22.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

CNH ganha nova roupagem a partir desta quarta

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser emitida, a partir desta terça-feira (1), em novo modelo. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ganhará ampliação de modernização e vai permitir o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor caso desejado.

Além disso, um código internacional utilizado nos passaportes foi integrado. Essa numeração possibilita ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Em função das informações impressas em inglês e francês, tal qual em português, o documento favorecerá o aporte em outros países.

O Conselho Nacional de Trânsito divulgou a Resolução n° 886 – com o objetivo de regulamentar especificações, produção e expedição da CNH -, mas essas alterações estavam planejadas desde dezembro do ano passado.

Apesar do novo formato, a modificação da CNH não figura como obrigatoriedade dos cidadãos. Ela terá novo ajuste de forma gradativa apenas para novas habilitações, mediante renovação ou emissão da segunda via do documento.

De acordo com previsto na resolução, a versão mais atualizada da carteira vai trazer uma tabela para reconhecer os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, assim como informações acerca do exercício de atividade remunerada do motorista.

Outro detalhe trata da cor da nova CNH. Além do verde característico, ela terá também o amarelo e novos elementos gráficos para prejudicar a falsificação e fraudes. Tanto em formato físico, quanto digital, o documento poderá ser expedido.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS