15
Qui, Nov

De acordo com a publicação, Anitta não tem vergonha do seu corpo (Fotos: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

O que a brasileira Anitta e a norte-americana Kim Kardashian têm em comum, além de milhões de seguidores nas redes sociais, os lábios volumosos e um bumbum avantajado? Para a "Vogue America", muita coisa. 

A publicação fez comparações entre elas, apontando que, além da aparência, ambas possuem várias qualidades em comum. Entre elas, Anitta foi citada por ser uma mulher empoderada e que não tem medo de demonstrar sua sensualidade.

"A pop star brasileira usa a cartilha Kim Kardashian ao promover a aceitação do seu próprio corpo e celebrar sua feminilidade para seus mais de 25 milhões de seguidores no Instragram", diz o texto da publicação, que ainda ressalta o fato de a cantora ter mostrado suas celulites na introdução do clipe "Vai Malandra". 

Além de Anitta, também foram citadas no texto como sósias de Kim Kardashian a blogueira árabe Sonia Ali, a modelo egípcia Tara Emad e as influenciadoras norte-americanas Kamilla Osman e Hannah Stocking.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

Além de Anitta, Bruno D’Orleans atende outras celebridades como Bruna Marquezine e Fernanda Souza (Foto:Reprodução/Facebook)

Saúde

Muitas pessoas procuram academias para ter uma vida mais saudável e conseguir um corpo “escultural”. No entanto, outras, por falta de dinheiro ou tempo, acabam deixando a saúde e o corpo “ideal” de lado.

Conhecido por ser personal trainer de personalidades como Anitta, Bruna Marquezine, Fernanda Souza, Thiaguinho, Michel Teló e Hugo Gloss, Bruno D’Orleans dá quatro dicas aos leitores Metrô News que desejam entrar em forma, mas não têm condições de ir a uma academia – seja por falta de grana ou por tempo escasso. São atividades que podem ser realizadas em casa e sem a utilização de aparelhos caríssimos.

1 – Caminhar - comece com trajetos curtos, mas mantendo um bom ritmo, uma boa intensidade. Progressivamente vai aumentando a distância sem perder o ritmo e a intensidade. É muito melhor caminhar em trajetos curtos, mas com um bom ritmo, do que prolongar.

2- Escada - Use escada de condomínio para subir e descer. Você pode combinar alguns blocos, algumas séries. Por exemplo: se tiver três andares, você sobe os três e depois faz um intervalo de cinco minutos. Aí sobe novamente três andares. Fazer várias séries curtas e em intensidade mais alta.

Ao invés de subir dez andares, faça estímulos curtos, mas com velocidade, intensidade alta e com intervalos de cinco minutos para recuperar.

O que vai prevalecer é a intensidade do exercício e não a duração. Não adianta ficar uma hora subindo e descendo escada com intensidade baixa, e se arrastando.

3 – Exercício de agachamento - Inicie sentando e levantando da cadeira. É preciso tomar cuidado com a postura. As pernas e joelhos durante o movimento devem executar um ângulo de 90 graus.

Tome cuidado para o joelho não ultrapassar o limite da ponta dos pés. Durante o movimento de sentar e levantar, olhando para baixo, você tem que estar enxergando a ponta do pé. Se executar o movimento e não enxergar, é porque está projetando o joelho além deste limite, ou seja, está errado.

Você precisa botar o quadril mais para trás e executar o movimento de sentar e levantar visualizando a ponto dos pés. Com este cuidado você tem a certeza de que está fazendo uma boa execução. A progressão desse movimento é você não encostar mais o bumbum na cadeira e fazer sem o auxílio do banco. Agacha, abaixa o quadril e depois fica em pé novamente, fazendo o movimento de agachamento sem o banco como apoio.

4 – Exercício para fortalecimento de abdômen - Pode ser feito no chão. Com o antebraço e os cotovelos todo apoiado no chão tente levantar o quadril e manter o tronco em posição paralela ao corpo, somente com os pés, antebraço e o cotovelo no chão. O maior cuidado que se precisa ter é manter o corpo alinhado.

Quadril alinhado com a coluna fazendo uma linha paralela ao solo. Fique o maior tempo possível nessa posição. Pode realizar séries de 30 segundos ou 1 minuto, com intervalos entre uma série e outra de 30 segundos ou 1 minuto.

Os leitores pode acompanhar mais dicas e ensinamentos de Bruno D’Orleans em suas redes sociais: site, Facebook, YouTube e Instagram

Cantora afirmou que se expressou mal (Foto: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

No início do mês, Anitta ganhou um programa próprio no Multishow, o Anitta Entrou no Grupo. O programa tem sido muito elogiado pelos fãs, porém na edição da última terça-feira, 10, gerou uma avalanche de críticas após a cantora ter se referido de forma negativa às pessoas portadoras de hanseníase, doença crônica que causa manchas na pele.

"Primeiro eu queria dizer que minhas amigas são muito amigas mesmo, eu só convido pra esse programa gente que eu amo, não convido gente hanseníase", disse Anitta no programa antes de falar sobre a brincadeira que faria no palco com as convidadas Maiara e Maraísa.

Entretanto, a fala gerou revolta entre a comunidade médica e uma nota da Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em que a associação alega que a cantora reafirma um "preconceito infundado contra pessoas atingidas pela doença", ressaltando que o fato é o principal obstáculo para a superação da hanseníase no Brasil. De acordo com o Morhan, a cada ano 35 mil novos casos são diagnosticados no País.

"Ao contrário do que a cantora sugere no programa, não há nenhum motivo para se evitar pessoas atingidas pela hanseníase: assim que iniciado o tratamento, a doença deixa de ser transmissível. Sabe o que as pessoas com hanseníase têm de sobra, Anitta? Muita garra para enfrentar o preconceito e para exigir seus direitos em um país que os nega diariamente", diz a nota, que ainda pede uma retratação da cantora.

Nesta tarde desta sexta-feira, 13, a cantora usou o seu perfil no Facebook para pedir desculpas pelo seu comentário, explicando que ela não se referia à doença e sim ao termo "ranço".

"Galera, eu errei ao dizer 'pessoa hanseníase' em vez de dizer pessoas que tenho ranço. Eu me expressei mal e posso ter ofendido alguém. Gostaria de pedir desculpas por isso e me retratar aqui. Além disso, reforçar que hanseníase é coisa séria e atinge muitas pessoas pelo mundo", publicou Anitta, que ainda compartilhou um link do formulário de inscrição para voluntários do Morhan.

Cantora foi indicada para disputar nove prêmios (Foto: Reprodução / Instagram)

Fora dos Trilhos

A MTV divulgou os indicados ao prêmio que estreará no Brasil em 2018, o MTV MIAW, a sigla significa Millenial Awards.

Os nomes das categorias já dão indícios da geração para a qual foi feita o prêmio: Ícone MIAW, Oi, Meninas, Selfie do Ano, Fandom do Ano, Pet do Ano. Ao todo, serão 28.

A cantora Anitta é a líder em indicações, com nove. A cantora já participou da edição mexicana do prêmio em 2017, quando entregou o troféu para o Melhor Instagrammer.

Na sequência, vêm o funkeiro Kevinho e a cantora Pabllo Vittar, ambos com seis.

Para votar, basta acessar o site do prêmio (Clique aqui). Também é possível votar por meio do Twitter, usando a hashtag #PremiosMTVMIAW e a hashtag com o nome do indicado no mesmo tuíte. Retuítes também contaram como um voto.

Os artistas que farão números musicais e o apresentador da noite ainda não foram divulgados.

Confira abaixo todos os indicados e, ao lado, a hashtag necessária para votar neles no Twitter.

Ícone MIAW

Anitta - #MTVBRICONEANITTA

Felipe Neto - #MTVBRICONEFELIPENETO

MC Kevinho - #MTVBRICONEKEVINHO

KondZilla - #MTVBRICONEKONDZILLA

Neymar - #MTVBRICONENEYMAR

Pabllo Vittar - #MTVBRICONEPABLLO

Nego do Borel - #MTVBRICONENEGO

Whindersson Nunes - #MTVBRICONEWHINDERSSON

Super Squad

Christian Figueiredo & Mauro Nakada & T3ddy - #MTVBRSQUADTRUPE8E7

Felipe Neto & Luccas Neto & Bruno Correa - #MTVBRSQUADFLB

Tata Estaniecki & Niina Secrets & Mari Saad - #MTVBRSQUADTNM

Júlio Cocielo & Igão Underground & Muca Muriçoca & Lucas Inutilismo - #MTVBRSQUADCIML

MC Kevinho & Dani Russo & Mitico - #MTVBRSQUADKDM

Whindersson Nunes & Tirullipa & Carlinhos Maia - #MTVBRSQUADWTC

Antonio Tabet & Fábio Porchat & Gregório Duvivier & João Vicente - #MTVBRSQUADTPDJ

Rezendeevil & Bibi Tatto & Adriano Flores & Pedro Montanari - #MTVBRSQUADADR

Crush do Ano

Caio Castro - #MTVBRCRUSHCAIO

Iza - #MTVBRCRUSHIZA 

Jerry Smith - #MTVBRCRUSHJERRY

Jojo Maronttinni - #MTVBRCRUSHJOJO

MC Kevinho - #MTVBRCRUSHKEVINHO

Marina Ruy Barbosa - #MTVBRCRUSHMARINA

Paola Antonini - #MTVBRCRUSHPAOLA

Rafael Uccman - #MTVBRCRUSHUCCMAN

Vício do Ano

Lust for LDRV - #MTVBRVICIOLDRV

South America Memes - #MTVBRVICIOSAM

Miga, sua loca - #MTVBRVICIOMIGA

Instasurreal - #MTVBRVICIOINSTASURREAL

Alfinetei - #MTVBRVICIOALFINETEI

Choque de Cultura - #MTVBRVICIOCHOQUE

Passinho Viral

Fit Dance - "Vai Malandra (Anitta)" - #MTVBRPASSINHOFIT

Fe Escarião - "Joga Bunda (Aretuza FT. Pabllo Vittar FT. Gloria Groove)" - #MTVBRPASSINHOFE

Lucas Hive - "Bumbum de Ouro (Gloria Groove)" - #MTVBRPASSINHOHIVE

Gemeas.com - "Olha a exposão (MC Kevinho)" - #MTVBRPASSINHOGEMEAS

Mete Dança - "Bum Bum Tam Tam (MC Fioti)" - #MTVBRPASSINHOMETEDANCA

Oi, Meninas

Bianca Andrade (Boca Rosa) - #MTVBRMENINASBOCAROSA

Flavia Pavanelli - #MTVBRMENINASFLAVIA

Niina Secrets - #MTVBRMENINASNIINA

Nah Cardoso - #MTVBRMENINASNAH

Manu Gavassi - #MTVBRMENINASMANU 

Insta BR


Anitta - #MTVBRINSTAANITTA

Bruna Marquezine - #MTVBRINSTABRUNA

Giovanna Ewbank - #MTVBRINSTAGIOVANNA 

Hugo Gloss - #MTVBRINSTAGLOSS

Marina Ruy Barbosa - #MTVBRINSTAMARINA

Neymar - #MTVBRINSTANEYMAR

Pabllo Vittar - #MTVBRINSTAPABLLO

Selfie do Ano

Anitta FT. Bob Esponja - #MTVBRSELFIEANITTA

Cocielo FT. Whindersson FT. Tata FT. Luisa Sonza - #MTVBRSELFIECOCIELO

Neymar FT. Thiaguinho - #MTVBRSELFIENEYMAR

Pabllo Vittar - #MTVBRSELFIEPABLLO

Sasha FT. Bruno Montaleone - #MTVBRSELFIESASHA

Giovanna Ewbank FT. Bruno Gagliasso - #MTVBRSELFIEGIOVANNA

Shade do Ano

Fifth Harmony vs Camila Cabello - #MTVBRSHADEFIFTH

Jelena (Justin Bierber e Selena Gomez) vs Mãe da Selena - #MTVBRSHADEMAEJELENA

Katy Perry vs Taylor Swift - #MTVBRSHADETAYLORKATY

Neymar vs Chris Brown - #MTVBRSHADENEYBROWN

Raissa vs Gabi Prado - #MTVBRSHADERAISSAPRADO

Meme do Ano


GIFS Gretchen - #MTVBRMEMEGRETCHEN

Gemidão do Zap - #MTVBRMEMEZAP

Se juntas já causa - #MTVBRMEMEJUNTAS

Que tiro foi esse? - #MTVBRMEMETIRO

Menino do Acre - #MTVBRMEMEACRE

Paródia do Ano

Desce no Butantã - Júlio Cocielo - #MTVBRPARODIABUTANTA

Dez Pras Cinco - Kéfera Buchmann e Felipe Castanhari - #MTVBRPARODIADEZ

Na Sua Cara - Whindersson Nunes - #MTVBRPARODIANASUACARA

Rebuliço - Felipe Neto - #MTVBRPARODIAREBULICO

Só da Tu - Banda A Favorita - #MTVBRPARODIASODATU

Gamer do Ano

AuthenticGames - #MTVBRGAMERAUTHENTIC

Baixa Memória - #MTVBRGAMERBAIXA

Bibi Tatto - #MTVBRGAMERBIBI

Am3nic - #MTVBRGAMERAM3NIC

Malena - #MTVBRGAMERMALENA

YouTube do Ano

Choque de Cultura - #MTVBRYTCHOQUE

Dani Russo - #MTVBRYTDANI

Felipe Neto - #MTVBRYTFELIPENETO

Júlio Cocielo - #MTVBRYTCOCIELO

KondZilla - #MTVBRYTKONDZILLA

LubaTV - #MTVBRYTLUBATV

Porta dos Fundos - #MTVBRYTPORTA

Whindersson Nunes - #MTVBRYTWHINDERSSON

Aposta Digital

Lucas Inutilismo - #MTVBRAPOSTAINUTILISMO

Nataly Neri - #MTVBRAPOSTANATALY

Marina Morena - #MTVBRAPOSTAMARINA

Phellyx - #MTVBRAPOSTAPHELLYX

Blogueirinha de Merda - #MTVBRAPOSTABLOGUEIRINHA

Becca Pires - #MTVBRAPOSTABECCA

Fandom do Ano

Anitters (Anitta) - #MTVBRFANDOMANITTERS

Beliebers (Justin Bieber) - #MTVBRFANDOMBELIEBERS

BTS Army (BTS) - #MTVBRFANDOMBTS

Camilizers (Camila Cabello) - #MTVBRFANDOMCAMILIZERS

Lovatics (Demi Lovato) - #MTVBRFANDOMLOVATICS

Selenators (Selena Gomez) - #MTVBRFANDOMSELENATORS

Sheerios (Ed Sheeran) - #MTVBRFANDOMSHEERIOS

Vittalovers (Pabllo Vittar) - #MTVBRFANDOMVITTALOVERS

Pet do Ano

Batman (Demi Lovato) - #MTVBRPETBATMAN

Piggggy (Miley Cyrus) - #MTVBRPETPIGGGGY

Nugget (Katy Perry) - #MTVBRPETNUGGET

Olivia (Taylor Swift) - #MTVBRPETOLIVIA

Lagosta (Júlio Cocielo e Tata Estaniecki) - #MTVBRPETLAGOSTA

Thor (Gracyanne Barbosa e Belo) - #MTVBRPETTHOR

Tufo (Tatá Werneck) - #MTVBRPETTUFO

Série do Ano

Perrengue - #MTVBRSERIEPERRENGUE

Game of Thrones - #MTVBRSERIEGOT

La Casa de Papel - #MTVBRSERIELACASA

Borges - #MTVBRSERIEBORGES

The Big Bang Theory - #MTVBRSERIEBIGBANG

Melhor Reality

De Férias com o Ex Brasil - #MTVBRREALITYFERIAS

MasterChef Brasil - #MTVBRREALITYCHEF

Keeping Up with the Kardashians - #MTVBRREALITYKARDASHIANS

Are You the One? Brasil - #MTVBRREALITYAYTO

Catfish BR - #MTVBRREALITYCATFISH

RuPaul's Drag Race - #MTVBRREALITYRUPAUL

Artista Musical

Alok - #MTVBRARTISTAALOK

Anavitória - #MTVBRARTISTAANAVITORIA

Anitta - #MTVBRARTISTAANITTA

IZA - #MTVBRARTISTAIZA

MC Kevinho - #MTVBRARTISTAKEVINHO

Ludmilla - #MTVBRARTISTALUDMILLA

Nego do Borel - #MTVBRARTISTANEGO

Pabllo Vittar - #MTVBRARTISTAPABLLO

Clipe do Ano

Vai Malandra - Anitta, Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martins - #MTVBRCLIPEMALANDRA

Big Jet Plane - Alok & Mathieu Koss - #MTVBRCLIPEJET

Flutua - Johnny Hooker (part. Liniker) - #MTVBRCLIPEFLUTUA

Milk & Honey - Tropkillaz ft. Aloe Blacc - #MTVBRCLIPEMILK

AMADMOL – Projota - #MTVBRCLIPEAMADMOL

Hino do Ano

Vai Malandra - Anitta, Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martins - #MTVBRHINOMALANDRA

Que Tiro Foi Esse - Jojo Maronttinni - #MTVBRHINOTIRO

Pesadão - Iza (part. Marcelo Falcão) - #MTVBRHINOPESADAO

Rabiola - MC Kevinho - #MTVBRHINORABIOLA

Contatinho - Nego do Borel e Luan Santana - #MTVBRHINOCONTATINHO

Deixe-me Ir - 1Kilo (Baviera, Knust & Pablo Martins) - #MTVBRHINODEIXEME

Hit Internacional

Look What You Made Me Do - Taylor Swift - #MTVBRHITLOOK

God's Plan – Drake - #MTVBRHITGOD

Havana - Camila Cabello ft. Young Thug - #MTVBRHITHAVANA

Machika - J. Balvin, Jeon, Anitta - #MTVBRHITMACHIKA

Finesse - Bruno Mars ft. Cardi B - #MTVBRHITFINESSE

New Rules - Dua Lipa - #MTVBRHITNEWRULES

Bad Liar – Selena Gomez - #MTVBRHITBADLIAR

Wild Thoughts - DJ Khaled ft. Rihanna, Bryson Tiller - #MTVBRHITWILD

Feat do Ano

Downtown - Anitta & J. Balvin - #MTVBRFEATDOWNTOWN

Corazón - Maluma ft. Nego do Borel - #MTVBRFEATCORAZON

Joga Bunda - Aretuza Lovi, Pabllo Vittar e Gloria Groove - #MTVBRFEATJOGA

Ta Tum Tum - Kevinho e Simone & Simaria - #MTVBRFEATTATUMTUM

River - Eminem ft. Ed Sheeran - #MTVBRFEATRIVER

Hino de Karaoke

Amar, Amei - MC Don Juan - #MTVBRKARAOKEDONJUAN

Envolvimento - MC Loma e as Gêmeas Lacração - #MTVBRKARAOKEMCLOMA

Acordando o Prédio - Luan Santana - #MTVBRKARAOKELUAN

Regime Fechado - Simone & Simaria - #MTVBRKARAOKESS

Transplante - Marília Mendonça (part. Bruno e Marrone) - #MTVBRKARAOKEMARILIA

Explosão de K-Pop

BTS - #MTVBRKPOPBTS

Super Junior - #MTVBRKPOPSJ

EXO - #MTVBRKPOPEXO

Girls Generation - #MTVBRKPOPGG

Big Bang - #MTVBRKPOPBB

#PRESTATENÇÃO

ABRONCA - #MTVBRPRESTAABRONCA

Baco Exu do Blues - #MTVBRPRESTABACO

IZA - #MTVBRPRESTAIZA

Clau - #MTVBRPRESTACLAU

Froid - #MTVBRPRESTAFROID

Gabriel Elias - #MTVBRPRESTAGABRIEL

Jão - #MTVBRPRESTAJAO

Zeeba - #MTVBRPRESTAZEEBA

Beat BR

Nós Dois - Class A - #MTVBRBEATNOSDOIS

Pantera Negra – Emicida - #MTVBRBEATPANTERA

Uma Noite a Toa - Haikaiss ft. 1Kilo - #MTVBRBEATUMANOITE

Coração de Aço – Hungria - #MTVBRBEATCORACAO

Lalá - Karol Conka - #MTVBRBEATLALA

AMADMOL – Projota - #MTVBRBEATAMADMOL

Fogo em Mim - Rico Dalasan ft. Mahal Pita - #MTVBRBEATFOGO

Afro Rep - Rincon Sapiênci - #MTVBRBEATAFRO

Prêmio Pró-Social

Única categoria não aberta à votação (vencedor eleito pelo canal MTV)

Anitta vai festejar 25 anos com possível novo sucesso (Foto: Reprodução/Instagram)

Fora dos Trilhos

No mesmo dia em que vai comemorar seu aniversário de 25 anos (26 de março), a cantora Anitta vai presentear os fãs com o lançamento da nova música “Indecente”. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Hugo Gloss, que divulgou uma imagem de Anitta “toda misteriosa” na capa.

Em menos de cinco horas, a postagem já contava com quase 70 mil curtidas e a hashtag #anittaindecente já estava nos trend topics do Twitter. 

Em seu perfil no Instagram, a artista apenas divulgou um vídeo que simula uma TV fora do ar no qual aparece a data de 26 de março, a próxima segunda-feira. Na semana passada, a diva gravou o clipe Romance com Safadeza, em parceria com Wesley Safadão.

"Tudo precisa de um equilíbrio", afirmou cantora (Foto: Reprodução/Facebook)

Fora dos Trilhos

Anitta passou quatro dias no Havaí com o marido no começo de março. Caso você esteja se perguntando por que não viu nenhuma foto dela no destino paradisíaco, saiba que ela não fez nenhuma postagem e explicou o motivo nesta segunda-feira, 5.

Ela disse que deixou o celular no cofre do hotel durante os quatro dias em que esteve viajando. "Não me entendam mal, a internet faz meu sonho possível, amo, sou grata, reconheço. Converso com vocês que me ajudam tanto. Mas tudo na vida precisa de equilíbrio", disse, em seu Instagram.

Ela exaltou as vantagens que a internet possibilitou, como se conectar com pessoas distantes e dar visibilidade para seu trabalho. Contudo, disse que o seu uso de forma equivocada pode trazer malefícios.

"Isso foi feito pra nos divertir, e não para nos tornar pessoas ansiosas, depressivas e dependentes. Foi feito para nos unir, e não pra fazer as pessoas brigarem e jogarem ódio umas nas outras", refletiu.

Cantora usa redes sociais para dar indiretas a "pidões"

Fora dos Trilhos

A cantora carioca Anitta usou seu Instagram para criticar influenciadores digitais que lhe pedem ingressos para shows em troca de "divulgação". Em pelo menos dez Stories no Instagram publicados na noite desta quarta-feira (14), ela fingiu que estava pedindo ingressos e favores para as pessoas ao seu redor e falava "mas eu tenho muitos seguidores" em tom de deboche.

Em uma das conversas, a cantora simula uma prosa com ela mesma. "Oi Anitta, tudo bem? Queria tanto ir no seu show, como faz para comprar? Eu tenho muitos seguidores, estou beirando os 2 milhões, mas não queria te pedir o ingresso".

Depois, a carioca ainda conversou com alguém que se passou por um cabeleireiro e outra pessoa que fazia algodão doce. Ambos entraram na brincadeira e afirmaram ter muitos clientes. Foi uma forma de reagir ao pedido indireto de ganhar um serviço em troca de divulgação aos seguidores.

Em um dos últimos stories da série, a cantora faz uma crítica mais óbvia, ainda que bastante indireta. Acompanhada de um amiga que lhe sugere comprar um açaí, Anitta responde em tom de brincadeira: "Comprar? Eu não compro, eu não pago. É uma honra este açaí ser comido por mim".

Nas redes sociais, internautas sugeriram que o deboche foi para a ex-BBB Emily, hoje com 3,3 milhões de seguidores no Instagram. Enquanto isso, Anitta tem 26,4 milhões.

VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL

Presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou a decisão pelo Twitter (Foto: Divulgação)

Mundo

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou há pouco a indicação do embaixador Ernesto Fraga Araújo para o cargo de ministro das Relações Exteriores de seu governo. Diplomata há 29 anos, Araújo é diretor do Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty. Bolsonaro anunciou a indicação por meio de sua conta no Twitter. “A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje”, escreveu o presidente eleito, classificando o diplomata como um “um brilhante intelectual.” Com o novo anúncio, sobe para oito os nomes confirmados para a equipe ministerial do governo eleito. Alguns escolhidos atuam diretamente no governo de transição. Nas declarações públicas, Bolsonaro avisou que pretende reduzir de 29 para de 15 a 17 o número de ministérios, extinguindo pastas e fundindo outras. A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje. Informo a todos a indicação do Embaixador Ernesto Araújo, diplomata há 29 anos e um brilhante intelectual, ao cargo de Ministro das Relações Exteriores. — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de novembro de 2018

"Atualmente, Cuba fica com a maior parte do salário dos médicos cubanos e restringe a liberdade desses profissionais e de seus familiares", disse o presidente eleito (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Saúde

O governo cubano informou nesta quarta-feira, 14, que está se retirando do programa social Mais Médicos do Brasil após declarações "ameaçadores e depreciativas" do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que anunciou mudanças "inaceitáveis" no projeto do governo. O convênio com o governo cubano é feito entre Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). "Diante desta realidade lamentável, o Ministério da Saúde Pública (Minasp) de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do programa Mais Médicos e assim comunicou a diretora da Organização Panamericana da Saúde (OPS) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa", anunciou a entidade em um comunicado. Cuba tomou a decisão de solicitar o retorno dos mais de 11 mil médicos cubanos que trabalham hoje no Brasil depois que Bolsonaro questionou a preparação dos especialistas e condicionou a permanência no programa "à revalidação do diploma", além de ter imposto "como via única a contratação individual". O programa Mais Médicos tem 18.240 vagas em 4.058 municípios, cobrindo 73% das cidades brasileiras. Quando são abertos chamamentos de médicos para o programa, a seleção segue uma ordem de preferência: médicos com registro no Brasil (formados em território nacional ou no exterior, com revalidação do diploma no País); médicos brasileiros formados no exterior; e médicos estrangeiros formados fora do Brasil. Após as primeiras chamadas, caso sobrem vagas, os médicos cubanos são convocados. "Não é aceitável que se questione a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos que, com o apoio de suas famílias, presta serviços atualmente em 67 países", declarou o governo. "As mudanças anunciadas impõem condições inaceitáveis e violam as garantias acordadas desde o início do programa, que foram ratificados em 2016 com a renegociação da cooperação entre a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil e de Cooperação entre a Organização Pan-Americana da Saúde e o Ministério da Saúde Pública de Cuba. Essas condições inadmissíveis impossibilitam a manutenção da presença de profissionais cubanos no Programa", informou em nota o Ministério da Saúde. De acordo com o governo cubano, em cinco anos de trabalho no programa brasileiro, cerca de 20 mil médicos atenderam a 113.539 milhões de pacientes em mais de 3,6 mil municípios. "Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história", disse o governo. Segundo o governo de Cuba, mais de 20 mil médicos cubanos passaram pelo Brasil e chegaram a compor 80% do contingente do Mais Médicos, criado no governo Dilma Rousseff. Cuba anunciou que manteria o programa depois do impeachment da ex-presidente petista, apesar de considerar o afastamento um "golpe de Estado". Bolsonaro critica Cuba O presidente eleito Jair Bolsonaro usou as redes sociais para criticar a decisão do governo cubano.  Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou. — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de novembro de 2018 Além de explorar seus cidadãos ao não pagar integralmente os salários dos profissionais, a ditadura cubana demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos. — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de novembro de 2018 Atualmente, Cuba fica com a maior parte do salário dos médicos cubanos e restringe a liberdade desses profissionais e de seus familiares. Eles estão se retirando do Mais Médicos por não aceitarem rever esta situação absurda que viola direitos humanos. Lamentável! — Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 14 de novembro de 2018

e temos na Bolívia um presidente índio, por que aqui o índio tem que ficar confinado numa reserva?", questionou Bolsonaro (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Nacional

O presidente eleito da República, Jair Bolsonaro, afirmou, nesta quarta-feira, 14, que quer preservar o meio ambiente, mas "não dessa forma que está aí". Ele culpou políticas ambientais e indigenistas pelo atraso de algumas regiões do País e disse que "o índio quer ser o que nós somos". Bolsonaro citou como exemplo a situação de Roraima, que disse ter potencial para ser "o Estado mais rico do Brasil". "Se não tivesse problemas ambientais e indigenistas, tinha tudo para ser Estado mais rico do Brasil. Esse é um problema que temos que resolver. O índio quer ser o que nós somos, o índio quer o que nós queremos. Se temos na Bolívia um presidente índio, por que aqui o índio tem que ficar confinado numa reserva?", declarou Bolsonaro . Durante reunião com governadores, em Brasília, Bolsonaro contou que está na iminência de anunciar o nome do seu ministro do Meio Ambiente e afirmou que "não será o que dizem". Lembrou, ainda, que desistiu de fundir a pasta com a Agricultura por orientações do setor produtivo.

Doria é um dos governadores eleitos que já declararam apoio a Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twitter)

Opinião

A solução dos problemas começa com um diálogo franco e aberto. Daí ser louvável a reunião agendada para hoje, em Brasília, entre o presidente eleito Jair Bolsonaro e os 27 novos governadores do País. Todos eles têm um grande desafio pela frente, mas, evidentemente, se trabalharem em parceria, e não boicotando o que pode ser bom para o Brasil, haverá grande chance de que os remédios necessários sejam encontrados e o trabalho seja bem feito. Os futuros chefes do Executivo estadual têm muito a contribuir com o presidente eleito. E, politicamente, também têm muito a ganhar, quando o projeto deste novo Brasil der certo. Percebe-se que, aos poucos, as nuvens negras de uma campanha desgastante vão se dissipando, a razão começa a prevalecer e, ao invés de torcer contra, é cada vez maior o número daqueles que preferem alimentar a esperança que a descrença. Aliás, uma célebre frase do escritor latino Públio Siro, diz que “quem perdeu a confiança não tem mais o que perder.” A hora não é para isso. Na verdade, o momento pede que se dê crédito aos novos condutores da Nação e que se guardem as pedras previamente preparadas para serem jogadas na vidraça. E muitos dos novos governadores estão dispostos a ajudar Bolsonaro, inclusive na aprovação da reforma da Previdência, essencial para o ajuste das contas públicas do País. Por sua vez, a maioria das Unidades da Federação também está com suas contas no vermelho, por gastarem mais do que arrecadam, e esperam suporte da União para manter a máquina funcionando. Relatório do Tesouro Nacional, por exemplo, apontou que 16 Estados mais o DF descumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal no ano passado, ao destinar mais de 60% da receita para o pagamento de salários e aposentadorias. Assim, sobra cada vez menos para serviços básicos, como segurança e educação. Os problemas são complexos, daí a necessidade do diálogo e da busca por novas perspectivas. E a reunião de hoje em Brasília, com Bolsonaro e os governadores, oferece exatamente esta oportunidade. Desde agora, a capacidade de cada um deles estará colocada à prova, mas já começam bem, buscando o apoio e o entendimento mútuo, ao invés da divisão pura e simples. No final, quem ganha mesmo com isso é o Brasil e os brasileiros. Ainda bem!
or
or

Articulistas

Colunistas

Sucesso do agronegócio é fundamental para a economia brasileira e a geração de empregos (Foto: Antonio Costa/Fotos Públicas)

Opinião

Doria é um dos governadores eleitos que já declararam apoio a Bolsonaro (Foto: Reprodução/Twitter)

Opinião

Tentaram boicotar até um programa que visa a ajudar crianças com deficiência física, o Teleton, apenas por que Sílvio Santos agradeceu e enalteceu o presidente eleito (Foto: Reprodução/SBT)

Opinião

O uso de bicicletas reduz problemas na Mobilidade e na Saúde, como a diminuição da poluição (Foto: Rovena Rosa/Ag Brasil/Fotos Públicas)

Opinião