16
Sex, Nov

A jornalista Carolina Thomeu mostra uma deliciosa e simples receita de camarão que é servida no Nannai Resort & Spa. Veja como preparar o prato com o chef Rosinaldo Silva!

Já imaginou assistir a diversos esportes quando e onde quiser?

A TV NSports, serviço de streaming semelhante à Netflix, permite que os amantes de modalidades esportivas tenham esta experiência. E o melhor: de graça!

Saiba mais nesta entrevista que Carolina Thomeu fez com Guilherme Figueiredo, diretor do canal. Veja o #Circulando desta semana e acesse https://www.tvnsports.com.br/

A jornalista Carolina Thomeu visitou a redação do Metrô News, fez um balanço sobre a Copa do Mundo de 2018 e projetou a seleção brasileira para 2022.

Ela conversou com Vinícius Bacelar (editor do site) e Jean Sfakianakis (assistente de redação). Confira!

A jornalista Carolina Thomeu conversa com a professora Natalia Solon sobre a Ioga nas Cordas. Durante o bate-papo, a professora explica os benefícios da atividade e como praticá-la. Confira!

A jornalista Carolina Thomeu entrevista o comentarista esportivo Fábio Pierno para falar sobre a Copa do Mundo além da bola. Piperno destaca a participação recorde de países muçulmanos no torneio e a presença de mulheres iranianas nos estádios. 

Utilização de energia eólica pode salvar reservas hídricas (Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

Economia


O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata, informou que uma mudança na operação do sistema, poupando as hidrelétricas e utilizando mais a fonte eólica, fará com que os reservatórios do Nordeste encerrem 2018 com melhor nível do que no ano passado, quando chegaram a cair para 5,5%.

Segundo Barata, na região Nordeste os reservatórios devem encerrar 2018 em torno dos 30%, enquanto o Sudeste e o Centro-Oeste, que formam o subsistema com maior volume de energia hidrelétrica do País, vão repetir a performance de 2017 e registrar, no final de novembro, nível em torno dos 18% a 20%.

"Uma melhor gestão hídrica do Rio São Francisco possibilitou reter água na hidrelétrica de Sobradinho", explicou Barata, após participar de debate na Brazil Windpower 2018.

Sobradinho foi um dos reservatórios mais atingidos pela estiagem do ano passado. Em agosto 2017, o nível da hidrelétrica chegou a 10%, o pior registro na história do empreendimento para um mês de agosto.

Térmicas no Nordeste

Barata descartou ainda qualquer problema de abastecimento de energia elétrica no País e afirmou que ainda estão sendo feitos estudos para um possível leilão exclusivo de termelétricas na região Nordeste, para substituir térmicas a óleo diesel e combustível por gás natural, uma fonte menos poluente.

"Temos que estudar. Fazer qualquer coisa agora significa que vai ter impacto daqui a quatro anos. A tese é olhar com profundidade a questão, não é uma decisão de curto prazo", disse o executivo.

Ele confirmou que a substituição de térmicas poluentes do Nordeste significa a geração de cerca de 3 gigawatts, como antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Problema teria sido originado na Usina de Belo Monte (Foto: Reprodução/Facebook)

Nacional

Um apagão afetou municípios das regiões Norte e Nordeste nesta quarta-feira, 21. A informação foi confirmada pelo ONS, que ainda apura a dimensão do problema e suas causas. 

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que algumas das linhas que sofreram pane já começaram a ser restabelecidas. Em entrevista após se filiar ao MDB na sede nacional do partido, no prédio do Senado Federal, ele afirmou que as linhas fazem parte do complexo de Belo Monte. 

"Recebemos agora no começo da tarde comunicado do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) que caiu uma linha de Belo Monte e uma parte do Norte e do Nordeste ficou fora, mas a informação que tive chegando aqui ao Congresso foi de que já estavam começando a ser restabelecidas algumas áreas. Não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte", afirmou. 

Informações preliminares distribuidora Cosern dão conta de que houve queda de energia em todos os municípios do Rio Grande do Norte. A concessionária informou que outros Estados também registraram blecaute.