de negócios, semanalmente, aos sábados, às 23h30.
 
ABA Mídia 2018

Sob o tema “Presença de Marca & Engajamento“, acontecerá o ABA Mídia, tradicional evento da Associação Brasileira de Anunciantes, que terá foco nos canais e recursos que as marcas podem explorar para ter presença relevante e conquistar engajamento. Os debates também apontarão horizontes de atuação em plataformas que possibilitem a integração do marketing, bem como tecnologias e tendências que favorecem a cocriacão de conteúdo e a elaboração de novos pontos de contato. Para mais informações é só acessar o site www.aba.com.br.
 
Indignação

Dorinho Bastos, mestre e cartunista de raiz, transmite em sua arte toda a indignação dos brasileiros para com o triste acontecido ao Museu Nacional.


Clube de Criação

O Festival do Clube de Criação acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro na Cinemateca Brasileira, sendo este a sétima edição do evento, que tem curadoria da jornalista Lais Prado. O festival receberá importantes profissionais do mercado brasileiro e internacional, como nomes ligados à moda, música, fotografia, sustentabilidade, artes plástica e gastronomia, que irão debater, palestrar ou comandar workshops. Para mais informações, acesse www.festivaldoclubedecriacao.com.br.
 
Social Media Week

O Social Media Week São Paulo, evento de comunicação digital, acontecerá entre os dias 10 e 14 setembro nos dois campi da ESPM (Rua Joaquim Távora e Rua Álvaro Alvim), e contará com 270 atividades em sete salas simultâneas. Mais informações no site www.smwsp.com.br.
 
Grandes Nomes

Assista neste domingo, às 10h30, na Record News, a cobertura completa do 9º Fórum de Marketing Empresarial, com entrevistas de renomados profissionais do marketing brasileiro. Também acompanhe os esclarecimentos da Abap e Fenapro sobre o ISS para as agências de publicidade. Todo o conteúdo do programa fica disponível no site www.grandesnomesdapropaganda.com.br.

VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL

Na capital, tucano tem rejeição de quase 40% (Fotos: Reprodução/Twitter e Carlos Bassan/Fotos Públicas)

Cidade

De acordo com levantamento divulgado nesta segunda, 22,  pelo Instituto Paraná Pesquisas, o candidato tucano ao governo do Estado, João Doria, cresceu quase dois pontos percentuais na disputa contra Márcio França (PSB). O ex-prefeito da Capital tem 54,1% das intenções de voto (antes, eram 52,3%). Já o atual governador caiu de 47,7% para 45,9%. Dentre o eleitorado paulistano, 37,6% afirmaram que votariam com certeza em Doria, enquanto 21,7% poderiam votar nele. O índice de rejeição do tucano é de 38,9%. No caso de Márcio França, 31,7% contaram que têm convicção na escolha por ele, 25,8% disseram que poderiam votar e 40% não votariam de jeito nenhum. Ainda segundo a pesquisa, a grande maioria dos paulistas acredita que João Doria será o próximo governador do Estado: 58,5% dos entrevistados têm essa percepção. Apenas 31,6% imaginam que França pode ganhar a eleição.No caso da opção de voto para presidente, Jair Bolsonaro (PSL) tem 69,1% do eleitorado paulista, enquanto Fernando Haddad (PT) te, 30,9%. Foram entrevistados 2.010 eleitores, entre os dias 18 e 21 de outubro, em 88 municípios do Estado.

Ex-capitão lidera em todas as pesquisas (Fotos: Tânia Rêgo/ABR e Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

Nacional

Nova pesquisa do BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira, 22,  mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) aumentou sua vantagem dentro da margem de erro contra Fernando Haddad (PT). Segundo o levantamento, o ex-capitão conta com 60% dos votos válidos, contra 40% do adversário. A margem de erro continua sendo de dois pontos percentuais. No último estudo, publicado em 14 de outubro, Bolsonaro aparecia com 59% das intenções de voto, contra 41% do petista. No cenário espontâneo, quando o nome dos candidatos não é dito ao entrevistado, o ex-militar caiu um ponto percentual, ficando com 48%, enquanto Haddad cresceu um ponto, chegando a 31%. Os votos brancos e nulos atingem 6%, enquanto 5% responderam “nenhum” e 11% não souberam opinar. Na intenção de voto estimulada, porém, o candidato do PSL cresceu um ponto percentual, de 51 para 52%. Haddad permaneceu com 35%. Votos brancos e nulos somaram 4%, não souberam 4% e 5% responderam que não escolheriam nenhum dos dois. A pesquisa também abordou a decisão definitiva de votos de cada eleitor. Neste momento, 94% dos que votariam em Bolsonaro afirmaram que estão convictos da decisão. Nos eleitores do petista, o índice é de 90%. A rejeição dos candidatos ficou em 52% para Fernando Haddad e 38% para Bolsonaro. Foram entrevistados 2 mil eleitores, entre 20 e 21 de outubro.

Há propostas para reduzir o desemprego? Ao menos 13 milhões de pessoas querem saber (Fotos: Tânia Rêgo/ABR e Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

Opinião

Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de toda a riqueza produzida no País, foi de 1%. O avanço parece pequeno, mas foi muito comemorado depois de dois anos seguidos de queda. Talvez isso tenha contaminado os especialistas, que começaram 2018 otimistas, apostando que este importante marcador da economia chegaria a 2,7%. Essa percepção foi se atenuando ao longo dos meses e, atualmente, a previsão é de que, ao fechar dezembro, alcance 1,5%, o que não seria desprezível. Até lá, isso é um problema para a equipe econômica de Michel Temer. Mas, e para 2019, com qual margem de crescimento trabalham o estafe dos dois presidenciáveis? O leitor já perguntou isso para o seu candidato? Em meio a campanhas empobrecidas, até aqui os postulantes à Presidência da República não têm dado muita importância à difícil tarefa de oferecer soluções factíveis para os problemas reais da Nação. Certamente um tópico que interessa diretamente a pelo menos 13 milhões de brasileiros é saber qual a meta de criação de emprego para o ano que vem ou para os próximos quatro? Henrique Meirelles, por exemplo, saiu da disputa, mas tornou célebre a promessa de abrir 10 milhões de postos de trabalho durante seu mandato, se fosse eleito. Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, por enquanto, não externaram um número, mas devem saber que esta é uma questão central. Se o tema preocupa a eles, então deveriam responder qual é a receita deles para combater o desemprego. Para isso, não é segredo, vão precisar movimentar a economia novamente. Mas não em marcha lenta, que é o estado em que se encontra atualmente. O País precisa de um motor de crescimento poderoso, e alguém precisará vir a público e explicar se este será o próprio governo, por intermédio de investimento público, principalmente em infraestrutura; o setor privado, apostando no agronegócio ou na indústria nacional; ou simplesmente as famílias, que com uma injeção de otimismo se sentiriam mais confiantes em consumir e, assim, dariam início a um círculo virtuoso, de mais compra, mais fabricação, mais necessidade de mão de obra. E se o assunto é trabalho formal, porque não falar em salário mínimo. A previsão inicial para 2019 é de aumento dos atuais R$ 954 para R$ 1.006. Será confirmada? Tantas perguntas mais importantes para discutir e por enquanto ficamos na sessão de perfumaria.

Candidato do PSL mantém grande vantagem sobre adversário (Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABR e Ricardo Stucket/Fotos Públicas)

Nacional

A segunda pesquisa Datafolha do segundo turno da eleição presidencial mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) se manteve à frente de Fernando Haddad (PT). O capitão reformado do Exército passou de 58% para 59% das intenções de voto válidas em relação ao levantamento da semana passada, enquanto o petista foi de 42% para 41%. Considerando os votos totais, Bolsonaro tem 50%, contra 35% de Haddad. Brancos e nulos somaram 10% e indecisos, 5%. A pesquisa Datafolha foi realizada a pedido da TV Globo e do jornal Folha de São Paulo. Ela tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 9.137 eleitores em 341 municípios entre ontem e hoje. O levantamento foi registrado no TSE com o código BR-07528/2018. Rejeição A rejeição ao candidato Fernando Haddad (PT) superou a de Jair Bolsonaro (PSL) no último levantamento realizado pelo Datafolha para o segundo turno das eleições deste ano. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados não votaria de jeito nenhum no petista, contra 41% para o capitão do Exército.Considerando os votos por região, Bolsonaro continua vencendo em todas, exceção feita ao Nordeste, onde Haddad tem 53% das intenções de voto, contra 31% do capitão reformado do Exército. No Sudeste, região mais populosa do País, o presidenciável do PSL bate o petista por 55% a 29%. No sul, a diferença chega a 61% contra 27%.A pesquisa Datafolha foi realizada a pedido da TV Globo e do jornal Folha de São Paulo. Ela tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 9.137 eleitores em 341 municípios entre ontem e hoje. O levantamento foi registrado no TSE com o código BR-07528/2018. 
or
or

Articulistas

Colunistas

Apesar de constar no ordenamento jurídico pátrio, o Princípio da Isonomia quase não é observado e aplicado (Foto: Nelson Jr./SCO/STF )

Opinião

Crescimento do número de suicídios revela que sociedade brasileira está doente. Campanha Setembro Amarelo alertou para os riscos (Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)

Opinião

Nem o diabo, que é o pai da mentira (Jo 8:44), deve acreditar que existam socialistas cristãos (Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

Opinião

Há propostas para reduzir o desemprego? Ao menos 13 milhões de pessoas querem saber (Fotos: Tânia Rêgo/ABR e Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

Opinião