Conexão Mulher

Estou grávida e gostaria de saber que tipo de alimentos devo evitar durante a minha gestação. Posso manter meu consumo responsável de vinho? Liliane Carvalho, 28 anos, analista de mídias sociais

A gestação é um período de grandes preocupações para as mulheres, sobretudo as alimentares, principalmente na atualidade em que as mulheres asseguram a tranquilidade orçamentária doméstica e precisam efetivamente trabalhar. Cuidados especiais são fundamentais para manter o desenvolvimento saudável do feto, evitando as sobrecargas, as intoxicações e os riscos metabólicos e infecciosos. É importante que sua alimentação seja baseada em proteínas, como as dos ovos, leite, carnes, verduras e frutas. Pondere nos carboidratos e nas gorduras, pouco açúcar e pouco sal, e, fundamentalmente, procure não comer ovos crus, maioneses, carnes e peixes crus em restaurantes, saladas, frutas e legumes sem controle rigoroso de lavagem. Parece muito limitante, mas, com o transcorrer da gestação, você buscará o equilíbrio. Limite-se ao ganho ponderal adequado ao seu peso inicial durante a gestação e faça sempre alguma atividade física. Evite formalmente as bebidas alcoólicas e alimentos com cafeína. Procure usar chás naturais de erva-doce, camomila e erva cidreira nos momentos de ansiedade.  

Dr. Antonio Pedro Auge é tocoginecologista e professor adjunto da Santa Casa de São Paulo E-mail: pedroauge@metronews.com.br Não fique em dúvida! Envie sua pergunta para esta coluna. 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou