Dezenas de pessoas foram à audiência na Secretaria de Cultura de São Paulo (Foto: Ivo Lindenbergh)

Cidade

Moradores da Região dos Jardins (América, Europa, Paulista e Paulistano) são contrários à modificações no tombamento do local. Na audiência pública, realizada segunda-feira, 21, na Secretaria de Estado da Cultura, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) ouviu reclamações sobre a iniciativa.

Para o presidente da entidade, Carlos Augusto Faggin, as mudanças são necessárias para incluir pontos que não estão claros, hoje, no regulamento. “Não se trata de um destombamento. Nós, muitas vezes, temos que tomar atitudes discutidas apenas em conselho. Ficaria mais fácil se estivesse tudo explicado no papel”, afirmou.

Representante do movimento de moradores AME Jardins, Joca Levy reclamou de falta de transparência por parte do Condephaat. “Quem mora nos Jardins tem orgulho de se submeter às regras do tombamento. São apenas 14 proprietários que querem modificar esse regulamento, contra outras 30 mil famílias que vivem lá”, disse.

De acordo com o Condephaat, é necessário esclarecer se é permitida a construção de condomínios verticais e se é possível modificar a flora existente no local. A reclamação dos moradores é de que isso abriria brecha para construções irregulares, como comércios, e atrairia mais gente para o bairro. 

Temor de especulação

Para o vereador Gilberto Natalini (PV), presente na audiência pública, as modificações poderiam também ajudar a alimentar a especulação imobiliária. “Existe em São Paulo um ataque silencioso e violento às áreas verdes do município, com fins meramente lucrativos”, afirmou. A arquiteta Lucíola Batreta, do Defesa São Paulo, concordou. “Não há motivo para mudar nada. É uma área harmônica. Fizeram uma audiência às cegas, sem apresentar as demandas. Se não há destombamento, não tem que ter ajuste nenhum”, concluiu.

O comerciante Marcelo Sampaio é um dos 14 proprietários que pretendem construir um condomínio nos Jardins. “Eu sou contra mudança no tombamento, mas quero o direito de fazer cinco casas no meu terreno”, disse.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

VEJA NOSSA EDIÇÃO DO DIA

Mertens e Lukaku foram os autores dos gols belgas (Foto: Reprodução/Instagram driesmertens)

Copa 2018

Zagueiro e capitao Granqvist deu a vitória aos suecos contra os sul-coreanos (Foto: Divulgação/Associação Sueca de Futebol)

Copa 2018

Jogadores do México celebraram muito a vitória (Foto: Reprodução/Facebook)

Copa 2018

Craque português fez três gols na estreia da Copa (Foto: André Mourão/AGIF/AE)

Copa 2018
Ainda não possui um cadastro? Registre-se

ou

Articulistas

Colunistas

Primeiro passo para melhorar a segurança pública no Brasil foi dado (Foto: Marcos Corrêa/PR/Fotos Públicas)

Opinião

Temer está isolado no fim de seu mandato (Foto: Marcos Corrêa/PR/Fotos Públicas)

Opinião

STF mostrou "súbita indignação" com um dispositivo que está em vigor desde 1941 (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Opinião

Faltou bom senso aos caminhoneiros na condução da greve (Foto: Tomaz Silva/ABR/Fotos Públicas)

Opinião