18 C
São Paulo
quinta-feira, outubro 10, 2024

Caderno Int Not Cod 7134 Cod Sis 38



03/04/2007
Termas são os destaques de Araxá


O complexo de águas sulfurosa e radioativa oferece momentos agradáveis e relaxantes



Araxá, a 380 quilômetros de Belo Horizonte e 581 de São Paulo, está localizada no Triângulo Mineiro e faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais. Atualmente, tem cerca de 80 mil habitantes e se destaca por ser uma das mais importantes estâncias hidrominerais do País. O destaque da cidade são as suas termas, com águas sulforosa e radioativa e com supostos poderes terapêuticos.

O impulso ao turismo de Araxá começou em 1942, com a construção das termas e se consolidou em 19 de abril de 1944, quando foi inaugurado, pelo então governador Benedito Valadares, o Grande Hotel. Estava criado o Complexo do Barreiro, conjunto de dois imponentes prédios, que abrigam termas e hotel, localizado a cinco quilômetros da cidade, na borda de um vulcão extinto.

O Grande Hotel, que hoje é administrado pela rede hoteleira Ouro Minas e funciona dentro do conceito de resort e spa, foi projetado por Luiz Signorelli. Apresenta influências da arquitetura italiana e do estilo missões (ou neocolonial hispano-americano), que surgiu nos Estados Unidos, no final do século XIX, e se espalhou pela América Latina a partir da década de 1910. No Grande Hotel, encontra-se o que há de mais refinado na época, como vidros bisotados, mármore de carrara, lustres de cristal, grandes salões de baile e rico mobiliário.

Do hotel, a ligação às termas é feita por uma galeria suspensa, decorada com afrescos de paisagens dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Elas reservam para os visitantes momentos agradáveis e relaxantes. A piscina emanatória com água radioativa e aquecida a 37 graus Celsius é um dos grandes destaques. Além disso, são oferecidos diversos tipos de banhos com fins terapêutico e estético, com duração de, no máximo, 20 minutos.

Tem também o banho de lama, que é mais demorado e completo, compreendendo quatro partes. Nos primeiros 20 minutos, fica-se imerso em uma banheira com uma solução de lama mineral com água sulfurosa. Em seguida, o visitante é submetido a uma ducha de cinco minutos; depois recebe uma massagem energética de dez minutos e, finalmente, repousa por 15 minutos em um divã. Tudo isso em um ambiente individualizado.


Veja Também
          bolinha.gif 5x5
Cidade oferece bons roteiros

bt_print.gif 93x20
    

email1.gif 176x20

    

voltar.gif 56x20

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS