Cheio de reservas, São Paulo vence São Bento com gol de Hernanes
Futebol
Com um time praticamente reserva, o São Paulo derrotou o São Bento por 1 a 0, neste domingo, no Pacaembu, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Hernanes marcou o gol da vitória no segundo tempo. Jonatan Gomez ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti nos minutos finais.
O resultado levou o São Paulo aos nove pontos, terminando a rodada na liderança do Grupo D. O time de Sorocaba segue com dois pontos, na lanterna no Grupo B e na zona do rebaixamento.
Na quarta-feira, o São Paulo estreia na fase preliminar da Libertadores, contra o Talleres, em Córdoba, na Argentina. Por isso, o técnico André Jardine poupou vários titulares, entre eles Nenê, Diego Souza, Everton, Tiago Volpi, Arboleda, Bruno Peres e Pablo.
Pelo Paulistão, na sexta rodada, o São Bento volta a campo na sexta-feira, quando receberá a Ferroviária, em Sorocaba. No sábado, o São Paulo encara a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas.
O JOGO – O São Paulo não aproveitou a posse de bola de 65% durante a etapa inicial. Lento, previsível e com dificuldade para encontrar espaços na zaga do adversário, o time de Jardine não levou perigo.
É verdade que a estratégia defensiva do São Bento dificultou. Com os 11 jogadores no campo de defesa e saindo apenas nos contra-ataques, o time de Sorocaba não deu espaços para que pudesse sofrer pressão.
O São Bento até chegou a fazer um gol aos 18 minutos, com Alex Maranhão, mas o auxiliar, em um lance muito difícil, errou a anular o impedimento de Alecsandro. O atacante do time de Sorocaba estava na mesma linha do zagueiro Bruno Alves.
A melhor chance do São Paulo na primeira etapa foi através de uma jogada de bola parada. Aos 38 minutos, Hernanes cobrou falta da entrada da área e o goleiro Henal fez boa defesa, no canto direito.
No segundo tempo, o jogo permaneceu sob o mesmo panorama, com o São Paulo no ataque e o São Bento se defendendo. Mas o talento individual de Hernanes colocou o time de Jardine em vantagem. Aos 14 minutos, o meia recebeu na entrada da área e, de pé esquerdo, acertou um belo chute no ângulo do goleiro Henal, abrindo o placar.
Após sofrer o gol, o São Bento saiu ao ataque para tentar o empate e o jogo ficou mais aberto. Mas o São Paulo diminuiu o ritmo e não se expôs na busca por um placar mais dilatado.
Já nos acréscimos, o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araujo errou ao marcar um pênalti a favor do São Paulo. Após cruzamento de Bruno Alves pela direita, a bola bateu no ombro de João Paulo. Jonatan Gomez cobrou no canto direito e o goleiro Henal defendeu a cobrança.
FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 0 x 1 SÃO BENTO
SÃO PAULO – Jean; Igor Vinícius (Hudson), Bruno Alves, Rodrigo Freitas e Léo; Araruna, Willian Farias e Hernanes (Jonatan Gomez); Everton Felipe (Antony), Gonzalo Carneiro e Helinho. Técnico: André Jardine
SÃO BENTO – Henal; Éverton Silva, Ewerton Páscoa, Diego Ivo e Guilherme Romão; João Paulo, Fábio Bahia, Edson Ratinho, Alex Maranhão (Mazola) e Paulinho (Tiago Luis); Alecsandro (Henan). Técnico: Marquinhos Santos
GOL – Hernanes, aos 14 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Vinicius Gonçalves Dias Araujo
CARTÕES AMARELOS – João Paulo, Edson Ratinho, Guilherme Romão e Hudson.
RENDA – R$ 297.373,00.
PÚBLICO – 8.855 espectadores.
LOCAL – Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Corrida ou spinning: o que é melhor para eliminar quilinhos extras?
Na hora de escolher qual exercício praticar, a maioria das pessoas se baseia nos níveis de queima de calorias, visando à eliminação dos indesejáveis quilinhos extras. Para esse objetivo, corrida e spinning (conhecido também como pedalada indoor) são ótimas opções.
Atividades aeróbicas rítmicas envolvem grande volume muscular. Segundo os cálculos gerais do American College of Sports Medicine, uma pessoa de 80 quilos queima cerca de mil calorias em uma hora de corrida. Já pedalando em uma velocidade constante de 18 a 25 km/h queima cerca de 850 calorias. “É claro que os dados são relativos. Apesar de existir um valor médio para a perda de peso, a intensidade é fator determinante”, comenta a Dra. Karina Hatano, médica do exercício e do esporte.
Entretanto, a corrida apresenta alguns aspectos negativos, pois oferece mais riscos de lesões que podem se tornar crônicas, principalmente no joelho, quadril e tornozelo. Já o spinning é mais suave por ser de baixo impacto, traz enormes benefícios ao sistema cardiovascular e ajuda a fortalecer pernas e coxas. Para produzirem resultados significativos, é fundamental a orientação de um especialista. A melhor atividade será aquela que a pessoa mais gosta e o recomendado pelo médico após avaliação. E, se liberado pelo especialista, pode, inclusive, associar as duas modalidades.
Esportes ajudam a melhorar o rendimento nos estudos
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois (EUA) mostrou que os estudantes que praticam esportes regularmente têm um rendimento escolar 20% maior do que os outros alunos.
Os exercícios físicos ajudam a aumentar a concentração, fixando melhor o conteúdo estudado. Além disso, o esporte colabora para o convívio social, autoestima, pré-disposição, diminui a ansiedade, melhora a memória e as noites de sono.
Segundo Fabrício Cortezi, coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH, cada aluno tem o seu próprio rendimento e intercalar os estudos com o esporte pode proporcionar maior disposição. “O legal do esporte é poder se despir da mente e exercitar o corpo, assim se tem mais disposição para estudar depois”, afirmou.
Algumas sugestões são: futebol, vôlei, handball, musculação, basquete, natação e corrida ao ar livre. Todos eles podem ser praticados por homens e mulheres gratuitamente, em parques públicos. É importante verificar o condicionamento com um especialista antes de iniciar uma atividade intensa.
Com gols, Rodriguinho cresce e vira protagonista de título corintiano
O Paulistão deste ano talvez não tenha sido o melhor campeonato de Rodriguinho, mas foi neste torneio que ele se mostrou mais importante e deixou de ser coadjuvante no Corinthians. O meia assumiu a responsabilidade de ser o cérebro da equipe e, além de ditar o ritmo da equipe, conseguiu marcar gols importantes na campanha do bicampeonato estadual.
Aos 47 minutos do segundo tempo contra o time do Morumbi, quando o Corinthians parecia eliminado, ele usou a cabeça para manter o time vivo na disputa na vitória por 1 a 0 na arena corintiana no confronto de volta da semifinal. No último domingo, na grande finalíssima da competição, mais uma vez ele mostrou sua estrela e, no primeiro minuto, superou Jailson.
“Fico muito feliz de estar sendo decisivo em momentos importantes do time. Divido isso com meus companheiros. Todo mundo tem seu momento de protagonista, como fiz gol hoje (domingo), o Cássio pegou pênalti, Maycon fez gol contra o Bragantino… Todo mundo teve seu momento”, comentou o meia, mostrando humildade.
A mudança do esquema tático, a queda de rendimento e a lesão de Jadson foram fundamentais para que Rodriguinho pudesse brilhar no Campeonato Paulista. No ano passado, ele teve destaque, mas os aplausos foram para Jô, Jadson e Guilherme Arana. Por isso, vencer o Palmeiras fazendo gol teve um gosto especial para o meio-campista.
“Foi incrível o que conseguimos fazer aqui. Nos reerguemos rapidamente depois da derrota (no primeiro jogo). No dia seguinte, todo mundo sabia que teríamos condições de vir aqui e sair com o título. Esse grupo está de parabéns por tudo o que foi feito no torneio. Temos de seguir fortes porque virão muitas batalhas pela frente”, comentou.
Neste ano, tudo mudou. A esperança de ser convocado por Tite para a seleção e a mudança no esquema tático fizeram Rodriguinho crescer em campo e sua participação se tornou fundamental para a evolução do time. Quando ele não estava bem ou era bem marcado, como aconteceu no primeiro jogo da decisão, a equipe não rendia.
“Eu, se enfrentasse o Corinthians, a primeira coisa que faria era marcar o Rodriguinho. É o jogador que faz o time rodar”, disse o técnico Fábio Carille, reforçando a importância do jogador.
A possibilidade de disputar uma Copa do Mundo, algo que parecia inimaginável para o jogador até o começo do ano passado, deu uma motivação extra ao jogador, que admitiu ter ficado frustrado por não ter sido convocado por Tite para os amistosos contra Rússia e Alemanha, os dois últimos testes antes do anúncio oficial dos convocados para a Copa do Mundo.
Entretanto, ele não deixou isso abalá-lo e, mesmo com a decepção de aparecer longe da lista dos que vão para a Rússia, manteve o bom futebol e se tornou o alvo dos adversários, para tentar parar o Corinthians. No primeiro jogo da decisão, por exemplo, o Palmeiras fez uma marcação especial em cima dele e isso ajudou a vencer a partida por 1 a 0.
Com o título do Paulistão, Rodriguinho sobe mais um pouco de patamar e consegue mostrar que também pode ser protagonista. Sorte de Fábio Carille e, quem sabe, de Tite.
Tony Auad: Com baixa audiência, Rede TV! demite em série e deve apostar em esportes
Hoje eu inicio a minha coluna comentando as demissões na Rede TV!. A emissora não consegue emplacar sua programação, até porque tem a menor audiência da TV aberta em São Paulo. Toda a sua grade não chega a 1%, com uma média apenas de 0.36%, muito pouco para um canal que se apresenta como competitivo.
Entretanto, apesar da emissora não ter uma programação atrativa, promoveu na semana passada uma série de demissões, começando por Celso Zucatelli, além da limpa no seu quadro de repórteres e apresentadores. A direção não tem parâmetros para demitir, mesmo sabendo que não possui uma grade que possa atrair os telespectadores.
Para se ter uma ideia, o Departamento Comercial da Rede TV! cobra de qualquer concessionário que queira um horário na emissora a média de R$ 65 mil a hora, um preço não compatível com a audiência que possui, aliado a uma grande diferença no mercado de São Paulo.
A Rede TV!, apesar de ser uma emissora muito bem equipada, não consegue mudar o seu desempenho, até porque tem como opção para gerar receitas a locação de horários para as igrejas evangélicas. Com uma programação sem alternativa para atrair os telespectadores, o canal não consegue pontuar no Ibope, perdendo, às vezes, até para a TV Cultura.
Com isso, comenta-se à boca pequena que a direção da Rede TV estuda a possibilidade de a emissora virar um canal exclusivamente de esportes a partir do próximo ano. Tanto é verdade que a Rede TV já transmite os jogos da Série B e acaba de negociar os direitos para a transmissão do Campeonato Italiano. Talvez seja esse o único caminho.
O autor Carlos Lombardi voltou a tocar novamente o projeto Mamonas Assassinas, que deverá virar filme e série a partir do segundo semestre deste ano, na Record TV. O projeto foi engavetado, no ano passado, por falta de acordo entre as partes. Entretanto, agora, com a liberação, a iniciativa vai caminhar.
Os Experientes, seriado que a Globo começa gravar na próxima semana, terá Stênio Garcia e Rosamaria Murtinho, com previsão de estreia em junho, a partir das 23h. As gravações vão acontecer na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo. A emissora pretende investir em séries e conquistar o horário das 23h definitivamente.
A TV Cultura deve mudar a sua grade de programação nos próximos dias. A emissora quer popularizar a sua grade, mas sem deixar de manter o cunho cultural que se propõe desde a sua fundação. A ideia é ter programas musicais, como novas opções para os seus telespectadores.
Frase final: “Se o conhecimento pode criar problemas, não é por meio da ignorância que podemos solucioná-los.” (Isaac Asimov)
Destaques