Fátima faz ovos de chocolate há 20 anos para ajudar a pagar as contas da casa (Foto: Lucas Dantas)

Economia

Ainda que os empregos comecem a ressurgir no mercado de trabalho, o momento econômico não é de se comemorar. Com um pé fora da crise, os paulistanos seguem “se virando” para conseguir complementar a renda de casa. E nada melhor do que aproveitar a época de Páscoa para ganhar um dinheirinho a mais para a família.

Este é o caso da dona de casa Fátima Gedra, 56, que percebeu essa possibilidade há 20 anos. “Sempre gostei de cozinhar, mas para muita gente. Não sei fazer pouca comida”, brincou ela. “Para ajudar a pagar as contas, eu comecei a fazer e vender ovos de Páscoa para os conhecidos e isso se tornou tradição”, disse.

A confeiteira Margot Oliveira Zanzarini, 35, começou a fazer a delícia de chocolate com 15 anos para conseguir um dinheiro extra. Depois de algum tempo, parou. Em 2013, voltou a aproveitar a época. “Minha mãe ficou doente e eu tive filha nesse período, então fiquei afastada do mercado de trabalho e não parei mais de fazer bolos, doces e ovos de Páscoa”, contou.

Formada em gastronomia, Gabriela Ranieri tem apenas 23 anos, mas cozinha como gente grande. “É o meu segundo ano na área e os meus são mais focados em recheio, para comer de colher”, explicou. “Eu gosto de fazer doces, então essa é a época do ano em que eu mais me divirto”, comentou.

Sonho de viajar

A estudante Andressa Gonçalves, 19, sonha em fazer um cruzeiro no Nordeste brasileiro. Para isso, também enxergou uma oportunidade de juntar uma quantia na época do ano em que as pessoas mais compram chocolate. “Eu fiz uma vez em casa, meu namorado tirou foto e colocou no Facebook. As pessoas começaram a me chamar e pedir outros recheios”, disse. “As receitas que eu sigo são da internet. Teve uma moça que comentou que o ovo de Páscoa que eu fiz tinha gosto de infância e eu me derreti”, brincou.

Trabalho duro para atingir a perfeição

Todas as entrevistadas concordaram que fazer ovos de Páscoa caseiros dá um pouco de trabalho. “Mexer com chocolate é complicado”, disse Fátima. “Tem que cortar, derreter, fazer o processo de temperagem para ele não se desmanchar com facilidade. Não dá para cozinhar com muito calor, porque não dá certo”, explicou Gabriela.

 E os vizinhos adoram o cheiro que sai da cozinha delas. “Nunca ninguém reclamou”, falou, aos risos, a gastrônoma. “Fica um cheiro maravilhoso de chocolate. Meus dois filhos vivem aqui na cozinha, pegando um pedacinho, uma trufinha”, concluiu a dona de casa.

Aprenda a fazer um ovo comum

Para fazer um ovo de Páscoa, segundo o site Panelaterapia, o primeiro passo é ter uma forma do tamanho que você quer que o ovo fique. No caso desta receita, rende 250 gramas. Para isso, são necessários 340 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo.

Deve-se picar o chocolate em pedaços pequenos e derreter cerca de três quatros deles. Pode ser no micro-ondas ou em banho-maria. Misturar o restante do chocolate picado. Essa é a famosa temperagem, para que o ovo não derreta depois.

Quando o ovo esfriar, em temperatura ambiente, coloque duas colheres de sopa do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas. Bata levemente o fundo da forma para retirar as bolhas. Vire a forma para escorrer o excesso. Limpe as bordas, deite a forma e leve ao congelador ou freezer por cinco minutos.

Em cima dessa camada, coloque mais duas colheres de chocolate e repita os passos anteriores. Deixe por mais 10 minutos no congelador e ele se soltará naturalmente da forma.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Infantino afirmou que a Copa foi a melhor de todas por causa da arbitragem (Foto: Kin Saito/ CBF)

Copa 2018

França conquistou seu segundo título mundial em 20 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Copa 2018

Presidente da Fifa se esquivou de perguntas políticas (Foto: Fotos Públicas)

Copa 2018

Jogador admite que na Eurocopa havia um clima de "já ganhou" (Foto: Reprodução/Facebook)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Jardim Botânico de Curitiba é um dos mais famosos do Brasil (Foto: Daniel Castellano/SMCS/Fotos Públicas)

Opinião

Ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles não está bem nas pesquisas, mas ele se mantém otimista (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR)

Opinião

Pessoas geralmente esperam que o caixa seja apenas ágil, mas, às vezes, ele pode te surpreender (Foto: Tânia Rêgo/ABR/Fotos Públicas)

Opinião

Próximo presidente brasileiro deve seguir exemplo de Amlo (Foto: Reprodução/Facebook)

Opinião