Conexão Mulher

Eu e meu marido temos viagem marcada para os EUA no final deste ano. O único probleminha é que estou grávida. Até a ocasião da viagem estarei por volta da 30ª semana. É seguro viajar de avião por trecho tão longo nestas condições? Sílvia Amadeu, 29 anos, analista de segurança  

 

Olá! Tudo vai depender do tipo de viagem que você fará. Negócios, turismo ou compras para o enxoval do bebê? Dependerá do tempo em que ficarão lá, se é uma estadia curta. De forma geral, 30 semanas não é impeditivo para vocês viajarem, desde que sua gestação esteja se desenvolvendo sem intercorrências. De qualquer maneira, quem vai decidir é o seu pré-natalista, que lhe dará todas as informações pertinentes, incluindo medicações preventivas, em caso de necessidade. Dará inclusive uma autorização para que você apresente na empresa aérea, quando solicitada, e explicações de como se comportar durante o voo. Converse com seu médico na próxima consulta e boa sorte!  

Estou grávida e moro na região próxima à Cantareira, onde existe um grande medo em torno da febre amarela. Há campanha de vacinação contra a doença nos postos daqui e gostaria de saber se devo ou não me vacinar. Luana Pereira, 23 anos, bancária

A vacina contra a febre amarela é elaborada com vírus vivo atenuado, portanto contraindicada na gestação, período em que se admite imunização com vacinas ditas inativadas. As vacinas recomendadas são a influenza, dupla do adulto (difteria e tétano) ou a tríplice bacteriana acelular, que agrega a coqueluche, além das duas anteriores e a de hepatite B. A recomendação para quem mora em áreas endêmicas é procurar junto ao pré-natalista, em conjunto com um infectologista, a avaliação dos benefícios da vacinação frente aos efeitos colaterais na gestação e riscos que ela pode provocar. Procure o posto de saúde e receba a orientação relativa ao seu bairro em relação à incidência da doença e o protocolo para as gestantes.  

Dr. Antonio Pedro Auge é tocoginecologista e professor adjunto da Santa Casa de São Paulo E-mail: pedroauge@metronews.com.br Não fique em dúvida! Envie sua pergunta para esta coluna.

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO VIRTUAL

Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou