Museu guarda lembranças da Independência, declarada em 1822. Ou seja, local deve ser reaberto 200 anos após o grito de Dom Pedro I (Foto: Ricardo Leocadio)

Cidade

A tão esperada restauração do Museu Paulista, conhecido popularmente como Museu Ipiranga, deve acontecer já no começo de 2019 e terminar em 2022. Ou seja, o prédio tombado deve ser reaberto para visitação, praticamente, nove anos depois de seu fechamento.

O projeto executivo da obra é desenvolvido pela Hereñu + Ferroni Arquiteto e prevê a construção de um mirante no topo do edifício histórico e uma área de exposição no subsolo. A obra deve custar entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões e, segundo a diretora Solange Ferraz de Lima, a expectativa é conseguir arrecadar o dinheiro por meio de parcerias com iniciativa privada e de leis de incentivo.

“O fim do projeto executivo vai dar uma dimensão concreta, o orçamento final. Nós já temos alguns parceiros e a Universidade de São Paulo tem dado aporte financeiro para todas as atividades preparatórias, como o aluguel dos prédios que guardam o acervo, transporte, diagnósticos, e a próxima etapa é esta captação, que já está em andamento”, afirmou Solange.

O acervo de 125 mil unidades, que cobrem desde o século XVII até o XX, deve ser retirado até outubro e só retornará aquilo que ficar para exposição. A expectativa é que o número de visitantes dobre de 350 mil para 700 mil por ocasião da reabertura do museu.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Infantino afirmou que a Copa foi a melhor de todas por causa da arbitragem (Foto: Kin Saito/ CBF)

Copa 2018

França conquistou seu segundo título mundial em 20 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Copa 2018

Presidente da Fifa se esquivou de perguntas políticas (Foto: Fotos Públicas)

Copa 2018

Jogador admite que na Eurocopa havia um clima de "já ganhou" (Foto: Reprodução/Facebook)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Pré-candidato à Presidência errou ao ofender promotora (Foto: JAÉLCIO SANTANA/Fotos Públicas)

Opinião

União em São Paulo ajudou Centrão a se decidir em nível nacional. Agora, partidos que fazem parte deste grupo vão apoiar Alckmin (Foto: Renato S. Cequeira/Futura Press/AE)

Opinião

Jardim Botânico de Curitiba é um dos mais famosos do Brasil (Foto: Daniel Castellano/SMCS/Fotos Públicas)

Opinião

Ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles não está bem nas pesquisas, mas ele se mantém otimista (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABR)

Opinião