20.2 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

As apostas esportivas crescem também no futebol feminino

O futebol feminino continua a sua fase ascendente no Brasil, o que começa a refletir também nas finanças dos clubes, fator fundamental para que a modalidade siga essa evolução. Atualmente, já existem vários campeonatos que são transmitidos em todo Brasil, por emissoras de tv aberta e de tv por assinatura. A SporTV, empresa que transmite os jogos do campeonato brasileiro de futebol feminino, registrou recorde de audiência recentemente em uma partida do campeonato paulista feminino.

O renascimento do futebol feminino passa muito pelo fortalecimento da liga brasileira, algo que reflete na capacidade das equipes de gerar investimento e atrair patrocínios. Empresas de diferentes ramos já possuem parcerias com times importantes no futebol feminino. O Corinthians, por exemplo, anunciou a ampliação do patrocínio com a galera.bet, empresa do ramo de apostas esportivas. A parceria começou na disputa da Supercopa, em fevereiro, e agora vai até o final de 2023. A logomarca da empresa ficará estampada na região do ombro do Timão, além de também ter a exposição da companhia nas redes sociais, nas placas do CT e nas entrevistas.

O Internacional também anunciou parceria com a empresa EstrelaBet, que também é do ramo de apostas esportivas. Além desses times citados, o Palmeiras também tem patrocínios de empresas de apostas. Nesse cenário, é possível concluir que o futebol feminino vem, cada vez mais, movimentando dinheiro e atraindo investimentos de mercados que antes só olhavam para o futebol masculino. Essas parcerias conquistadas pela modalidade impulsionam o desenvolvimento do esporte dentro e fora de campo. Grande exemplo disso é a quantidade de novos acordos sendo celebrados por equipes do futebol feminino brasileiro.

No futebol masculino, 90% das equipes da Série A já possuem parceria com empresas de apostas

No futebol masculino, esse ‘fenômeno’ surgiu há cerca de quatro anos, principalmente após a saída do mercado de bancos estatais. Na Série A, 18 clubes possuem algum tipo de parceria com empresas do segmento. 17 deles com alguma exposição na camisa, e o Palmeiras com ativação nas redes digitais.

Equipe em ascensão no futebol brasileiro, o Red Bull Bragantino masculino e feminino possuiu também uma parceria com a empresa de apostas NetBet (de jogos de roleta virtual, blackjack e outros até as clássicas apostas esportivas), que patrocinou a equipe paulista desde 2019 até 2022, quando ela ainda jogava a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Apesar da quantidade de clubes na Série A com parcerias firmadas com empresas de apostas esportivas, o número poderia ser ainda maior, mas o Athletico Paranaense e Botafogo romperam neste ano seus respectivos contratos de patrocínio. O Furacão por motivos relacionados a valores nesta semana, e o Botafogo, em fevereiro, por uma decisão administrativa relacionada aos contratos de parcerias e patrocínios.

O crescimento expressivo no investimento em patrocínios ocorre em meio a um mercado que não possui regulamentação. Apesar de não ser irregular, já que a lei do final de 2018 permite a regulação das apostas, ainda falta um processo de concessão que caminha lentamente no Governo Federal e está para ser votado no Senado Federal ainda este ano. A regulamentação adequada aumentaria inclusive os valores envolvidos nos acordos entre clubes e sites de apostas.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS