As inscrições para participar do teste público de segurança das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais foram abertas, desde a manhã desta quinta-feira (24), após anúncio oficial do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
“Qualquer brasileira ou brasileiro pode participar, de forma individual ou em grupos de até cinco pessoas”, apontou o ministro, na abertura da sessão da Corte.
“Esse momento é importante para que todos os especialistas em tecnologia, os chamados ‘hackers do bem’, possam testar as urnas e os sistemas eleitorais, para verificar segurança, tentar identificar alguma vulnerabilidade, para que sempre possamos aprimorar a segurança das urnas”, reforçou.
A proposta do teste é entregar uma oportunidade para que especialistas averiguem os sistemas que serão empregados nas eleições. Além disso, é a oportunidade para que eles enxerguem qualquer eventual fragilidade que possa ser reparada antes do pleito.
Neste ano, o teste público de segurança acontecerá entre 27 de novembro e 1º de dezembro, na sede do TSE. Em síntese, será a sétima edição do evento. As inscrições podem ser realizadas no site do TSE na internet.