Arraial D’Ajuda é um pequeno vilarejo distante seis quilômetros de Porto Seguro (BA). Ali se encontra um pouco de tudo que um turista busca: belezas naturais, história, sol, mar, tranqüilidade e agitação. Sua origem remonta aos primeiros jesuítas que chegaram no Brasil. No entanto, ficou escondido por um grande período de tempo, até que, na década de 1970, os hippies o redescobriram. Dali em diante, o lugar começou a se transformar e ganhar uma certa fama. Quem a visita não se decepciona.
O Arraial ainda possui praias semidesertas, cercadas de coqueiros e falésias (rochedos ou despenhadeiros à beira-mar), como a praia de Pitinga, a dois quilômetros do Centro. É considerada simplesmente uma das paisagens mais lindas da região. Ali, o banho é mais indicado na maré baixa, quando os recifes formam piscinas naturais. Na maré alta, as ondas são fortes e quebram nos recifes próximos à orla.
No segmento praia, os exemplos não param por aí. Há para todos os gostos e atendem pelos nomes de Mucugê, Parracho, Lagoa Azul, Araçaipe, Taipe, Rio da Barra e Apaga Fogo. Essa última é uma ponta onde deságua o rio Buranhém. O nome é uma referência ao forte vento que dificulta que os pescadores mantenham acesos os fachos de fogo quando vão para suas atividades durante a noite.
Mas, para quem busca privacidade, a dica é a praia Rio da Barra. Ali é possível uma maior proximidade com a natureza e deslumbrar paisagens dignas de cartão postal. A praia do Taipe, localizada em uma área semideserta, também permite a sensação de intimidade com a natureza. Ali se encontra o rio Taipe, com suas águas de tonalidade verde-esmeralda, e falésias multicoloridas.