Com um crescente número de pessoas vivendo a maior parte do tempo em espaços fechados, em função de uma carga maior de horas de trabalho, aumenta a exposição aos microorganismos que existem em todos os ambientes. Em função disso, é crescente a procura por produtos que sejam mais fáceis de limpar e oferecem higiene e bem-estar, uma tendência que pode ser observada por meio de lançamentos de marcas líderes do mercado da construção civil, que trazem a proteção antibacteriana Microban®.
Atraídos tanto pela demanda do consumidor atual, que hoje quase não tem tempo para limpar a casa e, ao mesmo tempo, a busca pela saúde e o bem-estar, as empresas aplicam a proteção em diversos tipos de produtos durante o processo de fabricação, com o objetivo de inibir em até 99% a fixação e proliferação de bactérias, fungos e leveduras na sua superfície. Isso porque esses microorganismos convivem conosco no nosso dia-a-dia, vindo por meio do vento, nos alimentos, no nosso organismo, e estão em toda a parte: paredes, armários, pias, pisos, mesas, banheiras, utensílios de cozinha, entre muitos outros lugares. Há muito tempo se sabe que a proliferação de fungos e bactérias pode causar maus odores, manchas, degradação de alimentos, problemas respiratórios e até contaminações.
Segundo o diretor comercial da Microban® do Brasil, Toshiaki Ouchi, a procura pela tecnologia antimicrobiana é crescente em função da tendência do mercado em oferecer produtos mais fáceis de limpar e que mantenham sua aparência de novos por mais tempo. Esses produtos também agregam higiene e bem-estar. “Muitas marcas estão procurando agregar esse conceito aos seus produtos como diferencial de maior qualidade e melhor higiene. A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo em escritórios, salas, escolas, fábricas e residências e não quer usar seu tempo livre limpando ou se preocupando com a higiene. Elas querem produtos que tragam tranqüilidade e segurança nesse sentido”, explica o diretor.
Piso protegido – Uma das líderes no mercado brasileiro em pisos laminados de alta resistência com a marca Durafloor, a Duratex é uma das empresas que incorporou a proteção em todos os seus produtos. O mais recente lançamento da empresa, o Durafloor Nature, um piso com design e padrões fiéis às madeiras naturais, além das outras cinco versões que integram a linha de pisos da empresa (Home, Premium, Design, Vintage e Studio), traz a proteção antimicrobiana.
Banheiras – Também adepta da tecnologia, as novas banheiras de hidromassagem de alto padrão da Ouro Fino lançadas na Feicon Batimat, na última semana, reforçam esta tendência. E as novidades não param por aí. Líder mundial em superfícies de quartzo, a Silestone também tem a proteção em todos os seus produtos e colocou recentemente à disposição do consumidor a série Rivers Polida. A tecnologia proporciona aos tampos e balcões uma superfície muito mais higiênica e mais fácil de limpar.
Outra marca que elegeu a tecnologia para fazer parte de seus produtos foi a Deca. Já percebendo a demanda do consumidor por produtos que oferecem bem-estar por meio da higiene, a marca oferece sua linha de assentos sanitários com a proteção. Além de oferecer uma higiene incorporada, a proteção agrega mais um benefício aos assentos, deixando eles com aparência de novos por mais tempo. Isso porque a proteção Microban® age continuadamente, inibindo o crescimento de bactérias que podem causar contaminações, maus odores e manchas.
Outros produtos – Além do setor da construção civil e arquitetura, uma prova dessa forte tendência é que empresas de diversos outros segmentos também têm optado pela tecnologia antimicrobiana. Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova no País (chegou por aqui em 2002) o selo Microban® já pode ser encontrado também em marcas como a Tramontina, em sua linha de facas profissionais, filtros de água da SAP, utensílios domésticos de plástico da Plasútil, que incluem pranchas de corte, potes plásticos e linha Baby.