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Sáb, Out

Economistas aconselham a gastar com responsabilidade (Foto: Reprodução/PX Here)

Economia

Seja pela falta de criatividade, seja pelo medo de comprometer o orçamento ou não agradar, a escolha do presente para o Dia dos Pais pode se tornar difícil. Mas não se preocupe. O Metrô News visitou os maiores portais de vendas on-line e separou dicas de mimos para pais de estilos variados. Além disso, a reportagem conversou com três especialistas, que disseram ser bastante possível comprar o presente e economizar ao mesmo tempo.

De acordo com a economista Nilza Siqueira, professora dos cursos de Gestão da UNG, a escolha do presente tem de levar em conta os gostos e preferências do pai, mas não se deve esquecer das finanças nessas horas. “É preciso ter cautela para que não sejam contraídas dívidas”, disse. “Para agradar o pai, não é preciso gastar além das possibilidades. Um dia tão especial não pode, e nem deve, causar dificuldades financeiras futuras”, afirmou Nilza.

Para a economista Leila Rocha Pellegrino, coordenadora do curso de Administração do Mackenzie Campinas, o ideal é buscar soluções criativas, pesquisar bastante e evitar compras por impulso. “O equilíbrio orçamentário e a saúde financeira das famílias deve ser a prioridade”, concordou a especialista. “Gastar além das possibilidades pode custar muito caro e limitar as opções de consumo das famílias nos próximos meses”, falou.

Já Gabrielle Ferreira Fernandes, sócia-diretora da HAI Consultoria & Varejo, afirmou que três fatores são essenciais para economizar na hora de presentear o paizão: antecedência, pesquisa e aproveitar ofertas e combos de loja.

A primeira dica se baseia em evitar deixar a compra para a última hora, enquanto a pesquisa de preços pode ser feita em buscadores na internet. “No caso das ofertas, muitas lojas já estão remarcando os preços das coleções de Inverno. Outras oferecem descontos de acordo com a quantidade de peças de roupas ou outros objetos que se compra”, explicou.

Gamers

Headset para PC OEX

R$ 79,90 pelo http://bit.ly/2KB2S1P

Forza Motorsport 7 (Xbox One)

R$ 138,37 à vista pelo http://bit.ly/2LWc5Hn

FarCry 5 (PS4 e Xbox One)

R$ 159,99 à vista pelo http://bit.ly/2Kzyzs6

God Of War (PS4)

R$ 170,91 à vista pelo http://bit.ly/2ONz990

 

Aventureiros

Caixa Estanque GoPro para Hero 5 Black

R$ 149,63 pelo http://bit.ly/2vLW5N8

Câmera de ação Atrio

R$ 195 pelo http://bit.ly/2M7ASYq

 

Geeks

Boneco Homem de Ferro de 17,8 cm

R$ 39,90 pelo http://bit.ly/2vmKDs8

Bonecos Flecha e Zezé (Os Incríveis) de 12 cm

R$ 86,90 pelo http://bit.ly/2ORYgHY

 

Leitores

O Milagre da Manhã (Hal Elrod)

R$ 23,90 pelo http://bit.ly/2vGgUte

O Poder da Ação (Paulo Vieira)

R$ 15,90 pelo http://bit.ly/2Og84dG

Propósito (Sri Prem Baba)

R$ 29,90 pelo http://bit.ly/2AQAAk8

 

Amantes de academia

Coqueleteira preta

R$ 8,93 pelo http://bit.ly/2LX9htr

Kit Whey, BCAA, Creatina, Coqueleteira e Dextrozz

R$ 129,26 http://bit.ly/2vrFrmH

 

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Presentes variam entre R$ 963 e R$ 5.774 (Foto: Divulgação)

Autos e Afins

O que torna um presente inesquecível? Beleza, qualidade premium e durabilidade são algumas das características encontradas na linha de produtos de lifestyle da BMW do Brasil.  Disponíveis nas concessionárias autorizadas da BMW no País, os itens são excelentes opções de presentes para celebrar o Dia dos Pais.

A Bolsa BMW M Business (R$ 963) é perfeita para o dia a dia. Com design moderno e aspecto fosco, ela tem detalhes em couro genuíno, costuras em azul marina bay (a mesma do novo BMW M5), volume de 17 litros e organização inteligente dos compartimentos.

O porta-cartões Meisterstück (R$ 1.000), por sua vez, é feito sob medida para os pais elegantes. Da coleção Montblanc para BMW, ele é feito em couro italiano premium e tem dois compartimentos para cartões, além de outro adicional. A técnica artesanal de alta qualidade está evidente no forro jacquard e no logo do BMW Série 7 em alto relevo. As dimensões são de 7 cm x 10,5 cm.

Para completar o look do dia, o relógio automático BMW Iconic Luxury (R$ 5.774) é para o pai à frente do seu tempo: com caixa em aço inoxidável e vidro de safira antirreflexo, ele tem movimento Selitta SW200 produzido na Suíça e pulseira 100% em couro de vitelo, com bordas e acabamento feito à mão e fecho de borboleta com logo da BMW gravado a laser. Além disso, há ponteiros fluorescentes para facilitar a leitura e o relógio resiste à água por até 10 ATM.

A Bolsa BMW M Business (R$ 963) é perfeita para o dia a dia. Com design moderno e aspecto fosco, ela tem detalhes em couro genuíno, costuras em Azul Marina Bay (a mesma do novo BMW M5), volume de 17 litros e organização inteligente dos compartimentos. 

O Porta-cartões Meisterstück (R$ 1.000), por sua vez, é feito sob medida para os pais elegantes. Da coleção Montblanc para BMW, ele é feito em couro italiano premium e tem dois compartimentos para cartões, além de outro adicional. A técnica artesanal de alta qualidade está evidente no forro jacquard e no logo do BMW Série 7 em alto relevo. As dimensões são de 7 cm x 10,5 cm. 

Para completar o look do dia, o Relógio automático BMW Iconic Luxury (R$ 5.774) é para o pai a frente do seu tempo: com caixa em aço inoxidável e vidro de safira antirreflexo, ele tem movimento Selitta SW200 produzido na Suíça e pulseira 100% em couro de vitelo, com bordas e acabamento feito à mão e fecho de borboleta com logo da BMW gravado a laser. Quer mais? Ponteiros fluorescentes para facilitar a leitura e o relógio resiste à água por até 10 ATM.

Souza e Letícia estão na expectativa da chegada de Liv (Foto: Arquivo Pessoal)

Saúde

Você está tranquilo e calmo quando, de repente, um acontecimento impactante muda a sua vida e permeia seus pensamentos pelos próximos nove meses: você vai ser pai! Foi essa notícia que transformou a rotina de Danilo Souza, que vai ser pai em setembro, aos 19 anos de idade.

“Foi uma surpresa! Descobrimos a gravidez quando ela [Letícia, também de 19 anos, namorada de Danilo] já estava com dois meses de gestação. Mas eu sabia que era uma grande responsabilidade. Quando contei à minha mãe, recebi total apoio. Nós temos uma relação de amizade e confiança”, disse Souza, que ainda não concluiu o ensino médio, mas já começou a trabalhar como atendente de uma esfiharia na Zona Sul, para ajudar nas despesas da bebê Liv.

"Cada pessoa tem uma maneira de reagir à notícia da paternidade. Depende da estrutura familiar e da própria sensação dele de se responsabilizar demais por isso. Entretanto, a melhor maneira de enfrentar essa surpresa é entender que ali há, de fato, algo sensível e sério", falou a psicóloga Lilia Alves Maria.

Saber que vai ser pai sem um planejamento prévio é o medo de muitos homens. Mas a maioria das pessoas do universo masculino despreza o uso da camisinha, método simples, barato e eficaz também como método anticoncepcional. Levantamento de 2016, por exemplo, da Gentis Panel, apontou que 52% dos brasileiros nunca ou raramente usavam o preservativo. Daí, de vez em quando, a surpresa.

O psicólogo Samuel Cândido explica o resultado desta pesquisa. "Desde criança, a pessoa precisa ter consciência de seus atos. Quando a criança brinca, os pais devem ensiná-la a guardar seus brinquedos. Assim, ela aprende a se responsabilizar por suas atitudes. Atualmente, temos pais que fazem tudo por seus filhos. Isto pode gerar um adulto despreparado para os diversos desafios da vida", argumentou o especialista. 

Souza foi um dos que foi pego de surpresa, mas soube lidar com a notícia e reconhece que está ansioso com a sua nova condição. “Eu me questiono sobre o que pode acontecer e em como resolver a situação. Ao mesmo tempo, eu tenho que acalmar a Letícia. 'Você vai ser uma boa mãe’, digo. E tento manter o pensamento positivo", revelou o rapaz que abandonou o sonho de se tornar jogador de futebol para se dedicar à família. “Não me arrependo de nada. Aconteceu o que tinha que acontecer. Ser chamado de pai também é um sonho.”  

Antônio busca fazer Bruno feliz a cada dia (Foto: Rômulo Magalhães)

Saúde

Quando Antônio Marques de Carvalho decidiu ter mais um filho, aos 60 anos, ele não estava pensando nele, mas na mulher, Raquel Matias, de 39 anos. Ele já tinha dois filhos, mas a companheira ainda não havia experimentado a maternidade. Até que, depois de quase dez anos de relacionamento, a vontade dela de ser mãe se tornou realidade e, o pai, mais experiente e com mais tempo disponível do que na criação dos dois primeiros filhos, revelou que o garoto, Bruno Martins de Carvalho, de sete anos, é a alegria da casa.

“Não poderia ter me acontecido nada melhor nesta fase”, contou Carvalho. Dono de uma pequena transportadora, ele explicou que tem um horário mais flexível e que acompanha o filho em diversas atividades.

Carvalho ressaltou que foi alvo de brincadeiras maldosas, mas ele  garante que nem liga, e até entende quando um amigo do filho acha que ele é o avô, ao invés do pai.

A história de Carvalho é um pouco diferente da Dilceu Dal Bosco, de 52 anos, empresário do ramo imobiliário que queria aumentar o número de filhos de três para quatro, e, futuramente, para cinco. A mulher dele, Aline Villa, ainda esperava ser mãe, até que tomou a decisão no ano passado e o pequeno Dilceu Dal Bosco Filho nasceu em dezembro.

Dal Bosco contou que tinha receio do tratamento que os outros filhos dariam ao caçula, mas afirmou que todos foram receptivos ao novo irmão, que virou o xodó da casa. Sobre ser pai aos 50 anos, ele diz que consegue estar mais presente.

Exames podem evitar problemas 

Nos casos de Carvalho e Dal Bosco não houve problemas durante a gravidez ou mesmo no nascimento do filho. Segundo o Dr. Edson Borges Júnior, diretor científico da Fertility, clínica especializada em fertilidade, não existe uma idade ideal para ser pai, porém, a partir dos 50 anos, alguns exames podem indicar o diagnóstico de algumas doenças que continuam raras, mas que aumentam a sua incidência em descendentes de homens desta idade.

“Teoricamente, o homem tem uma produção nova de espermatozoides a cada 75 dias, mas, depois de uma determinada idade, a fertilidade do homem naturalmente apresenta queda. Além disso, outros fatores,  como a poluição ambiental e a radiação, também contribuem para este processo, tanto para a mulher quanto para o homem”, explicou o especialista. Mas, segundo o Dr. Borges Júnior, alguns exames ajudam a identificar este incômodo quadro e, com as iniciativas corretas, preservar a fertilidade masculina.

Presentes de luxo vão de bike até jaqueta reforçada (Foto: Divulgação)

Autos e Afins

Crush, bebê, anjo, vida, mozão.... Todo casal tem um apelido carinhoso. Então, uma boa pedida para celebrar em grande estilo o amor neste Dia dos Namorados, 12 de junho, é um presente do BMW Group. Disponíveis nas concessionárias autorizadas da BMW, Mini e BMW Motorrad no País, os produtos trazem toda a qualidade e sofisticação da marca premium e agradarão a todos os tipos de casais, dos aventureiros aos românticos – ou aqueles que são ambos, por que não? 

Mala BMW M Business 

Possui design moderno e aspecto fosco, com detalhes em couro genuíno e costuras em azul Marina Bay, a mesma cor de posicionamento do novo BMW M5. Com o custo de R$ 963, a mala oferece estilo, qualidade e durabilidade para encarar os leões do dia a dia.

Mini JCW Aviator

Falando em elegância, os óculos Mini JCW Aviator, fabricados na Itália, adotam o clássico estilo aviador, com lentes Zeiss antirreflexo de alta qualidade, resistentes a arranhões, que garantem 100% de proteção contra raios UV-A e UV-B. No preço de R$ 996, o acessório inclui estojo preto com o logo da marca em relevo e pano para limpeza.

Jaqueta BMW Soft

O Inverno está chegando, e a Jaqueta BMW Soft é a companheira ideal para a estação. Produzida em nylon com revestimento brilhante e impermeável Oil Cire, o modelo tem forro de plumas com penas, gola alta moderna, elementos de design em cobre com puxador BMW e pode ser encontrada no valor de R$ 1.253.

Mini Folding Bike 

Compacta e leve, a bicicleta Mini Folding Bike é ideal para aquele passeio no parque de fim de semana. Traz câmbio de oito marchas, aros de 20 polegadas e selim em couro. Quem se interessar, terá que desembolsar, em média, R$ 5.907, para adquirir a bike.

Relógio BMW Cronógrafo Esportivo

Para não perder a hora, o relógio BMW Cronógrafo Esportivo tem pulseira e caixa em aço inoxidável, mostrador azul e movimento quartzo suíço Ronda, com a função de cronômetro, mostrador de data, vidro mineral, ponteiros fluorescentes e logotipo BMW. O preço do relógio em design luxuoso é de R$ 2.776.

Movimentação para o Dia dos Pais é bem inferior à registrada no Dia das Mães e no Natal (Foto: Renato S. Cerqueira/AE)

Cidade

Apesar de não ser a melhor data para o comércio varejista, já que, em comparação com o Dia das Mães e o Natal, há uma movimentação muito menor entre os consumidores, o Dia dos Pais pode impulsionar um pouco o faturamento do setor durante agosto.

Segundo um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a tendência é de que haja crescimento de 2% nas vendas na Capital, com relação ao mesmo período do ano passado. Serão mais de R$ 17,5 bilhões injetados, cerca de R$ 350 milhões a mais do que no mesmo período de 2017.

De acordo com o assessor econômico da entidade, Guilherme Dietze, setores tradicionais do varejo na época, como lojas de vestuário, tecidos e calçados, ainda devem ter um recuo de 3% no faturamento. “Faz parte de nossa cultura presentear mães e crianças, em suas respectivas datas, e dar apenas uma lembrança para os pais”, disse.

No entanto, muitas lojas ainda tentam reverter o fraco movimento. “As lojas de roupas, de chocolate e livros, principalmente, tentam fazer mais ofertas para atrair mais gente”, analisou o especialista. “Se eles não fizerem nada, o consumidor não vai se movimentar também”, concluiu.

De acordo com levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), 61% dos brasileiros pretendem ir às compras para a data. Não há pesquisa sobre o percentual paulistano.

Esperança é de que gastos cheguem a R$ 120 

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, o Dia dos Pais tem demonstrado menor poder de alavancagem no movimento do comércio. Ele afirmou, porém, que é possível comprar um presente bacana com um tíquete médio que gire entre R$ 100 e R$ 120.

Para o professor de gestão financeira e contabilidade da IBE Conveniada FGV, Cleber Zanetti, ações simples, como carros de som em bairros ou propagandas em rádios locais foram bastante utilizadas na data porque podem atingir consumidores específicos, sem comprometer o orçamento. “Outra forma que vale o investimento são as redes sociais. Hoje, vemos o consumidor pesquisar na internet dicas de presentes que supram suas expectativas”, disse.  

Raimundo entrou no Metrô há 30 anos e ajudou a filha Naiana a ingressar, ela auxiliou o marido Christian, que depois incentivou o pai, Josenildo (Foto: Ivo Lindbergh)

Cidade

Uma história de amor entre pais e filhos para lá de curiosa, envolvendo a vida profissional de integrantes das famílias Silva e Torres, aconteceu no Metrô. O patriarca da primeira, Raimundo Nonato Cândido da Silva, 56, quando ainda era bastante jovem, iniciou sua jornada na empresa, há mais de 30 anos. Ele teve duas filhas: Naiana e Caroline.

Durante a criação das meninas, elas escutavam o pai contar histórias curiosas e interessantes que ele via e vivia nas linhas, como OTM – sigla utilizada para caracterizar o funcionário que auxilia os passageiros nas plataformas. profissional

Quando as duas chegaram à adolescência, ele deu uma forcinha para que elas seguissem pelo mesmo caminho. “Ele nunca nos obrigou, mas incentivou para que a gente entrasse no Metrô também”, contou Naiana. Ela iniciou sua carreira na área de manutenção em 2006, como aprendiz. Depois, estudou, prestou concurso público e, desde 2008, é funcionária da empresa.

Acontece que, durante os estudos, ela conheceu Christian Silva Torres, 29, na sala de aula. Eles iniciaram o namoro e o rapaz trabalhava em outra companhia, também com a manutenção de equipamentos. “Quando abriu um novo concurso, há cinco anos, ela começou a me incentivar a entrar também”, disse.

Nesse momento, ele começou a estudar mais intensamente para a prova. E teve a essencial ajuda do seu pai, Josenildo Vieira Torres Júnior. “Ele foi muito importante, porque me auxiliou na hora dos estudos”, disse.

O casal se realizou profissionalmente, mas a história do sogro de Naiana, e pai de Christian, sofreu um baque quando ele ficou desempregado. “Eu atuava na área de telecomunicações, que foi muito afetada pela crise. Acabei perdendo o emprego e, com 53 anos, fica mais difícil de achar alguma vaga”, falou.

Foi então que filho, nora e até o consogro tiveram uma ideia: no próximo concurso, avisariam Josenildo e o ajudariam a passar na prova. Dito e feito: este ano, ele conseguiu sair da fila dos desempregados e entrou para o Metrô. “É muito curioso, porque normalmente os pais que ajudam os filhos a conseguirem uma carreira. No nosso caso, foi o contrário”, disse Christian, rindo. 

Próximas gerações

Christian conversou com o Metrô News em seu posto de trabalho, na estação Tamanduateí. Já Naiana estava na Corinthians-Itaquera. No entanto, a grande distância entre os dois não os impediu de dar a mesma resposta para uma pergunta em comum: vão incentivar os filhos a entrarem no Metrô. “É uma empresa que nos deu tudo, desde o meu pai, até nós, agora”, falou Naiana. “Não tem porque dizer não. A gente é muito feliz aqui. Claro que, se eles quiserem seguir outras carreiras, não vamos impedir”, disse Christian. Os dois moram em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde Josenildo também tem uma casa. Já Cândido vive em São Mateus. 

Treinamento árduo antes de começar 

Josenildo está há três semanas em treinamento, que ocorre no pátio da estação Jabaquara. Ele contou que se trata de um período de três meses, difícil, mas sabe que valerá a pena. “Estou muito feliz e realizado com tudo isso”, disse.  

Raimundo Nonato Cândido da Silva

“O que eu quero dizer para minhas filhas é que elas são o meu orgulho. Fico muito feliz de ver que elas estão bem, trabalhando, conquistando suas coisas.” 

Naiana Rodrigues Cândido

“Eu queria agradecer pelo incentivo que meu pai me deu. Ele me guiou. Desejo que a gente fique muitos e muitos anos contando nossas histórias engraçadas um para o outro. Eu te amo, pai!” 

Christian Silva Torres

“Eu e meu pai temos uma relação que é de parceria, fazemos piadas, brincamos. Somos muito amigos. Eu desejo toda a sorte do mundo para ele nessa nova caminhada.”

 
Josenildo Vieira Torres Júnior

“O Christian é o meu motivo de orgulho. Eu o admiro muito e sou muito grato pelo que ele fez por mim. Por toda a ajuda que ele me deu nesse momento da minha vida.”

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Há propostas para reduzir o desemprego? Ao menos 13 milhões de pessoas querem saber (Fotos: Tânia Rêgo/ABR e Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

Opinião

Em 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de toda a riqueza produzida no País, foi de 1%. O avanço parece pequeno, mas foi muito comemorado depois de dois anos seguidos de queda. Talvez isso tenha contaminado os especialistas, que começaram 2018 otimistas, apostando que este importante marcador da economia chegaria a 2,7%. Essa percepção foi se atenuando ao longo dos meses e, atualmente, a previsão é de que, ao fechar dezembro, alcance 1,5%, o que não seria desprezível. Até lá, isso é um problema para a equipe econômica de Michel Temer. Mas, e para 2019, com qual margem de crescimento trabalham o estafe dos dois presidenciáveis? O leitor já perguntou isso para o seu candidato? Em meio a campanhas empobrecidas, até aqui os postulantes à Presidência da República não têm dado muita importância à difícil tarefa de oferecer soluções factíveis para os problemas reais da Nação. Certamente um tópico que interessa diretamente a pelo menos 13 milhões de brasileiros é saber qual a meta de criação de emprego para o ano que vem ou para os próximos quatro? Henrique Meirelles, por exemplo, saiu da disputa, mas tornou célebre a promessa de abrir 10 milhões de postos de trabalho durante seu mandato, se fosse eleito. Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, por enquanto, não externaram um número, mas devem saber que esta é uma questão central. Se o tema preocupa a eles, então deveriam responder qual é a receita deles para combater o desemprego. Para isso, não é segredo, vão precisar movimentar a economia novamente. Mas não em marcha lenta, que é o estado em que se encontra atualmente. O País precisa de um motor de crescimento poderoso, e alguém precisará vir a público e explicar se este será o próprio governo, por intermédio de investimento público, principalmente em infraestrutura; o setor privado, apostando no agronegócio ou na indústria nacional; ou simplesmente as famílias, que com uma injeção de otimismo se sentiriam mais confiantes em consumir e, assim, dariam início a um círculo virtuoso, de mais compra, mais fabricação, mais necessidade de mão de obra. E se o assunto é trabalho formal, porque não falar em salário mínimo. A previsão inicial para 2019 é de aumento dos atuais R$ 954 para R$ 1.006. Será confirmada? Tantas perguntas mais importantes para discutir e por enquanto ficamos na sessão de perfumaria.

Candidato do PSL mantém grande vantagem sobre adversário (Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABR e Ricardo Stucket/Fotos Públicas)

Nacional

A segunda pesquisa Datafolha do segundo turno da eleição presidencial mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) se manteve à frente de Fernando Haddad (PT). O capitão reformado do Exército passou de 58% para 59% das intenções de voto válidas em relação ao levantamento da semana passada, enquanto o petista foi de 42% para 41%. Considerando os votos totais, Bolsonaro tem 50%, contra 35% de Haddad. Brancos e nulos somaram 10% e indecisos, 5%. A pesquisa Datafolha foi realizada a pedido da TV Globo e do jornal Folha de São Paulo. Ela tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 9.137 eleitores em 341 municípios entre ontem e hoje. O levantamento foi registrado no TSE com o código BR-07528/2018. Rejeição A rejeição ao candidato Fernando Haddad (PT) superou a de Jair Bolsonaro (PSL) no último levantamento realizado pelo Datafolha para o segundo turno das eleições deste ano. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados não votaria de jeito nenhum no petista, contra 41% para o capitão do Exército.Considerando os votos por região, Bolsonaro continua vencendo em todas, exceção feita ao Nordeste, onde Haddad tem 53% das intenções de voto, contra 31% do capitão reformado do Exército. No Sudeste, região mais populosa do País, o presidenciável do PSL bate o petista por 55% a 29%. No sul, a diferença chega a 61% contra 27%.A pesquisa Datafolha foi realizada a pedido da TV Globo e do jornal Folha de São Paulo. Ela tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 9.137 eleitores em 341 municípios entre ontem e hoje. O levantamento foi registrado no TSE com o código BR-07528/2018. 

Verdade já não basta para formar a opinião pública, nem é antídoto à desinformação (Foto: Allan White/ Fotos Públicas)

Opinião

Desde 2013, o Ibope realiza a Pesquisa Brasileira de Mídia, a pedido do governo federal. O objetivo é saber por quais meios os brasileiros se informam. Desde o início, o estudo – que é feito nacionalmente e com uma amostra de cerca de 15 mil pessoas, distribuídas por todas as Unidades da Federação – revela a prevalência da TV sobre os demais meios. Mas, desde 2016 (último ano da análise, publicada em 2017) há evidências do avanço da Internet, que se consolidou como o segundo meio de comunicação mais usado (49% da amostragem), ameaçando inclusive a soberania televisiva (89%). A soma é superior a 100% porque se pode indicar mais de uma opção. E as eleições deste ano reforçam o poder da internet e dos meios digitais. Para o bem ou para o mal, estas formas se cristalizaram como o caminho preferido de muitos brasileiros para o consumo de notícias. E não são poucos aqueles que fazem isso de modo exclusivo, bebendo apenas na fonte de sites, blogues, aplicativos e redes sociais. E, ainda que estes não sejam maioria, dedicam mais tempo nestes acessos. Enquanto o tempo médio em frente à TV é de três horas e 21 minutos, entre aqueles que utilizam a web (segundo a mesma pesquisa Ibope) é de quatro horas e 40 minutos, superando seis horas entre o público de 16 a 24 anos. Mais importante que a quantidade de informação disponível na web e redes sociais são a relevância e qualidade do conteúdo oferecido. Evidentemente, no universo digital há muitas empresas e grupos sérios, que primam pela credibilidade do que oferta. No entanto, há um sem número de virulentos guetos, que servem de fábrica para as fake news. Assim, nunca é demais ressaltar que estar na internet, Facebook ou WhatsApp não representa selo de veracidade. Ainda são os meios tradicionais que têm o compromisso com a verdade, por não sair noticiando o que não foi confirmado. Falta isso nos rincões digitais. E até que se separe o joio do trigo, esta revolução representará não um avanço, mas um retrocesso. Nesta nova era, a verdade já não basta para a formação da opinião pública, nem é antídoto à manipulação. Agora se consome aquilo em que se quer acreditar, acriticamente e ainda que falso, desprezando o que vai contra as próprias convicções. A isso se convencionou chamar de “pós-verdade”.

Mais uma pesquisa dá empate técnico entre os dois oponentes (Fotos: Klaus Silva /TJSP/ Fotos Públicas e Reprodução/Twitter)

Cidade

Os candidatos ao governo do Estado de São Paulo João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) estão tecnicamente empatados na disputa para o segundo turno, aponta a mais recente pesquisa Ibope/TV Globo/Estadão divulgada nesta quarta-feira, 17. Doria tem 52% dos votos válidos - quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos - e Márcio França, 48%. A margem de erro é de três pontos porcentuais. É a primeira pesquisa Ibope para o governo de São Paulo neste segundo turno das eleições 2018. Se considerados os votos totais, Doria tem 46% das menções e França, 42%. Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo são 10%; 2% não sabem ou preferiram não responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro. Na intenção de voto espontânea, na qual os eleitores manifestam sua preferência antes de ler a lista de candidatos, Doria aparece com 28% das intenções de voto, também empatado tecnicamente com França, que tem 26%. Neste caso, os indecisos são um quarto dos entrevistados. Outros 15% manifestam a intenção de votar branco ou nulo, e 6% disseram nomes diferentes, que não estão na disputa. A rejeição de Doria é a maior - 32% apontaram que não votariam nele de jeito nenhum. A de França, que vinha se mantendo baixa no primeiro turno - subiu e agora está em 20%. No dia 6 de outubro, véspera do primeiro turno, era de 9%. Também chama a atenção a quantidade de eleitores que não os conhecem - 18% disseram não conhecer Doria o suficiente para opinar. No caso de França, o número é de 28%. A pesquisa ouviu 1.512 votantes e a margem de erro estimada é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95% - esta é a chance de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-07777/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-BR-07265/2018.
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Nem o diabo, que é o pai da mentira (Jo 8:44), deve acreditar que existam socialistas cristãos (Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

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Há propostas para reduzir o desemprego? Ao menos 13 milhões de pessoas querem saber (Fotos: Tânia Rêgo/ABR e Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

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Decisão do STF preserva direito de trabalho à grávida, mesmo se ela desconhecer a gestação (Foto: André Borges/Agência Brasília/Fotos Públicas)

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Verdade já não basta para formar a opinião pública, nem é antídoto à desinformação (Foto: Allan White/ Fotos Públicas)

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